Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Saúde de Picos retoma atividades da Clisam e marcação de exames para gestantes

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos retomará, na próxima quinta-feira (28), as atividades da Clínica Integrada de Saúde da Mulher e marcação de exames, apenas para gestantes de médio e alto risco do município e de todo o território do Vale do Guaribas, o qual compreende mais 41 cidades.

De acordo com Viviane Araújo, coordenadora da Clisam, só serão atendidas na clínica as gestantes que possuírem características que as enquadrem em casos de média e alta complexidade.

“Receberemos gestantes com diabetes, hipo ou hipertireoidismo, síndromes hipertensivas, trombofilias, má formações, HIV positivo, gemelaridade, obesidade e comorbidades associadas. Se a gestante não se apresenta em nenhuma das características citadas, deve manter o pré-natal na sua unidade básica de saúde”, informou.

Viviane Araújo, coordenadora da Clisam

Viviane confirmou que o atendimento será apenas para gestantes e que deverão ser previamente marcados pelas enfermeiras dos Postos de Saúde da Família, a fim de que não haja aglomerações.

“Esses atendimentos serão exclusivamente obstétricos, destinados a gestantes de médio e alto risco. Nosso atendimento acontecerá de maneira especial, se enquadrando aos protocolos da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, os quais requerem cuidado redobrado a fim de se evitar a proliferação e contágio do vírus da Covid-19. Os agendamentos serão feitos exclusivamente pelos agentes de saúde. As enfermeiras de outros municípios entrarão em contato, remotamente, para que o fluxo de atendimento seja programado e controlado”, disse.

Publicidade

Imagem: Jaqueline Rajner

A coordenadora informou que as gestantes entraram para o grupo de risco e que, por isso, é preciso manter todos os cuidados possíveis para resguardar a integridade de saúde das mesmas e de seus bebês.

“As gestantes entraram no grupo de risco para contaminação da covid-19. Portanto, o momento pede, de toda a sociedade, bastante prudência para que o fluxo aconteça de forma satisfatória e que mantenha mãe e filho em segurança contra a doença. Por isso apelamos para que os municípios que vão enviar gestantes que não as mandem em vans lotadas, para evitar que elas possam adoecer”, apelou.

A Clisam funcionará às segundas e quintas, a partir das 13h00 até o fim dos atendimentos programados para o dia em questão. Fica determinado ainda que a gestante não pode levar consigo nenhuma criança, e acompanhante só será permitido se realmente for indispensável.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS