Connect with us

Caridade do Piauí

Artistas de Caridade do Piauí realizam live cultural e mostram talento; veja fotos e vídeo

Publicado

em

“Garimpando Cultura em Caridade”. Esse foi o tema da Live Cultural realizada pela Prefeitura de Caridade do Piauí, através da Secretaria Municipal de Cultura, na noite deste sábado, dia 26 de julho, com a participação dos trabalhadores culturais do município que foram contemplados pela Lei Aldir Blanc.

O município, na gestão do prefeito Toninho, aderiu à Lei e recebeu 50 mil reais, montante que foi distribuído entre os trabalhadores da cultura como auxílio emergencial para amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia do Covid.

Com as medidas de distanciamento social adotadas como forma de prevenção à transmissão da Covid, artistas musicais, por exemplo, não puderam mais realizar shows, e, consequentemente, sem receitas. Depois de contemplados com o auxílio, em contrapartida, os artistas realizaram a live, e ofereceram ao público, via internet, um verdadeiro show artístico cultural.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Caridade no Piauí no Youtube e teve a apresentação de diversos artistas musicais, apresentação de dança junina e exposições de produtos do artesanato local feito com palhas, artesanato tradicional, culinária tradicionais, crochês, dentre outros, todos produzidos por trabalhadores locais.


Assista a live

Publicidade

Kell Sousa e Fábio Forrozeiro, artistas que foram beneficiados pelo auxílio emergencial e se apresentaram na Live, falaram sobre o momento vivido.

“Nós, que trabalhamos com a música, estamos entres os mais afetados pela pandemia, principalmente os pequenos. Sem poder cantar, estamos ‘empurrando com a barriga’, como diz o ditado. A gente vive de música. É o que eu sei fazer. Então, a gente tá tendo que se virar de outro jeito. E esse auxílio chegou na hora que a gente estava mais precisando, e tenho certeza que ajudou muita gente, os cantores, a cultura no geral”, disse Kell.

Cantor Kell Sousa

Ele falou da alegria de poder se apresentar e levar entretenimento às pessoas. “Foi bom poder fazer um show depois de tanto tempo parado e poder levar alegria e entretenimento à população de Caridade e de outros lugares, que também puderam assistir pela internet. Quero agradecer ao prefeito Toninho, o secretário de Cultura, Jaciel, por estar fazendo essa live, dando valor aos cantores, a toda a cultura de Caridade”, pontuou.

Cantor Fábio Forrozeiro

Feliz em poder voltar aos palcos, o cantor Fábio Forrozeiro agradeceu. “A gente só tem a agradecer a todos que estavam em casa assistindo a live cultural, prestigiando a mim e a todos os companheiros artistas da terra. Só tenho a agradecer a toda equipe que organizou essa live. Parabenizo também o prefeito da minha cidade, Toninho de Caridade, que sempre está abrindo espaço, dando oportunidade para os pequenos artistas”, disse.

Jaciel, secretário de Cultura; Edson Ribeiro, assessor técnico; e o prefeito Toninho

Jaciel Coelho, secretário de Cultura de Caridade do Piauí, enalteceu o apoio do prefeito Toninho e destacou a importância do apoio financeiro ao artistas. “Esse benefício veio pra ajudar os artistas em meio à crise que estamos passando por conta da pandemia, e serve, também, para dar mais incentivo ao meio cultural, tanto da cultura mais antiga, como também aos novos talentos que estão surgindo e chegando pra abrilhantar” disse

Publicidade

O prefeito Toninho de Caridade esteve presente na Live, e falou da alegria em proporcionar esse momento de entretenimento e de valorização da cultura local. “O sentimento é de alegria em podermos proporcionar esse momento de valorização da nossa cultura, com os artistas da nossa terra mostrando o seu trabalho e levando entretenimento para a população que estava em casa. Com esse momento de pandemia, tivemos que usar os recursos tecnológicos para levar esse show para as pessoas em suas casas”, disse.

Prefeito Toninho de Caridade

O gestor destacou a importância de se resgatar e valorizar a cultura local. “E pra incentivar ainda mais, esses produtos do artesanato que foram expostos aqui, o município vai adquirir como forma de dar mais incentivo ao produtor, o trabalhador da cultura. Isso é coisa nossa e a gente tem que dar apoio e valorizar aquilo que é genuinamente de Caridade”, pontuou.

O prefeito Toninho colocou, também, que o município continuará apoiando a cultura local e já tem planos. “O nosso mercado público foi todo revitalizado e agora temos um espaço apropriado para essas ações de promoção da nossa cultura. A gente está com os planos de, logo que passar a pandemia, sendo possível, queremos fazer o forró na feira nas segundas com os artistas da terra. Junto com a Assistência Social e o CRAS, vamos resgatar a questão do forró dos idosos, dentre outras ações”, disse.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS