Connect with us

Jacobina do Piauí

JACOBINA | Com produção recorde de 95 toneladas, JACOMEL premia apicultores que mais produziram em 2022

Publicado

em

A Associação Municipal de Apicultores de Jacobina do Piauí (JACOMEL), bateu um novo recorde de produção em 2022. Com aumento de 50% na produção em relação ao ano passado, a Associação produziu este ano 95 toneladas de mel, superando sua maior marca, que era de 63.560 kg de mel produzido no ano de 2020.

Com essa a produção, a Associação teve um rendimento de cerca de 1, 4 milhão de reais, tornando a apicultura, uma importante fonte de geração de renda para diversas famílias de Jacobina.

No último sábado, 24 de dezembro, a JACOMEL, premiou os apicultores associados com maior produção. A solenidade de premiação aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacobina e além dos filiados da JACOMEL, o evento foi prestigiado por autoridades municipais.

Antes da premiação, foi realizada a última a assembleia do ano, quando foi realizada a prestação de contas da Associação. O momento foi conduzido pelo presidente da JACOMEL, Adelson de Sousa, que explanou sobre todas as receitas e despesas da Associação no ano de 2022.

Segundo ele, dentre todos os gastos e investimentos realizados, a Associação encerrou o ano com saldo positivo de mais de R$ 9 mil, que somado a saldo no ano anterior soma um valor total de mais de R$ 22 mil.

Durante a solenidade, foram premiados os dez apicultores que mais produziram no ano de 2022, além das placas, os agricultores ganharam brindes, que foram doados pela JACOMEL e por vários parceiros da Associação.

O 1º colocado com 5. 478 kg produzidos, é o apicultor Benevaldo Oliveira; o 2º lugar é José Marcos com 5. 376, 5 kg; Jaqueline Fernandes produziu 3. 968, 5 kg e ficou em 3º lugar; na 4ª posição a apicultora Valdelice Margarida com 3.427 kg; a produção de 3. 305 kg levou Josivan de Sousa ao 5º colocado; no 6º lugar ficou o apicultor Isieldo Carvalho, que produziu 3. 208, 5 kg; na 7ª colocação ficou Joan Rocha como 3. 042, 5 kg; José Isidorio produziu 3.012 kg e ficou em 8º lugar; na 9ª posição ficou Gilson Macedo com 2.777 kg e na 10º posição com 2. 492, 5kg, o apicultor Jovanilson Rodrigues.

A JACOMEL foi fundada há três anos é, é vinculada a Cooperativa Melcop, que é ligada a Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro – CASA APIS, com sede no município de Picos.

O presidente da Jacomel Adelson Sousa, parabenizou os agricultores e destacou a união dos sócios como resultado do aumento na produção e, consequentemente, desenvolvimento da Associação.

“Não é fácil a gente trabalhar de forma organizada e manter o grupo unido como temos mantido, mas desde 2019, quando fundamos, temos conseguido esse feito, motivo pela qual temos progredido muito. Esse ano, tivemos nossa safra recorde com a produção de 95 mil toneladas de mel, sabendo que toda essa produção foi para a Casa Apis, um compromisso de fidelidade que cada sócio fez. Hoje, a gente tem a Casa Apis como um grande parceira, que garante nossa comercialização. Por isso nossa gratidão por tudo e dizer aqui que nossas conquistas, não é mérito de Adelson, mas de cada um que vem fazendo esse bom trabalho, que está dando certo”, afirmou.

Publicidade

Ele disse que para o próximo ano, as perspectivas são de uma produção ainda maior. Também agradeceu as parcerias e enfatizou que Associação segue comprometida com o desenvolvimento da apicultura. “Continuaremos trabalhando para contribuir cada dia mais com o crescimento e desenvolvimento da nossa atividade, buscando nos destacar nesse cenário, colocando Jacobina em alto patamar. Nosso munícipio já era destaque na ovinocaprinocultura, com maior rebanho do estado do Piauí e hoje, também na apicultura onde estamos também competindo com a grandes”, finalizou.

O secretário de Agricultura Edcácio Rodrigues, parabenizou a JACOMEL e todos os sócios pela organização, que tem feito a Associação se destacar, como também falou sobre o trabalho da pasta no apoio a atividade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_1379.jpg

“Nós enquanto gestão, temos buscado apoiar a cadeia da apicultura, seja através de parcerias com Sebrae por exemplo, por meio de consultores com uma logística para atender os apicultores, ou com o Senar com capacitações para melhorar a produtividade, buscando sanar limitações que os apicultores tenham no processo produtivo”, disse ele, que ainda citou os cursos que foram ofertados no sentido de melhor capacitar os apicultores, visando dar suporte para que a atividade esteja nos próximos anos, não somente entre os 10, mas está no topo, atingindo assim o objetivo da gestão que é desenvolver o meio rural.

O vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, que também é sócio da JACOMEL, manifestou sua satisfação pelo desempenho da Associação.

“Esse ano foi ano muito bom para a nossa a apicultura, que tem se destacado e obteve uma produção recorde, gerando um grande rendimento financeiro, promovendo renda para nossas famílias. Então nós vamos buscar trabalhar, incentivar e apoiar cada vez mais essa atividade. A agricultura familiar como todo tem sido tratado com prioridade pela gestão, buscando sempre desenvolver iniciativas para fortalecer nossos agricultores, apicultores e produtores rurais”, disse.

O vice, ainda parabenizou a Associação por ter sido comtemplada com um projeto do BNB, no qual Jacobina, foi o único no estado selecionado. “Graças a nível elevado de organização e participação, de empenho e compromisso dos sócios a JACOMEL foi beneficiada e, isso é muito positivo e trará bons resultados”, frisou.

Vanderlei ainda frisou que Jacobina segue no caminho do desenvolvimento. “Esse foi ano de grande resultados e conquista, melhoramos nosso desempenho na educação, da saúde, elevando nossos índices a nível de estado, assim como somos destaque na ovinocaprinocultura, agora também na apicultura. Então só temos a parabenizar e agradecer e que possamos seguir assim melhorando, nos organizando, por que beneficia a todos”, afirmou.

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, enfatizou que todos os apicultores são merecedores de premiação, pelo trabalho que tem sido desenvolvido, levando o munícipio a se destacar a nível de estado.

“Num munícipio, localizado no seminário piauiense, onde as chuvas são irregulares, alcançamos a 8ª posição no estado entre os munícipios com maior produção de mel. Então isso é muito, e o trabalho de vocês na apicultura deve que ser valorizado. A gente fica muito feliz por esse resultado, fruto da força de vontade, do empenho de cada um, pelo desejo de mudar a sua realidade para melhor, aumentando sua renda e progredindo”, mencionou.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_1484.jpg

GD frisou que os altos índices de produção dá credibilidade e força para cobrar mais investimentos para o munícipio e assim melhorar cada vez mais a atividade. “Na criação de ovinos e caprinos somos o primeiro no estado e na apicultura estamos também em alto patamar, e com o aumento da produção desse ano que foi de 50%, vamos alcançar índices bem maiores, além da geração de renda para as famílias, ajudando significamente a desenvolver nossa Jacobina. Isso é motivo de muito orgulho para nós e nos dá força para buscar inciativas para desenvolver ainda mais essa atividade. Por isso, é de interesse na nossa gestão apoiar a apicultura, buscar parcerias e trazer investimentos para desenvolver cada vez a apicultura”, disse o gestor, que também parabenizou os apicultores por serem selecionados no projeto do BNB.

O prefeito ainda informou que a gestão vai realizada uma Conferência Municipal do Mel para abranger todos os apicultores no munícipio, como forma de melhor organizar e melhorar atividade dentro munícipio, bem como buscar investimentos para criar a cooperativa municipal e construir a casa do mel.

Na ocasião, o gerente administrativo da Casa Apis, Wellington Dantas, fez esclarecimentos sobre apicultura e a produção de mel, os desafios, fez uma retrospectiva no ano de 2022 na Casa Apis, as perspectivas para o ano de 2023 e sobre novas tecnologias, como o reflorestamento.

O gerente ainda reafirmou a parceria de comercialização do mel produzido com a Associação, destacando o compromisso assumido entre a Casa Apis e os sócios.

Também se pronunciaram, o secretário da Juventude Chico Abreu e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacobina, Elton Osvaldo.

Conforme dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jacobina do Piauí produziu 200 toneladas de mel ano passado, e está ocupando a oitava posição no ranking de cidades do estado com maior produção.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS