Connect with us

Saúde

Saúde de Vila Nova segue com medidas preventivas ao Coronavírus

Publicado

em

O município de Vila Nova do Piauí, localizado a 371 km da capital do Estado, está realizando desde o último dia 16 de março através da administração do prefeito Edilson Brito, um trabalho intensivo em prevenção da pandemia do coronavírus (COVID-19).

As ações são realizadas por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente em conjunto com a Vigilância Sanitária e o Grupamento de Policia Militar do município.

A secretária de Saúde, Almerinda Luz, que atua diretamente na escolha de medidas de prevenção no município, relatou que todas as ações adotadas tem a sua importância, e solicitou a população que continuem realizando a higienização e respeitando as medidas de isolamento social.

“Estamos passando por um momento muito difícil, então a prevenção ainda é o nosso maior aliado, estamos realizando um trabalho intensivo de monitoramento e ações de combate. Nossa avaliação é bastante positiva e peço que todos continuem realizando a higienização, e respeitando o isolamento social para continuarmos sem casos confirmados”, explicou a secretária.

Dentre as primeiras medidas adotadas, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e do Governo do Estado, encontram-se à suspensão das atividades escolares, bem como o cancelamento de eventos e atividades que aglomerem pessoas como eventos culturais, sociais, esportivas e o cancelamento da feira livre.

Publicidade

Tendo em vista ao crescente alastramento do coronavírus em todo território nacional e parte do estadual, novas medidas de caráter emergencial foram adotadas, relacionadas à proibição da circulação e do ingresso no território do Município, de veículos de transporte coletivo interestadual, público e privado, de passageiros.

Como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde e prevenir o possível ingresso do novo coronavírus foi decretado pela Prefeitura juntamente com a Secretaria de Saúde, a medida de isolamento ou quarentena, que vem sendo reforçados todos os dias o pedido de cumprimento da ação, como forma de evitar a propagação do vírus.

No dia 23 de março, iniciaram no município as rondas de fiscalização e monitoramento na sede e na zona rural como objetivo de fiscalizar e monitorar a abertura de estabelecimentos comerciais, aglomeração de pessoas, realização de eventos, entre outras ações que coloquem em risco a saúde da população.

Sempre em busca de realizarem ações preventivas também foi realizada a higienização de todas as vias públicas e locais de concentração e aglomeração de pessoas com a utilização de um carro-pipa com jato de produto higienizador à base de água sanitária.

Além das rondas, o município ainda criou o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, responsável pela realização das Barreiras Sanitárias formado pelo enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família, Dayro Coutinho, pela fisioterapeuta representando o NASF, Micaela, o integrante da Vigilância Sanitária, Washington, e pelo comandante do GPM, Arleuson.

O trabalho desenvolvido pelo Comitê traz como objetivo restringir o fluxo de pessoas tanto do município, e também vindas de outras cidades, garantindo a proteção e segurança dos vila-novenses. Realizando também a abordagem e avaliação em passageiros que venham desembarcar em Vila Nova. Os Agentes Comunitários de Saúde estão informando sobre a vinda de pessoas de outros estados, possibilitando assim um mapeamento integral em todo território municipal.

O enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família, Dayro Coutinho, fez uma avaliação sobre todas as medidas de enfrentamento ao Covid-19 que estão sendo realizadas ao longo dos dias e destacou que os resultados vêm sendo positivos, e acontecem com o apoio direto e intensivo do gestor municipal.

Publicidade

“O município vem desde o início adotando as recomendações dos órgãos da Saúde e do Governo do Estado, com o intuito de prevenção ao coronavírus. Realizamos um trabalho intenso e ações municipais como forma de intensificar o monitoramento do cumprimento das medidas de combate. Utilizamos todos os equipamentos de proteção individual que são oferecidos pela administração e Secretaria de Saúde, e a minha avaliação é bastante positiva, continuamos sem casos confirmados”, disse Dayro.

As abordagens realizadas pelo Comitê acontecem sem horários definidos, a cada nova informação de veículos com passageiros que irão passar ou desembarcar no município, a equipe de monitoramento se organiza para realizar a avaliação.

Dayro Coutinho, ainda relatou que a última abordagem foi realizada nesta madrugada às 02h30, e destacou: “Tivemos informações de que uma van passaria com passageiros vindos do Rio de Janeiro, logo montamos a equipe e ficamos na espera. Após constatar que não tinha munícipe vila-novense nos transportes, os passageiros seguiram destino”.

Todos os transportes abordados durante as Barreiras Sanitárias que estão apenas de passagem pelo município são notificados, e a equipe comunica as autoridades de saúde do município em que será realizado o desembarque. E as pessoas que desembarcam no município são orientadas e monitoradas pela Saúde municipal.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS