Connect with us

GERAL

Documentário narra a história de mãe e filho que lutam contra o diabetes na zona rural de São Julião; veja o vídeo

Publicado

em

O webdocumentário “Retrato: O Brasil que depende de insulina” narra a luta diária de uma mãe e dois filhos que vivem na zona rural da cidade de São Julião, no Piauí.

Produzido por Heloisa Soave através da pesquisa de Tiago Mattar e entrevistas de Tom Bueno, o documentário está disponível no Youtube no Canal Um diabético. A produção é assinada pelo ex-jornalista da TV Record, repórter Tom Veiga.

Josefa Antônia de Sousa, mãe de Wemersson de 07 anos e Jéssica de 02 anos de idade, enfrenta, praticamente sozinha, os percalços do semiárido piauiense, residindo no povoado Piaus, zona rural de São Julião.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-11-17-at-10.10.58-1024x496.jpeg

Ela, é uma das que, quando amanhece o dia sai para pegar água na cisterna e armazenar em garrafas para usar nos afazeres do dia a dia. Muitas famílias dependem do abastecimento do poço que por sua vez se torna insuficiente por conta da grande demanda. Como alternativa a água da chuva é encanada para dentro da cisterna. “Vai caindo a água nas telhas e a gente vai armazenando”.

Quando o período de chuvas é bom a água está garantida para o consumo em boa parte do ano, mas quando as chuvas são insuficientes, é necessário comprar água em carros pipa.

O diagnóstico

Josefa é mulher que pensa na vida dela e dos filhos, e diante de todas as dificuldades estuda no curso de Administração. Já na reta final, soube que Wemersson foi diagnosticado com diabetes do tipo 1. Daí então ela decidiu abrir mão do estágio para cuidar e se dedicar ao tratamento do filho.

Além da diabetes na vida cotidiana do filho tem outras barreiras a ser enfrentadas na rotina: a falta de água e também a falta de energia que contribui com a perda de insulinas.

O medicamento não pode ficar por muito tempo fora da geladeira. Por falta de energia Josefa liga o eletrodoméstico em uma extensão puxada de outra casa. A família não conseguiu instalar energia elétrica em casa e o programa Luz para Todos ainda não alcançou a residência de Josefa.

Batalhadora sempre buscou também informações sobre a doença do filho para melhorar o tratamento.

Publicidade

Alguns exames ela conseguiu fazer de forma particular devido a demora do Sistema Único de Saúde (SUS).

Wemersson j´a passou mal por Hipoglicemia baixa e para saber como tratar, ela – a mãe – conseguiu pesquisar na internet.

“É uma coisa que tenho que estar todo dia naquela mesma missão. Tem que estar aplicando insulina”.

Josefa é mãe, professora de Wemersson, e cuidadora também. O dia é dividido em cuidar dos filhos – da criança de 02 anos – e ensinar Wemersson. À noite já tentando driblar o cansaço tem que cuidar nas suas atividades estudantis.

Ao contar um pouco da sua trajetória ela chora emocionada. Ela cuida da casa sozinha. O esposo mora no interior de São Paulo, na cidade de Paulínia, há quase dois anos. Lá ele trabalha e, de seu ganho, de aproximadamente um salário mínimo tira o que dá para ajudar com as despesas da esposa em São Julião, município situado a 400 quilômetros de Teresina.

A equipe produtora do documentário conseguiu entrar em contato com o esposo, distante, que revelou a saudade da mulher e dos filhos.

Equipe fala com o esposo através de videochamada

“É quem me incentiva mais. Se eu não já desisti há muito tempo da vida foi “mode” dele porque é muitas dificuldades, muita saudade”, revela Josefa no documentário.

Dias depois da visita da equipe, o esposo Maciel faz uma visita surpresa à família em São Julião.

Josefa também contou que depois que foi gravado o documentário, a vida da família mudou e passaram a receber alguma ajudas. O tratamento do filho tem agora acompanhamento do médico Rodrigo, bem como de duas nutricionistas.

Assista mais sobre a vida da família de São Julião no documentário “Retrato: O Brasil que depende de insulina”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS