Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí tem o maior índice de analfabetismo funcional do país, aponta TCU

Publicado

em

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou levantamento de auditoria com o objetivo de obter uma visão abrangente sobre a situação geográfica e econômico-social do Estado do Piauí. A auditoria identificou como principais desafios a serem enfrentados pelo Estado a redução dos índices de mortalidade infantil (superior a 20% em 2012) e de analfabetismo funcional, indicador em que o Piauí apresenta o pior índice do país (33%).

O tema “desenvolvimento” é parte dos trabalhos que compõem o FiscNordeste, consolidação de fiscalizações sobre o mesmo tema em andamento no tribunal. O levantamento apontou a necessidade de ampliação da rede de tratamento de esgoto do Estado, visto que o percentual de residências que possuem esse serviço ainda é incipiente, menor que 2%. A média dos demais estados nordestinos chega a aproximadamente 37% de residências com rede de esgoto, percentual que, no Brasil, ultrapassa os 58%.

Os trabalhos também verificaram que, embora tenha havido incremento na taxa de urbanização, o percentual apurado em 2010, de 65,8%, ainda está abaixo das médias do nordeste (73,1%) e brasileira (84,4%). Além disso, o percentual de residências em que há serviço de coleta de lixo é de 62,7%, números não satisfatórios se comparados com o perfil do nordeste (79,9%) e de todo o país (84,62%), conforme dados de 2012.

Também a despesa per capita com a função de segurança pública, que é de R$ 29,67, foi considerada baixa, pois o gasto nacional médio com essa mesma função é de R$ 286,17, conforme especificado no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2014. No entanto, a proporção de domicílios que possuem rede de abastecimento de água no Piauí, de 84% em 2012, está acima do indicador da região (80,6%) e próximo do detectado em nível nacional (85,4%).

O relator do processo, ministro-substituto Marcos Bemquerer, destacou ainda que “a auditoria não detectou a existência de um plano de desenvolvimento econômico que possa servir de base para a elaboração do Plano Plurianual Estadual”.

Publicidade

As informações colhidas na auditoria serão utilizadas como parâmetro na definição de áreas prioritárias em futuros trabalhos do tribunal.

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS