Connect with us

GERAL

Professores da UFPI desenvolvem jogos virtuais infantis sobre o coronavírus

Publicado

em

O Programa de Educação Tutorial  – PET – ligado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí desenvolveu o CORONAGAME,  um conjunto de jogos virtuais educativos para entreter as crianças durante esse período em que elas se encontram afastadas da escola e estão tendo que passar o dia inteiro dentro de casa. O projeto foi coordenado pela professora Hilda Mara que pensou em uma maneira de levar um pouco de atividade lúdica para ajudar as crianças a enfrentarem a ausência da escola e dos colegas de sala durante a pandemia da covid-19.

Ao todo, são seis jogos, todos de alguma forma ligados à covid-19, mas sempre com o foco na diversão e na brincadeira, para não causar mais estresse ainda nas crianças, como relata a professora Hilda. São jogos interativos que prendem a atenção dos pequenos e estimulam a sua coordenação motora, memória, raciocínio lógico e criatividade. “O bom é que eles podem ser jogados tanto individualmente, quanto com os pais e irmãos, proporcionando a integração familiar em um sentido bem positivo, proporcionando o fortalecimento dos afetos ”, conta a professora.

Um deles, o Jogo do Labirinto, mostra o caminho a ser percorrido até encontrar a pia para que o vencedor possa lavar as mãos, e conquiste dupla vitória: no jogo e na doença, já que a lavagem das mãos com água e sabão é uma medida reconhecidamente eficaz no combate à covid-19. Em outro jogo, semelhante ao mundialmente famoso “Onde está Wally?”, o jogador é levado a procurar a imagem do vírus em meio a um monte de carinhas. .

O jogo pode ser baixado gratuitamente no Gdrive (https://is.gd/CoronaGames ) e também  pode ser localizado por meio do instagram do Programa de Educação Tutorial : pet_pedagogia . Mais um recurso para oferecer diversão às crianças enquanto a crise não passa.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS