Connect with us

GERAL

Gestão de Dr. Corinto implanta o Programa Proteja em Marcolândia; fotos

Publicado

em

Mais uma ação voltada para os cuidados com a população de Marcolândia está sendo desenvolvida no município pela gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos, e do vice-prefeito Valmir de Juracy, através das Secretarias de Saúde e Educação.

A gestão lançou nesta terça-feira (06), o Programa “Proteja” que trabalha a prevenção contra obesidade em alunos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

As ações são desenvolvidas por meio de palestras educativas voltadas para os cuidados, orientações dos profissionais que formam a Câmara Técnica, além de avalições de peso e altura, consumo de alimentos, entre outros.

Na solenidade de lançamento do programa na Câmara Municipal, o prefeito Dr. Corinto Matos, fez a entrega de balanças digitais para auxiliar no trabalho de avaliação de peso do público-alvo, ocasião que esteve junto com a primeira-dama e secretária de Educação, Auxília Matos, e a secretária de Saúde, Domitília Alencar.

Prefeito Dr. Corinto

A secretária de Educação, Auxília Matos, em contato com a redação do Cidades na Net, agradeceu pelo empenho do prefeito e de todos os profissionais envolvidos no programa.

Secretária de Educação Auxília Matos ao lado direito da imagem

“Cuidar de nossas crianças é uma missão nossa como gestores escolares e graças a Deus aos poucos a gestão do prefeito Corinto está desenvolvendo ações para isso, seja na saúde, na educação, na assistência social. Vamos continuar nosso trabalho sempre com o propósito de favorecer a sociedade de nosso município”, destacou Auxília.

Domitília Alencar, que é secretária de Saúde, enfatizou que os profissionais do programa desenvolvem um brilhante trabalho.

Domitília Alencar ao lado direito da imagem

“A gestão de Corinto com a união de todos os profissionais, especialmente nesta causa, que são os da saúde e educação, está dando uma outra roupagem ao município. Parabéns a todos e que continuem em prol das pessoas”, falou Domitília.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, nutricionista Severiano Gomes, técnico responsável do programa, o projeto é uma estratégia de prevenção à obesidade infantil lançado pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

“Marcolândia e mais outros municípios do Piauí aderiam a causa. Na nossa cidade foi criada uma câmara técnica formada por vários membros de organizações governamentais e não governamentais, que elaboraram um plano de ação com objetivos e metas a serem alcançados”, destacou.

A nutricionista Tuanny enfatiza que o desenvolvimento de ações têm como finalidade reverter os casos de sobrepeso e obesidade no município e alerta para o risco de outras doenças.

“A  obesidade infantil é um problema grave que ocasiona diversos outros problemas na vida das crianças e também dos jovens e adultos e a atenção primária é um espaço privilegiado para identificar precocemente esse ganho de peso excessivo e fazer o acompanhamento correto dessas crianças para evitar que essas complicações aconteçam”, destacou.

A nutricionista acrescentou ainda que no município está sendo desenvolvido o Programa Crescer Saudável desde o ano de 2021.

“É um programa nacional que se baseia em um conjunto de ações implementadas no município com o objetivo de combater o enfrentamento à obesidade infantil”, frisou.

Na solenidade estiveram presentes além das autoridades supracitadas os profissionais das Secretarias de Saúde, Educação, Cultura; Igrejas; os adolescentes do NUCA; vereadores, entre outros.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS