Connect with us

DESTAQUES

Educação de Jaicós inicia retomada das aulas presenciais; mais de 3 mil alunos retornarão às salas

Publicado

em

Após cerca de 2 anos com aulas nas modalidades remota e híbrida, devido à pandemia do Coronavírus, a Rede Municipal de Educação de Jaicós, está voltando a desenvolver suas atividades de forma presencial.

Nesta quinta-feira, 03 de março, a Secretaria Municipal de Educação, iniciou a retomada das aulas de forma 100% presencial. O recomeço acontece com a adoção das medidas necessárias, para que seja garantido um retorno seguro.

O regresso dos mais de 3 mil estudantes às salas de aula, foi cuidadosamente preparado pelo Governo Municipal e Secretaria de Educação. Professores, vigias, merendeiras e todos os profissionais da Educação receberam orientações e treinamento para o reinício.

O secretário municipal de Educação, Antônio de Pádua, disse que o início das aulas é um recomeço para a Educação. “É um momento de retomada, um recomeço. Ainda há a barreira que os pais ainda não querem que os filhos voltem à escola, mas, como já está aprovado até pela própria medicina, que a escola é um dos lugares mais seguros com relação a contaminação da covid, a gente está dando o primeiro pontapé, que é iniciar de forma 100% presencial, na busca de tentar ver o que a gente pode fazer de melhor para amenizar a situação desses alunos que estão há 2 anos fora da sala de aula. O momento é também de reorganização dos conteúdos, que será feita de acordo com a situação que o aluno esteja em cada ano”.

Hoje, as aulas foram iniciadas na Escola Municipal Padre David Ângelo Leal, Pré Escola O Bolinha e Creche Municipal Pró-infância Carolina Lélis De Aragão (Dona Calú), ambas na sede, além de mais 9 escolas situadas na zona rural.

As escolas Sátiro Batista (Tanque dos Batistas), Líria Maria da Cruz Alencar e Francisco Crisanto de Sousa, e a Creche e Pré – Escola Tia Lourdinha, estão passando por reformas e terão suas atividades iniciadas na próxima segunda (07).

Para receber os alunos, as escolas foram adaptadas em termo de estrutura e funcionamento. Logo na chegada, no primeiro dia de aula presencial, é feita a higienização das mãos de cada aluno, além de serem reforçadas as medidas preventivas que devem ser seguidas.

Publicidade

“Está sendo exigido o uso da máscara, o alcool em gel, há as pias para higienização que foram instaladas nas escolas desde as aulas híbridas, todo um protocolo a ser seguido. Orientamos que cada um leve também sua garrafinha com água, o alcool em gel, e que não compartilhe material escolar. Pedimos ainda a compreensão dos pais para que levem os alunos à escola, e é importante que eles busquem também a aplicação da vacina, para ficar mais seguro ainda, tanto para a escola, quanto para a própria família”, destacou o secretário.

Tontonho pediu o apoio dos pais para que as atividades possam acontecer conforme o planejado. “Entre a escola e família, precisa ser firmada uma parceria e ambas as partes cumprirem com seu papel. A gente percebe que a família cobra muito, mas também às vezes deixa muito a desejar. A família cobra tudo que a escola tem que estar de acordo, e tem completa razão, mas é preciso que também faça sua parte. Um exemplo é que os pais querem vir acompanhando os filhos nos ônibus, e não pode; ao encaminhar a criança pra escola, observar se ele vai levando a máscara reserva; e verificar os procedimentos que devem ser feitos para o aluno assistir a aula obedecendo a OMS”.

Nestes primeiros dias de aula, o horário será reduzido, pois a secretaria está aguardando a finalização do número de alunos por turma, para que seja organizada a distribuição da merenda escolar para todas as unidades de ensino.

Conforme o secretário, a previsão é que até o dia 14, as aulas aconteçam em período normal, com o horário de 7 às 11:20, no turno da manhã e 13 às 17:20, durante a tarde.

Com relação à merenda escolar, Tontonho destacou que a logística será organizada conforme a quantidade de alunos e espaço de cada escola. “Vamos organizar de modo que as turmas façam o lanche separadamente. Na zona rural, onde os alunos são poucos, as professores podem levar até as salas. Nas escolas onde há muitos estudantes, vamos buscar fazer uma logística de modo que os alunos nunca se aglomerem, podendo dividir entre as salas e o refeitório ou pátio”.

Por fim, o secretário informou que nas escolas onde as aulas iniciam somente na próxima semana, a equipe gestora está recebendo os pais para matrículas. “Tem as escolas que estão em fase de conclusão da reforma, mas a equipe gestora está lá todo dia, recebendo os pais, fazendo matrículas, todos os dias, manhã e tarde. Qualquer informação que precisarem, as escolas estão abertas nos horários de funcionamento, para atender todos os pais e a comunidade de modo em geral” concluiu.

Facebook

MAIS ACESSADAS