Connect with us

Alagoinha do Piauí

Prefeito de Alagoinha investe em melhorias na Educação com o programa PRO Alfabetização na Idade Certa

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, na gestão do prefeito Jorismar Rocha, lançou nesta quinta-feira (04), o programa PRO Alfabetização na Idade Certa.

O objetivo do programa é assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático. Dessa forma sejam detentores de habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

A solenidade de lançamento aconteceu na Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha (Anexo). O programa, em Alagoinha, será coordenado pela professora Janaiane Anjos com apoio das formadoras, professoras Vanja e Aucirlândia Rocha.

Da esq.: p/ dir.: Formadoras Vanja e Aucirlândia ao lado da coordenadora Janaiane

A coordenadora Janaiane Anjos explica que o programa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, em parceria com os municípios e visa a alfabetização de crianças na idade por meio de um ciclo formativo que envolve todos os gestores municipais, professores e alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

“Esse programa ele vem para potencializar a alfabetização e o letramento das nossas crianças visando trabalhar a equidade baseado nos princípios que o currículo do Piauí e a BNCC traçam”, explicou a coordenadora.

O prefeito Jorismar e a secretária de Educação, Anatália Rocha, assinaram um pacto pela alfabetização na idade certa para Alagoinha do Piauí.

“Quando soubemos do programa nos interessamos por ele, tendo em vista melhorar o ensino de nossos alunos. Parabenizo o governador Wellington Dias por essa iniciativa tão importante”, falou Jorismar por telefone elogiando a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Por meio deste pacto objetiva-se traçar estratégias, levar formações e propostas de aprendizagem aos professores e, posteriormente, os professores levarem aos alunos para juntos conseguirem atingir o objetivo que é alfabetização na idade certa e a preparação dos alunos para as avaliações externas através do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI).

Publicidade

O processo de formação da equipe Pro Alfabetização no município de Alagoinha foi realizado através de processo seletivo do Estado que resultou com a seleção dos formadores e da coordenadora.

“Como coordenadora municipal fico muito feliz de estar participando desse programa e poder repassar todo o ciclo formativo. Estou agradecida a todos pela presença e confiança nesta nossa primeira formação. Me sinto empolgada e preparada para juntos continuarmos traçando o melhor para educação das nossas crianças em Alagoinha”, concluiu a coordenadora Janaiane.

O PRO Alfabetização na Idade Certa foi instituído pela Lei 7.453 de 2021, através do governo do Piauí e é composto por cinco eixos: Fortalecimento da Aprendizagem; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, Articulação e Incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento.

O programa apresenta também três competências que são: Leitura, Escrita, Letramento Matemático e Habilidade para avanço nos estudos de forma autônoma.

A secretária de Educação, Anatália Rocha, otimista, disse que o programa chegou na hora certa. “Em breve voltaremos com nossas aulas presencias e é um suporte para professores e alunos”, disse.

Ao Cidadesnanet.com, por telefone, a secretária Anatália, parabenizou toda equipe de professores alfabetizadores e teceu elogios aos docentes da Secretaria Municipal de Educação. “É uma equipe que trabalha com determinação. Minha gratidão aos docentes da secretaria é imensa. Estamos em mais uma etapa buscando otimizar o ensino no nosso município para que futuramente a curto, médio e longo prazo, tenhamos bons resultados e assim proporcionemos ensino de qualidade. O ensino de qualidade beneficia nossos alunos em todos os níveis educacionais”, finalizou Anatália.

Secretária de Educação de Alagoinha do Piauí Anatália Rocha

No evento estiveram presentes, além da secretária e formadores do programa, diretores, professores e demais gestores escolares.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS