Connect with us

DESTAQUES

Polícia ministra palestras sobre trânsito e drogas para centenas de alunos em Massapê do Piauí

Publicado

em

Policiais Militares da 3ª Companhia de Jaicós ministraram palestras na noite desta quarta-feira, 26, para centenas de alunos da rede pública de ensino no município de Massapê do Piauí. Foram abordados temas como a segurança no trânsito e o uso de drogas.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, e teve como público alvo os alunos das Escolas João Manoel da Costa e Rafael Manoel da Costa, das redes municipal e estadual, respectivamente.

O ciclo de palestras foi aberto pelo tenente Miquéias, que explanou sobre o tema “Segurança no Trânsito e Cidadania”. Segundo o palestrante, trânsito é uma das principais causas de morte entre os jovens. O tenente deu dicas de segurança e alertou para o ato infracional praticado por menores conduzindo veículos automotores.

Em seguida, o sargento Tarciso falou sobre as drogas líticas, como álcool e o cigarro, considerada a porta de entrada para o uso de drogas “pesadas”. Além disso, o palestrante chamou a atenção para uma série de doenças causadas pelo uso das drogas, dentre estes, diversos tipo de cânceres.

A última palestra foi ministrada pelo cabo Silva, que também é professor no município. Ele focou sua palestra nas drogas ilícitas, como maconha, cocaína, heroína, dentre outras, e os males devastadores causados pelo consumo das mesmas. Silva explicou sobre os tipos de usuários, que se inicia no consumo eventual e termina como dependente, alertando que as drogas é um caminho sem volta.

Publicidade

“Nós viemos aqui para conversar com os alunos, orientá-los a dizer não ao uso das drogas, sobre a legislação do trânsito, para que a gente consiga construir um cidadão que no futuro não necessite da intervenção da Polícia Militar. A realização de atividades como esta é essencial na formação de um consciente e capaz de exercer seus direitos e deveres. São assuntos importantes e que precisam, sim, serem discutidos com os adolescentes, trabalhado com os alunos”, disse o tenente Miquéias.

A secretária de Gestão e Planejamento, Lucileide Carvalho, elogiou a iniciativa da Educação em promover esse momento com os alunos. “Parabéns aos idealizadores desse evento. Essa é uma demonstração de que a gestão não está preocupada apenas com a qualidade da educação, mas, também, com o bem estar dos alunos”, disse, pedindo que os ouvintes das palestras se tornem multiplicadores das informações e levem as orientações aos seus familiares e amigos. Lucileide clamou que os alunos coloquem em prática as orientações repassadas nas palestras.

“A abordagem e a discussão dos temas das palestras são necessárias, tendo em vista o que estamos vivenciando no nosso dia a dia, na nossa sociedade, em nosso município. Muitas tragédias decorrentes de imprudência no trânsito, ou mesmo em consequência do uso das drogas. São dois grandes problemas que a sociedade em geral vem enfrentando. A gente tem visto muitas vidas jovens se perdendo por conta dessas imprudências, e não é isso que queremos para os nossos adolescentes”, disse Bruna Leal, secretária de Educação, pedindo que os alunos ouvissem atentamente, refletissem e mudassem algumas atitudes. “É uma iniciativa para o bem de vocês”, pontuou.

O objetivo do evento, segundo a diretora da Escola Municipal João Manoel da Costa, Eliveste Firmina, é conscientizar os alunos sobre as questões relacionadas ao trânsito e o consumo de drogas lícitas e ilícitas. “Nós estamos preocupados com o futuro do nosso município, que são esses alunos. Ultimamente, as famílias massapeenses têm vivenciado tantas situações ruins, e nós, a escola, estamos preocupados com essa situação e queremos mudar essa história”, disse.  Recentemente, a escola perdeu um aluno, Daniel Silva, de apenas 17 anos, vítima de um acidente de motocicleta.

Além do grande número de alunos, o evento reuniu, também, pais de alunos, professores e outras autoridades como o secretário de Esporte e Lazer, Roberto Carvalho e a diretora da Unidade Escola Rafael Manoel da Costa, Idê Xavier.

Publicidade







Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS