Connect with us

GERAL

PIAUÍ | Como Gilbués, de deserto, se transformou em paraíso das águas

Publicado

em

Os habitantes de Gilbués (900 km de Teresina) não gostavam de que o Brasil e o mundo destacasse que a cidade tinha um deserto, que avança cada vez mais para a zona urbana da cidade.

Esforços da população, de Organizações Não-Governamentais, cientistas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), e um prefeito jovem e antenado, Leonardo de Morais Matos (MDB), transformaram a cidade em paraíso das águas com a descoberta de cachoeiras do Encontros dos Rios Uruçuí Preto e Uruçuí Vermelho, a cachoeira do Morro D’Água, de onde sai do morro uma água azul e água verde, e a cachoeira de Santa Luzia de águas translúcidas e azuis.

Região possui belíssimas cachoeiras

“Também tem a Cachoeira do Rio Salinas, de onde sai uma água borbulhante e branca”, afirmou Vilnete Araújo, do Hotel Oásis, de Gilbués.

Região possui belíssimas cachoeiras

Foto por drone mostrando o plantio de bananeira atrás da desertificação. Foto: Danilo

Prefeito do município, Leonardo de Morais, destaca projeção do parque solar.

Além das cachoeiras, em áreas que eram desérticas de Gilbués, o secretário municipal de Agricultura, Fabriciano Corado Neto, mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), fez um plantio experimental de girassol, que foi um sucesso e atraiu turistas dos municípios da região Sul do Estado para tirarem séries.

Publicidade

Foto: Reprodução

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS