Connect with us

POLÍCIA

Presos fogem por buraco do vaso sanitário e seis são recapturados

Publicado

em

[ad#336×280]Atualizada às 9h57

O secretário Fábio Abreu informou que oito detentos fugiram da Central de Flagrantes de Teresina, na madrugada de hoje. Porém, de acordo com informações do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), 15 presos escaparam após arrancar o vaso sanitário e cavar um túnel que deu acesso à area externa do prédio.

Segundo o secretário-executivo do Sinpolpi, Waldir Bezerra, todos os presos da cela fugiram e seis foram recapturados. A fuga foi percebida por policiais militares que chegavam à Central.

“Dos seis recapturados, quatro já tinham mandados de prisão decretados. Isso é um absurdo. Eles sequer deveriam estar aqui. As audiências de Custódia não estão resolvendo o problema da superlotação, pois como não ocorrem aos fins de semana, os presos desses dias, sobrecarregam a Central”, disse Waldir Bezerra.

O delegado Luci Keiko, Gerente de Polícia Metropolitana, esteve na delegacia a avaliando a situação e informou que medidas iniciais já foram tomadas para averiguar exatamente como a fuga ocorreu e para tentar localizar os fugitivos.

Publicidade

“Aqui havia cerca de 50 presos no momento da fuga, sendo que a capacidade é para 25, o que representa mais que o dobro. Esses presos não deveriam mais estar aqui, mas a Central só pode retirar conforme as vagas oferecidas pela Secretaria de Justiça. Nós só temos estrutura para abrigar um preso pelo prazo de 48h, mas que isso, eles já começam a pensar em fuga”, disse Keiko.

Advogados e familiares dos presos ocupam a recepção da Central de Flagrantes em busca de informações. O advogado Daniel Carvalho disse que seu cliente estava há cinco dias e não sabe se ele fugiu ou permanece na delegacia.

Matéria original postada 8h12

“Ninguém nos informa nada. Não dizem se ele está aqui ou se é um dos que fugiram. Enquanto isso, os familiares ficam nervosos em busca de informações”, reitera o advogado.

Oito detentos fugiram da Central de Flagrantes de Teresina na madrugada desta quinta-feira (01). Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário de Segurança Fábio Abreu informou que a fuga ocorreu após a meia-noite e dos fugitivos, seis já foram recapturados por policiais militares e civis que estavam de plantão.

Publicidade

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

Os presos- que não tiveram a identidade revelada- fugiram por um buraco cavado próximo ao vaso sanitário da cela. Fábio Abreu disse ainda que, atualmente, a Central de Flagrantes tem em média de 40 a 50 presos, número considerado elevado.

“É um número considerado alto levando em consideração ao ambiente. Por isso, estamos lutando para que as Audiências de Custódia também funcionem aos fins de semana para desafogar ainda mais a Central”, destaca.

A superlotação da Central de Flagrantes de Teresina é um dos problemas enfrentados há anos. Em 2015, o local chegou a abrigar 80 detentos e, além das Audiências de Custódia, a remoção de presos para a Casa de Detenção Provisória de Altos, inaugurada no mês de maio, foi uma das medidas adotadas para diminuir a quantidade de custodiados.

 

Publicidade

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS