Connect with us

GERAL

Estudantes do Piauí têm até sexta-feira (7) para confirmar matrícula presencial na rede estadual; aulas previstas para 1º de fevereiro

Publicado

em

Os estudantes que realizaram a etapa de matrícula on-line para ingressar na rede estadual de educação do Piauí, para o ano letivo de 2022, devem efetivar a etapa de confirmação presencial até a próxima sexta-feira (7). A previsão é que as aulas retornem na primeira semana de fevereiro, mas ainda não está definido o modelo a ser adotado.

Os alunos devem comparecer na escola escolhida durante a matrícula online, depois de realizar um agendamento em atendimento ao Protocolo Sanitário com medidas para evitar a disseminação da Covid-19.

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Maria José Mendes, faz o chamamento da comunidade escolar para efetivar a matrícula, que corresponde ao registro em livro de matrícula, ficha individual e a entrega da documentação exigida no Edital.

“Neste início de 2022 iniciamos, nesta segunda-feira (3) e iremos até à sexta-feira (7), a nossa segunda etapa de matrícula, que é a confirmação presencial, conforme o edital. Chamamos toda a comunidade escolar, os pais e responsáveis e os estudantes maiores de 18 anos, para que reúnam todos os documentos conforme a modalidade da etapa inscrita e se dirija às nossas unidades escolares e centros de ensino para fazer sua confirmação de matrícula”, declara.

Para que o estudante tenha a opção de escolher a unidade que deseja estudar, as duas etapas devem ser feitas no período determinado pela Seduc.

Publicidade

O período de inscrição on-line esteve disponível até o dia 30 de dezembro de 2021, a ser realizado pelos pais ou responsáveis (em caso de menores de 18 anos) ou o próprio aluno (maior de 18 anos) por meio da internet.

Para os alunos que já estudavam nas escolas públicas estaduais, a renovação da matrícula foi realizada automaticamente, no período de 1º a 15 de novembro de 2021, e não será necessário se deslocar até a escola para fazer renovação.

Início das aulas

As aulas da rede estadual de educação terão início dia 1º de fevereiro de 2022. A Secretaria Estadual ainda não definiu se as aulas seguirão modelo online, híbrido ou totalmente presencial.

“O (planejamento) pedagógico segue as orientações do Comitê de Operações Especiais (COE), se não tiver nenhum decreto proibindo, as aulas retornam de forma presencial nas escolas que têm autorização para adotar o modelo. Essa é a previsão”, informou a assessoria de comunicação da Seduc.No entanto, a expectativa do secretário da Educação, Ellen Gera, é a retomada de todas as aulas no ambiente escolar, com 100% dos estudantes voltando para o chão da escola.

As definições do modelo adotado só serão definidas na segunda quinzena de janeiro, após encerrarem as matrículas. Ainda não há informação se será exigido comprovante de vacinação, “mas não temos visto resistência na vacinação dos estudantes”, relata a Seduc.

Publicidade

Rede municipal de Teresina

Já na rede municipal de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) ainda não tem datas e modelos definidos para o retorno das aulas. Segundo a Semec, uma reunião será realizada somente na próxima semana.

As matrículas estão abertas somente para as crianças de 4 e 5 anos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). As matrículas para o Berçário, Maternal I e Maternal II serão anunciadas posteriormente.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS