Protesto: 13 delegacias regionais ficarão sem delegados a partir de quinta
Publicado por: Junior Oliveira | Data: 04/07/17

Protesto: 13 delegacias regionais ficarão sem delegados a partir de quinta

Na próxima quinta-feira (06), 13 Delegacias Regionais no interior do Piauí deverão ser entregues por seus titulares ao Governo. A ação faz parte de um protesto coordenado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado (Sindepol), pedindo melhorias nas condições de trabalho. Por meio de nota, a entidade informou que as delegacias que deverão ser entregues comandam distritos policiais dos municípios ao seu redor.

A entrega das delegacias ocorrerá em um ato convocado para acontecer na manhã da quinta-feira no Palácio de Karnak, em Teresina. O Sindepol esclareceu que não se trata de movimento grevista nem de paralisação das atividades, mas de um manifesto justificável diante das atuais dificuldades que os delegados têm tido na realização de seus trabalhos.

Dentre os motivos mencionados pela categoria para o protesto estão a falta de estrutura e o efetivo deficitário, desrespeito a direitos do servidor por parte do ente governamental, como por exemplo o pagamento de horas extras, excesso de carga horária de trabalho, não pagamento da gratificação por insalubridade, ausência de promoções e de vagas, reajuste salarial e sucateamento de viaturas e delegacias.

A concentração do movimento está prevista para acontecer as 11 horas da manhã da quinta0-feira (06) em frente ao Karnak.

Contraponto

Em conversa com o PortalODia.com, o delegado geral Riedel Batista disse que a Polícia Civil não foi oficialmente informada a respeito da entrega das Delegacias Regionais pelo Sindepol e que essa medida não tem prerrogativas na lei uma vez que o acúmulo de delegacias por parte das regionais é legal.

Riedel citou como exemplo o acúmulo de comarcas por parte de promotores de Justiça e de defensores públicos no interior do Piauí e explicou que a diferença para um delegado de Polícia Civil é que este, ao contrário de representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, não recebe nenhuma gratificação para acumular cidades.


Delegado Geral Riedel Batista (Foto: Arquivo O Dia)

No entanto, o delegado geral pontou que já um projeto de lei nas mãos do governador Wellington que trata do pagamento de gratificação aos delegados de Polícia Civil, no valor de R$ 2 mil.

Sobre a questão do déficit no efetivo, Riedel disse que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, está trabalhando na realização de concurso para delegado e escrivão ainda este ano, com o objetivo de preencher cerca de 200 vagas deixadas em razão da aposentadoria de membros antigos da corporação.

FONTE: PORTAL O DIA

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Patos do Piauí

Dia da Criança é comemorado nas Creches de Patos do Piauí

Os espaços da Educação de Infantil do município de Patos do Piauí,  realizaram diversas atividades de recreação para comemorar o Dia da Criança. As ações foram desenvolvidas nas Creches,  Tia Maria

NOTÍCIA DESTAQUE

 Semar cadastra mais de 1,3 mil moradores de comunidades rurais no Piauí

Um total de 1.387 residentes de comunidades tradicionais dos municípios de São Miguel do Tapuio, São João do Piauí, Pedro Laurentino e Queimada Nova foram contemplados em 2019 com o

NOTÍCIA DESTAQUE

Advogado que não cumprir ‘tabela de diligências’ pode ser punido pela OAB-PI

Uma conquista da classe, feita pela advocacia piauiense. A tabela de honorários de diligências por correspondência já está em vigor no Piauí e foi construída ouvindo os advogados, que enviaram