Connect with us

Água Doce do Maranhão

Saúde de Água Doce realiza ações de prevenção ao câncer de colo de útero

Publicado

em

Na quinta-feira (23), a equipe de Estratégia de Saúde da Família de Cana Brava, em Água Doce no Maranhão, realizou um encontro para falar sobre o Março Lilás, campanha de prevenção do câncer de colo de útero.

O evento aconteceu no posto de saúde do povoado, e teve como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados acerca da prevenção e combate a doença,

A ação contou com apoio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o estagiário do Curso Técnico em enfermagem, do instituto TECNORT Cana Brava e do enfermeiro Rodolfo Victor.


Na ocasião, foi realizada uma palestra com o tema “A importância da realização do exame preventivo”, e a coleta de exame citopatólogico preventivo com entrega de medicamentos, além de serem disponibilizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, Aferição de P. A e Glicemia Capilar.

O enfermeiro da UBS, Rodolfo Victor, destacou a importância do evento na promoção de saúde da população. “O intuito é de mobilizar as mulheres a se cuidarem, a realizar o exame preventivo regularmente, buscando sempre o melhor para sua saúde, principalmente, as mulheres na faixa de 25 a 64 anos”, disse.


Rodolfo também informou que esta é a primeira vez que a ação aconteceu na UBS de Cana Brava, mas que já havia sido realizada em outros bairros do município.

A coordenadora da Saúde da Mulher da cidade, a enfermeira Liandra Araújo, esteve presente no evento e falou sobre a importância de trabalhar a Campanha Março Lilás. “Nosso intuito é alertar as nossas mulheres sobre o risco da doença, bem como realizar atividades de prevenção com informações e a coleta de exame citopatológico, também entregamos pomadas ginecológica, medicamentos e sabonetes íntimos, além da palestra para melhor orientá-las. Março Lilás é o mês da conscientização e combate ao câncer de colo de útero e buscamos encorajar as mulheres do nosso município para que elas sempre procurem a unidade de saúde para realizar os seus preventivos”, informou.


Segundo pesquisas feitas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022, o Maranhão apresentou cerca de 800 casos da doença.

Mais fotos:

Fotos: ASCOM – Prefeitura Municipal de Água Doce do Maranhão

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS