Connect with us

GERAL

Fabricação de alimentos é a principal atividade industrial do Piauí, revela pesquisa do IBGE

Publicado

em

A fabricação de produtos alimentícios é a principal atividade industrial no Piauí, segundo a Pesquisa Industrial Anual (PIA), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quinta-feira (21). Em 2020, esta atividade gerou 47,6% do Valor de Transformação Industrial (VTI), que corresponde à diferença entre o valor bruto da produção industrial e o custo com as operações industriais.

Depois da fabricação de alimentos, a segunda atividade mais representativa do estado é a fabricação de bebidas, que gerou 17% do VTI e, em seguida, a metalurgia, com a participação de 6,1% do VTI no estado. No ano de 2020, o Piauí gerou R$ 2,6 bilhões de VTI.

Baixa na indústria na pandemia

O setor industrial, assim como muitos setores econômicos, foi prejudicada pela pandemia da Covid-19. Em 2020, no primeiro ano da pandemia, a indústria piauiense registrou baixas na quantidade de endereços de atuação e de trabalhadores.

Segundo a PIA, 36 unidades industriais saíram de atuação entre 2019 e 2020 no estado, registrando uma queda de 2,9% no quantitativo. Em relação ao número de trabalhadores da área, a queda foi de 5,3%. Isso significa que 1,5 mil pessoas perderam seus postos de trabalho neste período.

A quantidade de pessoal ocupado neste setor em 2020 é a menor dos últimos 10 anos. O maior número de trabalhadores foi registrado em 2013, quando havia 30,7 mil pessoas atuando em indústrias piauienses.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS