Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

RETROSPECTIVA 2020: Pandemia, morte de João Claudino, prisão de Arimateia Azevedo… o que marcou o ano no Piauí?!

Publicado

em

Se você fosse definir o ano de 2020 em uma palavra, qual seria?! Que tal “perdas”?!

2020 foi um ano de muitas perdas. Em sua grande maioria, causadas pela pandemia do novo coronavirus.

Como se não bastasse a doença, 2020 ficou marcado por tragédias como a da médica Caroline Naiana e partidas de nomes como João Claudino Fernandes.

A equipe do OitoMeia selecionou os três temas que ganharam maior repercussão em cada um dos doze meses do ano e traz agora numa retrospectiva 2020 que vai te fazer lembrar de acontecimentos que surpreenderam os piauienses.

Confira a retrospectiva 2020 do OitoMeia:

JANEIRO

1-Caso Camila Barros: piauiense morta pelo ex-namorado em São Paulo 

Publicidade

Jovem de 29 anos, Camila Rodrigues Barros foi morta a tiros pelo ex-namorado Luiz Pereira da Silva, de 40 anos, nos primeiros dias do ano, 3 de janeiro de 2020. O crime ocorreu em um escritório no Jardim Chapadão, em Campinas, estado de São Paulo. A vítima, identificada como Camila Barros, piauiense, natural de Parnaíba, teria um relacionamento conturbado. Luiz chegou a escrever um textão intitulado “Por trás de uma tragédia” em suas redes sociais dizendo que Camila seria uma pessoa ingrata e que por isso “merecia morrer”. Camila morreu deixando um filho de 9 anos de um outro relacionamento.

2- Bolsonaro insinua que o W.Dias quer que a população do Piauí continue pobre

No dia 16 de janeiro o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) disse, através de uma live transmitida pelo Facebook, que o Piauí era o estado “mais pobre do Brasil” e que a culpa é do próprio governador Wellington Dias (PT), insinuando que ele quer, de propósito, que a população continuasse assim. “Um grande empresário australiano está querendo explorar vanádio no Piauí, o estado mais pobre do Brasil. Está há três anos lutando por uma licença ambiental no estado. E não consegue. O governador lá é quem indica. É uma visão tacanha. O método de explorar não tem agressão ao meio ambiente. Mas o secretário não concede essa licença ambiental e ele está a ponto de desistir do empreendimento. Afinal de contas, esse estado governado por petistas, quanto mais for desinformado o povo, quando menos instrução tiver, mais fácil de o cara se perpetuar no Poder. Vai comprar o voto com alguns projetos assistencialistas”, disse Bolsonaro na live. O Governo do Piauí revidou através de nota e disse que não procede a informação de que um empresário solicitou licenciamento para exploração de vanádio.

3-Lista escolar do Dom Barreto gera polêmica: meninas brincam de cozinhar

Uma lista escolar do Instituto Dom Barreto vazou e gerou bastante polêmica nas redes sociais em meados do mês de fevereiro, pouco antes da volta às aulas das crianças. segundo essa lista: meninos devem brincar desde cedo de médico, mecânico, bombeiro… já as meninas, ficou como opção profissão em salão de beleza, atuar na cozinha… Deu o que falar. Um print de um comentário no Facebook circulou junto com a imagem da lista escolar, que dizia o seguinte: “Não adoeçam as crianças. Não alienem as crianças. Ensinem a elas sobre o mal do machismo, preconceito e homofobia quando for o momento mais adequado. Isso adoece a sociedade”. O Dom Barreto emitiu uma nota de esclarecimento e informou que a lista foi refeita. Explicou que o objetivo não era segregar uma profissão em detrimento de outra.

Publicidade

FEVEREIRO

1-Grupo Mateus inaugura loja e entra para desbancar a concorrência em Teresina

A primeira unidade do Grupo Mateus, uma das maiores rede de supermercados do Nordeste, com origem no Maranhão, iniciou suas atividades em Teresina no dia 14 de fevereiro. Localizada na avenida Zequinha Freire, no bairro Planalto Uruguai, zona Leste de Teresina, a loja ‘Mix Atacarejo’, como o próprio nome diz, venderá produtos dos mas variados tanto no atacado como no varejo, isto é, em pouca e em grandes quantidades. O supermercado entra para tentar desbancar concorrentes diretos, como as redes Carvalho (desmembradas após a separação do casal Reginaldo, dono da marca R Carvalho, e Van, dona do Vanguarda / Carvalho Super e Atacadão), Atacadão (Carrefour), Pão de Açúcar, Extra, Assaí, Bom Preço e Extra. Hoje o Mateus se expande de forma veloz e está prestes a inaugurar mais uma grande unidade na capital.

2-Garoto é humilhado após pedir a uma família

Um caso que chocou o Brasil inteiro: o da “Família Trufas”. Luiz Neto, de 11 anos, vendia trufas (bombons de chocolate) em bares e restaurantes da zona Norte de Teresina, numa forma de contribuir com a renda dos pais. A mãe, afaela Moreira, 28 anos, foi quem postou nas redes sociais um texto intitulado “Obrigado por tentar nos humilhar”, que foi bastante compartilhado. (A mulher e suas filhas) sorriam de forma debochada e jogaram piadinha. Meu filho veio chorando desanimado e triste, e isso me partiu o coração. Mas meu motivo aqui, não é criticar a mãe e suas filhas. Estou aqui para agradecer, pois me deu a oportunidade de falar para meu filho, que pessoas que não têm brilho só querem apagar o brilho dos outros. E motivá- lo a ser grande, a ter ambição”, postou a mãe. Depois de toda essa situação humilhante, o pequeno Luiz virou praticamente uma celebridade. E ganhou muitos presentes, juntamente com os pais, que vão desde bolsa de 100% para estudar numa das melhores escolas particulares de Teresina até roupas em uma das lojas mais procuradas da zona Leste da cidade. Deu entrevistas, posou para fotos e até visitou a Defensoria Pública do Estado por sonhar, segundo a sua mãe, ser defensor público em um futuro próximo. E o que mais surpreendeu foi a forma como o garoto reagiu a tudo isso. Ele não quis contar aos pais a humilhação, disse que perdoava a mulher que tentou humilhá-lo e disse que mesmo em meio a tantas dificuldades, queria voltar a ajudar os pais. Ele ganhou a sua formação escolar e várias doações através de uma mobilização nas redes sociais na época.

3-Homem usado cropped é expulso do Dogão e gera polêmica com funcionário

Publicidade

O estudante Davi Lutasi denunciou em suas redes sociais um suposto caso de discriminação por parte de um funcionário de uma das lanchonetes da rede de fast food piauiense ‘Dogão’ na noite do dia 3 de fevereiro. Segundo ele postou em um Stories no seu Instagram, um funcionário do ‘Dogão’ da avenida Homero Castelo Branco, zona Leste de Teresina, disse que não iria atendê-lo e pediu que se retirasse do estabelecimento. “O cara simplesmente disse que eu não ia ser atendido, que era para eu sair daqui. Que era para eu vestir minha roupa, porque eu estava sem camisa. Eu estou vestido, mas Teresina não aceita um cropped masculino”, denunciou Davi. O Dogão decidiu demitir o funcionário e, depois de esclarecido o caso, o readmitiu. É que foi grande a pressão nas redes sociais por deixar mais uma pessoa desempregada.

MARÇO

1-Começa a quarentena: Covid-19 chega e apenas serviços essenciais funciona

No começo do mês de março praticamente todo o mundo parou. Teresina e as outras 223 cidades decidiram, segundo decreto do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais (STF havia decidido que governadores e prefeitos fossem responsáveis por parar ou não suas atividades), funcionar apenas com serviços essenciais. Apenas restaurantes, farmácias e hospitais abriram, com restrições, distribuição de álcool em gel e obrigatoriedade do uso de máscaras. Foi um mês cheio de informações no mínimo surpreendentes. O jornalista Marcelo Magno chegou de viagem ao Rio de Janeiro, onde fora participar como apresentador do Jornal Nacional, e sentiu-se mal, sendo internado e ficando intubado, com Covid-19. Mobilizou muita gente a torcer pela sua recuperação, ao mesmo tempo que apresentava aos piauienses o que essa doença poderia realmente causar. Felizmente Magno se recuperou, após alguns dias internado, e hoje conta para as pessoas esse triste capítulo de sua vida. Mas como o jornalista da TV Clube, outras personalidades contraíram a doença e não tiveram o mesmo destino. Foi quando o Piauí registrou suas primeiras mortes: o prefeito de São José do Divino Antonio Felícia e o empresário dono da Delta Laticínios Oderman Bitencourt. A partir daí, até hoje, o coronavirus seguiu elevando o número de pessoas infectadas e de mortes. Até o fechamento desta matéria, noite do dia 29 de dezembro de 2020 o Piauí registrava um total de 141,9 mil infectados e 2,8 mil mortes.

2-TV Clube ‘fecha’ após Covid-19 na empresa e transmissão é feita por Pernambuco

No dia 20 de março a TV Clube, afiliada a Rede Globo no Piauí, ‘fechou’ suas portas e toda a equipe entrou de quarentena. Uma nota foi divulgada pela própria emissora, informando que a TV Clube, a partir de agora, deixará de exibir todos os seus telejornais durante o período de quarentena devido o novo coronavírus, o Covid-19. A medida foi tomada pela direção de jornalismo da emissora após um dos âncoras do Piauí TV 1, Marcelo Magno, ficar internado com a doença. E diversos outros casos surgiram na empresa. Durante todo o período em que a TV Clube ficou fechada, a transmissão ficou por conta da Globo Nordeste, que fica em Recife-PE.

Publicidade

3-Empresário oferece estrutura de hotéis no Piauí, Arrey, para servir como hospitais

Uma notícia que repercutiu bastante divulgada aqui pelo OitoMeia foi a de que o empresário Manoel Arrey deixou a disposição do Governo toda a rede de hotéis Arrey como forma de ajudar no combate ao coronavírus no estado. Segundo o próprio empresário afirmou ao portal, “um hotel em Teresina, um hotel em Itaueira, um hotel em Uruçuí e um hotel em Parnaíba a disposição do governo para servir de hospital se for o caso, para os médicos, para pessoas que tem ficar em quarentena”. O empresário foi bastante elogiado pela atitude por internautas de todo o Brasil. Entretanto, meses depois foi confirmado que não se tratava de uma simples doação. Mas sim que teria um certo custo para instalação de profissionais da saúde nos hotéis do GrupoArrey. O empresário disse que retirou o valor das hospedagens, mas que alguém teria que arcar com os custos fixos mínimos, como água, luz e limpeza.

ABRIL

1-Médica é morta a facadas na frente da filha pelo ex-marido em Teresina

O dia 11 de abril chocou o Piauí inteiro. A médica Caroline Nayane Brito Barbosa, de 33 anos de idade, foi assassinada a golpes de faca na frente da filha de apenas 5 anos em seu apartamento, no condomínio Colinas do Poty, Bairro Primavera, zona Norte de Teresina. O ex-marido Kelson de Alencar Andrade foi o autor dos golpes de faca, enciumado com a felicidade dela. Ele saiu enfurecido do apartamento onde matou a ex, dirigiu seu carro, um GM Cruze, pela rodovia BR-316, próximo ao Rodoanel, e jogou-se na frente de um caminhão. O veículo explodiu e ele morreu na hora. Teve o corpo completamente carbonizado. O condutor do caminhão conseguiu sair pouco antes da explosão que fez o veículo pequeno pegar fogo. A criança foi para a casa dos pais de Caroline, que estava construindo uma carreira sólida. Ela era diretora do Hospital da cidade de São Pedro, onde pretendia morar com o novo namorado e filha.

2-Morre Paulynho Paixão, um dos maiores talentos da música no Piauí

Publicidade

Morreu na madrugada do dia 3 de abril o cantor Francisco de Paula Moura, conhecido como Paulynho Paixão, 43 anos. Ele sofreu dois acidentes seguidos. No primeiro, ele dirigia um veículo modelo Corolla e capotou antes de chegar ao destino final. Foi na rodovia, no trecho próximo à cidade de Passagem Franca do Piauí. Conseguiu sair, voltou e pegou a sua moto para seguir a mesma viagem. Pilotou a sua motocicleta modelo XRE e tentou chegar a Teresina. Após cerca de 15 km depois da cidade de São Miguel da Baixa Grande, em uma localidade chamada Riacho Dantas, ele novamente se envolveu em um acidente e morreu ao chegar no Hospital de Urgência de Teresina. Mesmo em meio a pandemia, seu velório e seu enterro atraíram muita gente, fãs, amigos e familiares. Mas foi tudo muito rápido.

3-João Claudino e Myrian Portella: mês marcado por mortes de personalidades

No dia 7 de abril faleceu a a ex-primeira dama e primeira deputada federal do Piauí Myriam Portela. Mãe da deputada federal Iracema Portella, Dona Myriam, como era conhecida, estava tentando se recuperar de uma forte pneumonia. Carioca, mas radicada no Piauí, se destacou no Congresso Nacional quando eleita, ainda em 1986. Foi casada com o governador Lucídio Portela e sua assinatura aparece no Arquivo Nacional como constituinte na Constituição de 1988. E no dia 24 de abril, após divulgarem fake news dias antes, faleceu o empresário mais conhecido do Piauí. O homem mais rico do estado: João Claudino Fernandes, aos 89 anos. Dono do Grupo Claudino (que compreende Armazém Paraíba, Credishop, Frigotil, Sucesso, Houston entre outras empresas), ele completaria 90 no mês seguinte. “Seu João foi exemplo de trabalho. E também de homem que valorizava a família. Lamentamos profundamente comunicar o falecimento”, dizia um vídeo institucional divulgado pela família. Ele estava internado no Hospital de Terapia Intensiva (HTI), se tratando de um câncer. Além disso, por conta da idade, estava sob observação médica. Há alguns dias sua saúde teria piorado muito e preocupava a família. O velório e enterro foram restritos a familiares e pessoas próximas.

MAIO

1-Firmino sob pressão faz desabafo ao OitoMeia e mantém restrições

Em maio, sob muita pressão, o prefeito de Teresina Firmino Filho concedeu uma entrevista ao OitoMeia que deu o que falar. Ele fez um desabafo após inúmeras manifestações, sobretudo por parte da classe empresarial, para que fizesse a reabertura do comércio. Firmino não cedeu as pressões. Dentre outras, disse que não está “preocupado em encerrar a carreira política” se for necessário para manter as medidas de isolamento social e quarentena para contribuir nas ações de combate ao novo coronavirus na capital do Piauí. E disparou: “Tenho muito amigos e pessoas ligadas a mim que atuam na iniciativa privada, no comércio, na indústria, no setor autônomo… muita gente de quem eu gosto e devo respeito e consideração, mas, neste momento, tenho que tomar as decisões certas, voltadas para proteger a cidade e a nossa gente, nem que para isto tenha que abdicar de um futuro político. O que está em jogo é a vida dos teresinenses. É a preservação do bem maior de nossa cidade que é a nossa gente. É hora de estarmos unidos e, juntos, vencermos esta guerra.

Publicidade

2-Protocolo de médica piauiense é destaque e estaria ajudando a salvar vidas

O nome da médica piauiense Marina Bucar, natural de Floriano, que atuou em hospitais de campanha de combate ao novo coronavirus na Espanha, ficou conhecido nacionalmente. Ela estaria com um método que estaria ajudando a salvar vidas. Seria um tratamento que seria feito na fase inicial da doença e utiliza de corticoides, hidroxocloroquina e cloroquina com azitromicina. Por usar essa medicação, autoridades ligadas ao presidente Jair Bolsonaro passaram a defender o nome da médica piauiense. Mesmo com a cloroquina não tendo a sua eficácia comprovada. “É um tratamento que achata a curva do número de casos de coronavírus. Existem várias experiências que comprovam”, ressaltou ao OitoMeia na época o ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes, que é médico, e tem defendido o protocolo de atendimento precoce. Para Silvio e outros médicos que defendem a tese, os casos poderiam ter caído consideravelmente no Piauí. O método foi utilizado no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, cidade natal da médica Marina Bucar. A ministra Damares foi até o município fazer a divulgação nacional em nome do presidente da República.

3-Piloto piauiense da Top Line morre em acidente no Ceará

O piloto Paulo César Magalhães, de 60 anos, mais conhecido como PC, natural de Parnaíba-PI, e que trabalhava para a Top Line, empresa de taxi aéreo e voos fretados de Teresina, morreu em um acidente envolvendo um avião de pequeno na região da Serra de São Benedito, município da Região da Ibiapaba-CE. Além de PC, mais três pessoas morreram. O avião estava sendo usado como UTI Aérea. Foi  alugado por um paciente infectado com coronavírus na cidade de Sobral, interior do Ceará. PC decolou para trazer o paciente juntamente com mais dois profissionais da saúde. Os nomes dos mortos além de PC: Carlos Victor Sousa Rodrigues, de 29 anos; Samara Aline Felix, de 34; e Pedro José Ferreira de Meneses, de 55 anos.

JUNHO

1-Maior motel do Piauí, Garden fecga as portas e coloca móveis a venda

Publicidade

Deu o que falar: Com mais de 60 suítes, entre luxo, super luxo, temáticas e especiais para eventos suítes temáticas, espaços para eventos o maior motel do Piauí, Garden, localizado na avenida Henry Wall, zona Sul de Teresina, anunciou no dia 24 de junho que está de portas fechadas. E para sempre! O empresário Danilo Damásio, proprietário do estabelecimento, confirmou a informação ao OitoMeia e disse que se deve ao prejuízo que vem tendo desde março deste ano, quando se iniciou a quarentena no Piauí. “Estamos colocando a venda TVs, camas, todos os móveis e utensílios. Demitimos os funcionários, alguns tentamos aproveitar, mas não havia mais condições. É uma situação complicada para nós, empresários. Para se ter uma ideia, temos um contrato de energia com a Equatorial e outras despesas fixas. E sem clientes, temos que pagar do mesmo jeito. Não há caixa que aguente”, disse o empresário. Algumas suítes temáticas foram transferidas do Garden para outro motel administrado pela família Damásio, o Afrodite, na zona Leste de Teresina.

2-Jornalista Arimateia Azevedo é preso acusado de extorsão a médico

Cedinho da manhã do dia 12 de junho de 2020, Dia dos Namorados, o jornalista Arimateia Azevedo foi preso acusado de prática de extorsão contra o médico cirurgião Alexandre Andrade. Com ele, foi preso também o Professor Francisco de Assis Barreto, conhecido como Professor Barreto. A operação foi deflagrada pelo GRECO (Grupo de Repressão ao Crime Organizado). Segundo a acusação, Arimateia teria cobrado um valor de R$ 20 mil para não divulgar informações negativas contra o citado médico. “Na ocasião, esse professor (Barreto) de História, da UESPI, se dirigiu, a mando do jornalista, ao encontro da vítima, recebe a quantia de R$ 20 mil para que (Arimateia) cessasse as publicações contra a sua pessoa no portal de notícias (Portal AZ). Foram expedidas prisões preventivas para os dois. Lembrando que ele já foi preso no ano de 2005, pelo mesmo crime de extorsão. E além disso, responde por outras acusações, como calúnia, difamação e a mesma extorsão”, afirmou o delegado Tales, que comandou a operação policial pelo GRECO. O jornalista ficou cinco meses preso, passando a responder pelo crime em prisão domiciliar.

3-Lockdown parcial: fechados supermercados e postos às quintas, sextas, sábados e domingos

No dia 30 de junho a Prefeitura de Teresina divulgou um novo decreto com medidas de isolamento social mais rígidas que foram aplicadas a partir do mês de julho. Agora, além dos serviços não essenciais, alguns dos essenciais tiveram de fechar. Com isso, supermercados, mercadinhos, padarias e até postos de combustível tiveram de fechar as portas por vários finais de semana consecutivos. Era uma forma de manter o isolamento social, garantir que mais pessoas ficassem em casa e reduzir o número de casos de Covid-19. Foram várias quintas, sextas, sábados e domingos sem funcionar. O que gerou revolta por parte especialmente do setor empresarial. Mas mesmo assim a Prefeitura de Teresina manteve o decreto até quando percebeu uma segurança, após pesquisas sorológicas, para reabertura do comércio, de forma gradual.

Publicidade

JULHO

1-Operação Reagente da Polícia Federal envolve prefeituras do Piauí

Operação Reagente deflagrada pela Polícia Federal surgiu de uma apuração feita com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e com o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), que descobriu fraude e superfaturamento envolvendo prefeituras, agentes públicos, empresas e laboratórios. Segundo a investigação, agentes públicos e empresários utilizaram documentos falsos na aquisição de testes para Covid-19. O alvo principal foi o contrato de dispensa de licitação de número 21/2020, instaurada pela Prefeitura Municipal de Picos para a compra desses exames. Funcionava assim: os contratos eram direcionados a empresas que já sabiam da fraude. Testes que custavam entre R$ 120 e R$ 150 eram comprados pelos agentes públicos por R$ 170 e R$ 210, respectivamente, o preço da unidade. PF, TCE e DENASUS consideram então que existiu a prática de superfaturamento de aproximadamente 40%. A investigação aponta que o mesmo modelo de fraude detectada em Picos, segundo a PF, foi copiado por empresas da área da saúde, especialmente laboratórios, em outras 28 prefeituras do Piauí.

2-Morre em Oeiras o deputado federal Assis Carvalho

Presidente do PT-PI, atual deputado federal e homem de confiança do governador Wellington Dias Assis Carvalho morreu no dia 5 de julho após sofrer um infarto quando estava na cidade de Oeiras. Ao sofrer o infarto, ele foi levado às pressas para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município localizado a cerca de 300km da capital. Decidiram então levá-lo para Teresina em uma ambulância. Ao sofrer o infarto, ele foi levado às pressas para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município localizado a cerca de 300km da capital. Decidiram então levá-lo para Teresina em uma ambulância. No entanto, já a caminho, ele não resistiu e faleceu. Segundo apurou o OitoMeia com pessoas próximas ao parlamentar, ele sofreu parada cardíaca, teve de receber tentativas para reanimação, mas mesmo assim não resistiu e faleceu. O governador manifestou-se sobre a morte de Assis Carvalho: “O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado federal Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, ocorrido na tarde deste domingo (5). Assis Carvalho foi também deputado estadual, presidente da Agespisa, diretor geral do Detran e secretário de Estado da Saúde. Atuante no movimento sindicalista, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e era uma das principais lideranças da legenda no Piauí e atual presidente do diretório estadual”, disse nota do governador lamentando a morte do parlamentar.

3-Com Covid-19, morre o cinegrafista Bob Júnior, da TV Meio Norte

Publicidade

O cinegrafista Bob Júnior morreu na noite do dia 24 de julho de 2020, vítima de complicações causadas pelo novo coronavírus. Possuía uma comorbidade, era hipertenso. Acometido pela doença, rapidamente se espalhou pelo seu organismo. Teve uma parada cardíaca e não resistiu. Descontraído, era muito querido pelos amigos da imprensa toda, não apenas da emissora em que trabalhava, a TV Meio Norte. Seja em redes sociais ou em fotos pesquisadas no Google, lá estava o intrépido Bob Júnior. Trabalhava se divertindo. E talvez por isso colecionou amigos por onde passou. Cinegrafista da TV Meio Norte, se tornou um dos profissionais mais queridos da televisão piauiense por sua simpatia e humildade. Gostava de ser chamado de “o cinegrafista das estrelas”. Ele carregou esse apelido -dado por amigos de TV MN- desde os tempos que se tornou o queridinho do cantor Bell Marques durante as várias Micarinas realizadas em Teresina. Filmava o cantor, dava ‘carona’ no guindaste que fazia o cantor sobrevoar pelos foliões.

AGOSTO

1-Jornalista Tony Trindade é preso pela Polícia Federal em Teresina

O jornalista Tony Trindade, um dos mais conhecidos do Piauí, âncora de dois programas na TV Band Piauí e colunista do jornal O Dia, foi preso em operação da Polícia Federal realizada no dia 18 de agosto. Tony foi preso na Operação Acesso Negado. Ele foi acusado de “monitorar” as investigações que culminaram na ‘Operação Delivery’ e de ter “acesso a informações sigilosas”, o que teria colaborado para destruir provas e manipular depoimentos de investigados. O que está entre aspas foi repassado pelo delegado Alan Reis, que comandou o inquérito que culminou na prisão do jornalista. De acordo com o delegado, Tony Trindade teria tido essas informações privilegiadas. Além de Tony Trindade, mais dois advogados foram alvos da operação. Três dias depois a Justiça Federal determinou que o jornalista fosse solto. Ele teve a sua prisão revogada mediante o pagamento de fiança no valor de R$ 3 mil, proibição de manter contato, pessoalmente ou por meio telefônico, com investigados e proibição de ausentar-se da comarca em que reside até o final da investigação. Tony se pronunciou no dia 24 de agosto com um texto divulgado na Internet e em seu programa de TV na Band Piauí: “O que aconteceu não tem volta. Cada segundo vivido, sofrido, está em minha memória. […] O inquérito segue, não sou o alvo dele. Diria: “fui inserido equivocadamente”. Espero não somente absolvição, mas sequer ser acusado. Espero ser retirado desse processo. Espero encontrar, a bem da democracia, da preservação do estado de Direito, da liberdade de imprensa e do direito a ampla defesa, que esse equívoco não prossiga em relação a mim. Sou um trabalhador. […] Foram três dias e três noites que jamais sairão de minha memória. E sei que apenas uma batalha foi vencida. Nada tenho a esconder. Estou ainda mais forte, pois tudo aquilo que não mata, fortalece”.

2-Caso Fernanda Lages, após 9 anos, é arquivado e MP não apresenta provas

No dia 10 de agosto, faltando quinze dias para completar nove anos, o Caso Fernanda Lages foi decretado como arquivado pelo Ministério Público do Piauí. O promotor João Malato, responsável pelo processo, requereu pelo arquivamento alegando “ausência de provas no tocante a autoria do delito, bem como, constata-se a de impossibilidade de suprimento desta carência”. O caso que ganhou repercussão em todo o Piauí, onde os promotores falavam em “assassino do pé 42”, “figurão do estado” como assassino, não apareceu com esse assassino. Para relembrar, na época das investigações, no ano de 2011, as Polícias Civil e Federal, as duas que trataram do caso, disseram que Fernanda Lages teria cometido um suicídio. Mas MP e parte da imprensa não concordaram com os dois inquéritos. E assim o caso se arrastou até ser dado como arquivado em agosto deste ano. A impressão que fica é a de que tudo aquilo que fizeram os promotores iniciais do caso não passava de uma espécie de teatro. E, para não deixar o parquet em situação mais constrangedora ainda, o caso é encerrado insistindo numa tese que, infelizmente, nunca conseguiram provar. O pedido de arquivamento sem provas -que, segundo o confuso processo preparado “pode ser reaberto”- é um desrespeito à sociedade. Era tudo que a maioria das pessoas, ansiosas pela revelação do nome de um assassino, não queria escutar / ler / assistir. Que a alma de Fernanda Lages possa finalmente descansar em paz.

Publicidade

3-Ex-assessor jurídico do Governo do Piauí morre em quarto de motel em Teresina

O ex-assessor jurídico do Governo do Piauí, Jefferson Ruam Lima Ribeiro de Sousa, morreu na noite do domindo, dia 16 de agosto, dentro de um quarto do motel Baobás, localizado no bairro Aeroporto, na zona Norte de Teresina. Segundo o capitão Leodomir, do 9º Batalhão da Polícia Militar, o homem foi encontrado ainda com vida por funcionários do motel que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu ainda no local.  Jefferson Ruam integrava a equipe de licitações da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev). O governador Wellington Dias divulgou nota lamentando a morte do ex-servidor: “Que Deus possa trazer conforto aos seus amigos e familiares”.

SETEMBRO

1-Tubarões aparecem no mar próximo às praias de Atalaia e Coqueiro

No começo do mês de setembro, durante o característico B R O Bró piauiense, imagens de tubarões nadando próximos às Praias do Coqueiro e Atalaia na cidade de Luís Correia, geraram uma série de comentários nas redes sociais. Surpreendeu -e ao mesmo tempo amedrontou- banhistas que costumam ir às praias piauienses. A secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, explicou que não é a primeira vez que esses animais nadam em águas piauienses e, segundo ela, nossas águas são, na verdade, o habitat natural deles. Isso porque pertenceriam, segundo suspeita de biólogos, a espécie de tubarão lixa. Os animais deste tipo são, naturalmente, encontrados durante os meses de setembro, outubro e novembro nos litorais do Piauí e Maranhão. “Nessa época do ano ele é muito avistado por pescadores e kitesurfista. O que chamou atenção dessa vez é que eles chegaram perto da praia, no local da arrebentação das ondas”. A aproximação dos tubarões com a costa teria relação com as restrições impostas no litoral por conta da pandemia de coronavírus e que afastaram banhistas ao longo do primeiro semestre. A hipótese de pesquisadores é que a diminuição acentuada da movimentação nas praias teria contribuído para que os animais se sentissem menos ameaçados e mais propensos a frequentar locais que costumeiramente evitam, por conta da habitual movimentação de pessoas.

2-Dona da Casa dos Salgados morre em Teresina

Publicidade

Lúcia Sousa, proprietária das empresas Casa dos Salgados e Casa Goumert Buffet, faleceu na madrugado dia 24 de setembro por complicações decorrentes do novo coronavírus. Lúcia deixa duas filhas e uma neta. A empresária teve o diagnóstico positivo para Covid-19 há cerca de dois meses e estava internada na UTI de um hospital particular na cidade de Teresina, deste então. Lúcia Sousa era natural da cidade de Capitão de Campos e veio para Teresina aos 14 anos trabalhar em casas de família. Até que decidiu empreender e fundou as conhecidas Casa dos Salgados e Casa Goumert Buffet. Era uma das empresárias mais respeitadas e admiradas da sociedade pelo seu empenho a frente da Casa dos Salgados.

3-Patrimônio revela quem é o candidato “mais rico” da campanha eleitoral 2020 em Teresina

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) recebeu no dia 23 de setembro o registro de 248 candidaturas de pré-candidatos a vereador em Teresina. Destes, pelo menos 15 nomes declararam patrimônio superior a meio milhão de reais. Pelo cinco deles já exercem cargo na Câmara e buscam a reeleição. Para composição desta lista o OitoMeia buscou o registro de candidatura de cada candidato e utilizou como critério de seleção os pré-candidatos a vereador que declararam bens acima de R$ 500 mil. A vereadora Graça Amorim (PP) apareceu em primeiro lugar na lista, com patrimônio de R$ 2,1 milhões. Ela não foi reeleita.

OUTUBRO

1-Kassio Nunes Marques é indicado por Jair Bolsonaro e assume no STF

Começaram em outubro (a posse foi em novembro) as especulações em torno do nome do piauiense Kássio Nunes Marques para assumir uma das vagas do STF (Supremo Tribunal Federal). Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, Marques, ais 48 anos, se tornou favorito para a vaga de Celso de Mello, que antecipou a sua aposentadoria. Humanista, religioso e de perfil conservador, Kassio Nunes ficou conhecido por uma gestão eficiente no TRF-1. Foi assim que, em síntese, fontes sondadas nos bastidores descreveram o juiz Federal. Mesmo sendo visto com uma certa desconfiança sobretudo pela bancada evangélica, que aposta em uma 2ª vaga, o piauiense garantiu a vaga de ministro do STF. Bolsonaro mantém relação com Kassio Marques desde os tempos em que era deputado. Segundo um integrante do primeiro escalão, é a ele que o presidente se referia quando disse que queria um ministro do STF que “bebe cerveja”.

Publicidade

2-Após separação de Luísa Sonza, Whindersson aparece com nova namorada

Em abril deste ano, o youtuber piauiense Whindersson Nunes anunciou a sua separação com a cantora gaúcha Luísa Sonza. E em setembro finalmente ele revelou a sua nova namorada, ainda que discretamente, pois tema super exposição da vida pessoal da amada. Maria Lina Deggan, de 21 anos, foi vista aos abraços e beijos com Whindersson Nunes no Amazonas, quando ele fazia gravações para um novo trabalho. Estudante de engenharia civil no Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI), com conclusão prevista para 2021, ela é vinda de uma família de classe média. Já trabalhou como revisora de tecidos em uma confecção e passou a ser promoter da casa de festas Shed Bar, em Balneário Camboriú, cidade a cerca de uma hora de Blumenau (SC). Até hoje os dois evitam muitos cliques juntinhos e mantêm uma certa discrição no relacionamento. Foi um dos assuntos mais comentados do ano.

3-Jovem de 20 anos, grávida de 8 meses, é morta em São José do Divino

A jovem Aparecida Fontenele, de 20 anos, grávida de 8 meses, morreu vítima de latrocínio (assalto seguido de morte) na cidade de São José do Divino no dia 21 de outubro. Mãe e bebê chegaram a ser levados ao Pronto Socorro, mas chegaram ao local sem vida. De acordo com o comandante da Polícia Militar da cidade, o sargento Benedito Vaz, ao OitoMeia, no momento do crime, a vítima estava com a mãe em um conhecido bar na cidade, localizado na entrada do município e gerido pela família. Dois criminosos adentraram o local encapuzados e exigiram os celulares das vítimas. Em seguida, os criminosos também tentaram roubar a motocicleta das vítimas. De acordo com Benedito Vaz, Maria Aparecida entregou os aparelhos aos criminosos. Mas resistiu quando eles sinalizaram que levariam a moto. “Quando ele iria subir na moto ela teria pego um cabo de vassoura e bateu nele, na cabeça. Foi nesse momento que o criminoso se virou e disparou contra ela”, explicou. A  morte chocou o município e ocorreu no mesmo dia em que o Anuário da Segurança Pública registrou um aumento de 6,6% em Crimes Violentos Letais e Intencionais no Piauí.

NOVEMBRO

1-Eleições municipais atrasadas por conta da pandemia

Publicidade

Foi uma eleição completamente atípica, cheia de restrições e com um grande número de abstenções. Geralmente acontecendo no começo de outubro, desta vez foi realizada na segunda metade, precisamente no domingo de feriado de 15 de novembro. Com direito a um 2º turno em Teresina onde o candidato apoiado pelo atual prefeito Firmino Filho (PSDB), com toda a estrutura do Palácio da Cidade, perdeu de goleada para o candidato da oposição, Dr Pessoa (MDB), que já vinha de duas derrotas consecutivas (em 2016 para prefeito e em 2018 para governador). Evitando debates e assumindo seu jeito mais simples de ser, Dr Pessoa superou tudo e a todos e obteve um total de 236 mil votos. 62,31% do total de votos, derrotando Kleber Montezuma (PSDB) com uma diferença de quase 100 mil votos.

2-Walteres Arraes morre após cerca de um mês internado

Morreu no dia 11 de novembro de 2020 o jornalista Walteres Arraes, aos 66 anos. Ele foi vítima de uma parada cardíaca. Ex-profissional de várias empresas de comunicação no Piauí, Walteres se especializou em jornalismo esportivo, a frente do principal programa do setor na TV Clube (afiliada da Globo). Walteres Arraes estava internado há pouco mais de um mês no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com um grave quadro de pneumonia. Fez testes para saber se tinha pego Covid-19, mas deu negativo. Seguiu com alguns sintomas e internado na UTI, até ser transferido para UPA do bairro Promorar, zona Sul. Com o quadro de saúde se agravando, foi levado de volta para o HUT, onde não resistiu a uma parada cardíaca. Segundo a filha de Walteres Arraes, a também jornalista Suzane, o velório foi restrito à família. Walteres Arrais comandou a editoria de esportes da TV Clube. Passou quase 40 anos na afiliada da Rede Globo no Piauí, até deixar a emissora numa situação que foi parar na Justiça. De lá, passou a atuar na editoria de política, assumindo como comentarista na TV Meio Norte. Atualmente estava trabalhando na TV Assembleia e fazia alguns projetos particulares, além de cerimonialista freelancer.

3-Luzes no céu de Teresina intrigam moradores; tratava-se de foguetes chineses

A noite do dia 23 de novembro deixou teresinenses e moradores de outras cidades e estados intrigados em todo o Nordeste do Brasil. Luzes piscando foram vistas e causaram reações especialmente nas redes sociais. Não foram poucos os que acreditavam ser algum tipo de OVNI. Vídeos e fotos foram compartilhados em vários grupos de WhatsApp. Inicialmente a suposição era de que tratavam-se de satélites do Projeto Starlink. Posteriormente confirmou-se que nada mais era que o Sino-europeia (Chinesa e Europeia). Era algum foguete chinês (Longa Marcha 5), tracking europeu, lançado através da base de Kourou na Guiana Francesa. Vários estados do Brasil viram as mesmas luzes no momento de seu lançamento.

Publicidade

DEZEMBRO

1- Irmão de candidato a vereador é executado a tiros em loja de carro em Teresina

Um crime que chocou Teresina ocorreu no começo deste último mês do ano. Francisco Ismael Rodrigues Soares foi executado a tiros na Avenida Barão de Gurgueia, no bairro Vermelha, zona Sul de Teresina. O crime aconteceu na tarde desta quarta-feira (02/12) em frente a uma revendedora de veículos. De acordo com a Polícia Militar, pelo menos dois criminosos encapuzados chegaram atirando na vítima que estava dentro de um dos carros que estava exposto na loja. Um dos irmãos da vítima, conhecida como Mirim Playboy, foi candidato a vereador por Teresina na última eleição. Ainda de acordo com a polícia, o homem já vinha recebendo ameaças. Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) compareceram ao local em busca de informações que levem aos criminosos e a motivação do assassinato. O caso está sob investigação.

2-Tio dos Bombons morre e sua história é contada pelo OitoMeia

No dia 12 de dezembro morreu João Luís do Nascimento, de 55 anos. Mais conhecido como “João dos Bombons”, ou “Tio dos Bombons”, ele era bastante conhecido das noites de Teresina. O OitoMeia fez uma matéria especial contando a sua história. Foi a matéria mais acessada do mês. A matéria se baseou em uma imagem compartilhada nas redes sociais que informava a sua morte. O que fez com centenas de pessoas em todo o Piauí lamentassem. “Meu Deus, eu comprava muito Halls e Trident com ele nas festas de Teresina”, lembrou um. “Estou perplexa. Quando eu saía com minhas amigas das festas, era ele quem salvava a gente, pedia o taxi”, comentou outra. A foto e mensagem compartilhada viralizou. E vinha com um pedido de ajuda. Mais que “Tio dos Bombons”, João era um paizão e ajudou a construir o que é hoje o campinho do Taquari, na zona Leste de Teresina.

3- Dr Pessoa se com secretários e define metas para 100 primeiros dias de gestão

Publicidade

O prefeito eleito Dr Pessoa (MDB) se reuniu pela primeira vez no último dia 28 de dezembro com a equipe de secretários que integrará a nova gestão em Teresina. De acordo com o escolhido para pasta da Comunicação, o jornalista Lucas Pereira, a reunião aconteceu de forma virtual, uma decisão de Pessoa como forma de conter a disseminação da Covid-19, após o aumento de casos no Piauí. Durante a pandemia, os eventos em modalidade remota devem ser um constante na gestão do médico. A discussão promovida durante o encontro da gestão emedebista teve três principais pontos: uma análise sobre a situação das pastas entregues pela administração de Firmino Filho (PSDB), o repasse de orientações para os secretários e a definição de metas para os 100 primeiros dias do governo. De acordo com o jornalista, o primeiro passo será a avaliação do diagnostico dos relatórios feitos sobre as secretarias.

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS