Connect with us

DESTAQUES

Chuva em município no Piauí causa alagamentos e tetos desabam em posto de combustível e ginásio

Publicado

em

Um temporal ocorrido na noite dessa terça-feira (29) em Barras, município 128 km ao Norte de Teresina, deixou diversos transtornos na cidade.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), o acumulado de chuva foi de 92 milímetros na cidade. Vale ressaltar que cada milímetro de chuva corresponde a um litro despejado em uma área de 1 metro quadrado.

Ao g1, o coordenador do Grupo de Apoio Voluntário (GAV) de Barras, Francisco Sampaio, informou que diversas residências e estabelecimentos comerciais ficaram alagados. Além disso, o teto de um posto de combustível e de um ginásio poliesportivo desabaram parcialmente. Não houve feridos, somente danos materiais.

“Nós ajudamos algumas famílias, pessoas que tiveram dificuldade de acesso, mas nada mais grave foi registrado, não tivemos óbitos relacionados a chuva”, disse Francisco.

Residência é atingida por árvore durante forte chuva em Barras — Foto: Reprodução /Redes Sociais
Residência é atingida por árvore durante forte chuva em Barras — Foto: Reprodução /Redes Sociais

Eduardo José é dono de uma empresa de aparelhos de som. O imóvel onde os equipamentos ficam alagou e danificou muitas caixas de som e alto-falantes. “Tinha muito som de cliente que acabou molhando. Perdemos vários produtos porque ficaram mergulhados dentro da água. O prejuízo foi grande”, relatou.

Segundo o climatologista Werton Costa, as chuvas registradas nos últimos dias no Piauí foram ocasionadas por um corredor de umidade intenso que se originou no Atlântico Sul e que adentrou pelo Sul da Bahia, se projetando até a Amazônia.

Publicidade

“Esse corredor ou o sistema atmosférico são as Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Um sistema atmosférico já bastante conhecido do nordestino, responsável por provocar instabilidades ou chuvas intensas. Porém as ZCAS, que é um sistema episódio, um sistema de curta duração, esteve presente no Piauí provocando chuvas de Norte ao Sul do estado. Ontem foi a vez da região do Vale do Longah, onde se manifestou uma chuva intensa sobre o município de Barras, no Norte piauiense”, afirmou.

Previsão do tempo

O especialista explicou que serão registradas chuvas nos próximos dias no estado, contudo, elas apresentarão menor intensidade.

“Pelo menos pelos próximos dois dias ela ainda vai marcar presença no território piauiense até que nós tenhamos uma espécie de estiagem ou pequeno veranico de alguns dias em função do distanciamento do canal de umidade”, comentou Werton Costa.

Conforme a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), a previsão para esta quarta-feira (30) é de chuvas em grande parte do estado, com acumulados mais expressivos nas regiões Centro, Centro-Sul e Sudoeste. Em Teresina, o tempo será nublado, com chuvas e trovoadas a qualquer hora do dia. A temperatura máxima é de 31º C.

Publicidade

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS