Connect with us

GERAL

Programa Criança Feliz de Marcolândia trabalha sobre saúde mental no período gestacional

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Marcolândia, através do Centro de Referência da Assistência Social e do Programa Criança Feliz, realizou nesta quarta-feira, 10 de novembro, o terceiro encontro com gestantes. Na ocasião foi trabalhado pela psicóloga do CRAS, Eribetânia Carvalho, o tema “Saúde mental no período gestacional”.

Dentro do tema, Eribetânia falou sobre os sintomas considerados normais (medo, ansiedade, questionamentos entre outros) que a mulher sente durante a fase gestacional e os que podem acontecer de forma mais intensa como o “Baby Blues” e a depressão pós-parto.

Ela também alertou sobre sinais e sintomas e os locais que as pessoas podem buscar ajuda. Ainda na palestra a psicóloga falou um pouco como funciona o tratamento.

O Programa Criança Feliz acompanha gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade com objetivo de estimular o desenvolvimento integral da criança e criar vínculos afetivos desde a gestação.

É realizada visita uma vez no mês em domicilio das gestantes e uma visita à domicilio das crianças uma vez na semana. De acordo com a psicóloga os usuários com deficiência recebem as visitas a cada quinze dias “e com as gestantes é realizado um encontro por mês, no prédio do PCF, onde abordamos temas relevantes de acordo com a demanda solicitada pelas mesmas”.

O secretário de Assistência Social, José Valdemiro, o Birica, explica que para a gestante participar do programa tem que estar cadastrada no CadÚnico do CRAS de Marcolândia.

Publicidade

Birica esclareceu que há nova perspectiva de ampliação da lista com a inclusão de novos beneficiários devido ao atendimento das determinações dos órgãos de controle em saúde.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social através do CRAS que tem como coordenadora, a assistente social Valéria Castro, o governo federal ampliou a meta do PCF e ofertou mais cem famílias ao município.

A gestão municipal já autorizou o termo de adesão e agora está em curso de acordo com os trâmites legais que já estão em fase final.

Assistente social e coordenadora do Cras de Marcolândia, Valéria Castro.

“Assim que concluídos, passaremos a atender um maior número de famílias ainda esse ano. A ampliação desse número de vagas se deu por conta do bom êxito de trabalho do programa no município que conseguiu atingir as metas de atendimento seguindo todas as orientações da OMS, e a frequência de público não caiu apesar da pandemia. Isso mostra que o município teve uma melhora significativa em atendimento aos usuários desse programa abrindo margem de ampliação de vagas no programa”, destacou a coordenadora do CRAS, Valéria Castro.

Os interessados em participar do programa devem procurar o CRAS ou o prédio do Programa Criança Feliz do município.

Facebook

MAIS ACESSADAS