Connect with us

Belém do Piauí

Câmara de Belém do Piauí abre o ano legislativo; veja como foi

Publicado

em

A Câmara Municipal de Belém do Piauí realizou, na sexta-feira (5), a sessão ordinária de abertura do ano legislativo de 2016, o último da atual legislatura. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico (PMDB), presidente da mesa diretora da Casa.

No primeiro expediente, o plenário aprovou por unanimidade o requerimento de autoria do vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (PMDB), subscrito por outros sete parlamentares, solicitando que seja concedida uma Moção de Pesar à família do saudoso Francisco Egidio de Carvalho, conhecido como Fransquinho Izido, ex-vereador, que havia falecido no dia 31 de janeiro, em sua propriedade, na localidade Beira Rio.

“Foi com grande pesar que esta Casa recebeu a notícia da morte do senhor Fransquinho Izido, pessoa que ficará para sempre na memória de seus familiares e amigos. Foi uma perda irreparável para a nossa comunidade. Portanto, entendo ser justa a homenagem que ora proponho à família enlutada. Oremos e pedimos a Deus para que todos os membros da família encontrem forças e a paz necessária para enfrentar e superar tamanha perda e dor”, justificou o autor.

Vereador Cicisso, autor da Indicação

Vereador Cicisso, autor da Indicação

Na sessão, foi apresentada, também, uma indicação de autoria do vereador Francisco Felipe de Sousa Filho, o Cicisso (PSDB), solicitando a construção de vestiários e banheiros no Campo de Futebol do povoado Caboclo.

“A referida indicação se faz necessária, tendo em vista o fato de existir muitas pessoas naquela comunidade que praticam futebol, considerando, ainda, que o referido campo de futebol é constantemente utilizado em torneios de futebol amador, como, por exemplo, o torneio de Natal, que é organizado pela Prefeitura Municipal todos os anos, e com a construção dos vestiários trará comodidade e benefícios a todos os desportistas”, justificou.

Publicidade

Foi apresentado e encaminhado às Comissões permanentes da Câmara o Projeto de Lei 49/2016, de autoria do Poder Executivo Municipal, que regulamenta no município a implantação do piso salarial do magistério, reajustando para R$ 2.135,64 o vencimento dos professores Classe A, Nível I, da Rede Municipal de Ensino. O PL tem efeito financeiro retroativo a janeiro de 2016.

A matéria será analisada pelos vereadores integrantes das Comissões, e em seguida, retornará ao plenário para discussão e votação.

No segundo expediente, três vereadores ocuparam a tribuna da Câmara e se pronunciaram. A vereadora Cláudia Ribeiro (PSDB) parabenizou o município de Belém do Piauí pela aprovação de quatro alunos oriundos da rede pública se ensino no Enem, para universidades públicas.

Vereadora Cláudia Ribeiro

Vereadora Cláudia Ribeiro

A vereadora elogiou, também, a prefeita Débora Carvalho, juntamente com o secretários de Finanças, Ademar Carvalho, e de Educação, Francisco Antônio, em atender a solicitação do Centro Educacional Sebastião de Sousa, escola do ensino médio no município, em apoiar e contribuir com a continuação dos estudos dos referidos alunos aprovados do Enem, disponibilizando em Picos uma casa de apoio aos estuantes do município. “Vai servir de apoio aos que já foram aprovados, como também, de incentivo a outros jovens a fazerem um curso superior. A gestão de Belém está de parabéns por essa brilhante iniciativa”, pontuou.

Vereador Evaldo Otacílio

Vereador Evaldo Otacílio

Evaldo Otacílio (PMDB) foi breve ao se pronunciar. O parlamentar agradeceu pelo início de mais um ano legislativo e afirmou continuará seu trabalho em prol de Belém do Piauí. Ele adiantou que logo na próxima apresentará suas primeiras reivindicações e deu as boas vindas aos colegas. “Quero dizer que estamos aqui para continuara legislando para o bem do povo de Belém do Piauí”.

Publicidade

Bernardino Geraldo (PMDB), que exerce o seu quarto mandato de vereador, foi o último a ocupar a tribuna. Ele comentou da alegria de voltar aos trabalhos na Casa e agradeceu ao apoio dos colegas, ao aprovar e subscrever o requerimento de sua autoria. “A Moção foi uma forma de mais vez homenagear àquelas pessoas que trabalharam pelo nosso município, como foi o senhor Egídio de Carvalho, um homem fez muito por Belém do Piauí e, portanto, é merecedor dessa homenagem”, disse.

Vereador Bernardino Geraldo

Vereador Bernardino Geraldo

o parabenizou o vereador Cicisso pela proposição apresentada na sessão e, também, os alunos da rede pública pela aprovação no Enem. “Parabéns a educação de Belém do Piauí e a todos os envolvidos nessa conquista, e à vereadora Cláudia, por solicitar do poder público que ajude a esses alunos para que possam continuar seus estudos”, pontuou. Ao finalizar, o parlamentar deu as boas vindas aos colegas. “Esse vereador está pronto e disposto a ajudar no que for possível”.

Da mesa diretora, o vereador presidente da Casa, Tico, encerrou os trabalhos da primeira sessão dando boas vindas aos colegas vereadores. “Que nós possamos desempenhar bem o nosso papel de vereador e contribuir com o desenvolvimento do município de Belém do Piauí”, pontuou.

DSC_0457 DSC_0455 DSC_0453 DSC_0450 DSC_0446

Vereador Cicisso, autor da Indicação

Vereador Cicisso, autor da Indicação

DSC_0442

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS