Connect with us

Jaicós

Educação de Jaicós promove palestras com psicóloga e destaca importância do papel da família na escola

Publicado

em

Em mais uma importante ação realizada em meio ao retorno das atividades presenciais nas escolas da Rede Municipal,  a Secretaria de Educação de Jaicós promoveu palestras com psicóloga, nas escolas de Ensino Fundamental.

As palestras aconteceram durante a tarde desta quinta-feira (24), com os pais de alunos das unidades Líria Maria da Cruz Alencar, Padre David Ângelo Leal e Francisco Crisanto de Sousa, ambas na sede do município.

A palestra integra as ações do programa “Educação e Família”, que tem o objetivo de fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar e na construção do projeto de vida do estudante.

Além dos pais, estiveram presentes alunos. Da equipe da Secretaria de Educação, participaram a Gerente Pedagógica do município, Luzia Isabel, Jasmira Leal, e a coordenadora Maria Aparecida.

A psicóloga ministrante foi Débora Lima Barros, que é formada pela Universidade Federal de Campina Grande e especialista em Saúde da Família e Comunidade. Ela abordou nas três escolas, o tema “A importância da família no ambiente escolar”.

Entre outros pontos, Débora Lima destacou que o envolvimento dos pais, reflete positivamente no desempenho do aluno; a importância da presença dos pais na escola, em reuniões e eventos; e a necessidade de participação do pai na vida escolar do filho, independente do grau de instrução.

A psicóloga abordou também sobre o papel da família na formação das crianças. “A família é de extrema importância para o desenvolvimento humano. Ela pode ajudar, ser propulsora, ou inibir o crescimento físico, intelectual, emocional e social das nossas crianças e adolescentes. É uma responsabilidade muito grande que a família exerce. É ela que tem a função de transmitir as normas, regras sociais, padrões culturais. O que a criança ou adolescente vai aprender como certo ou errado é com a família”.

Débora Lima destacou que o que a criança vivencia em casa, se reflete na escola. “Aos poucos você vai transmitindo no dia a dia o que se pode ou não fazer. Tudo isso vai estimulando a criança e quando ela chega na escola já chega com esses padrões de comportamento e vai agir de acordo com que ela presencia. Se ele vivencia um ambiente opressor, agressivo, consequentemente ela vai ser esse tipo de pessoa, ela vai transmitir o comportamento na escola. Então, a família tem essa função primordial de formar a criança, pois a primeira convivência dela é com a família, e posteriormente vem o ambiente escolar” explicou.

Sobre a relação família e escola, a psicóloga ressaltou que precisa existir uma verdadeira parceria, com muito diálogo, comunicação, e pais presentes, para que seja possível promover o desenvolvimento das habilidades do educandos.

Publicidade

Ao final da palestra, a profissional ainda abriu espaço para dúvidas e questionamentos por parte dos pais. Em cada escola também foram realizadas reuniões entre os pais, diretores e professores.

Através do programa “Educação e Família”, ainda serão realizadas oficinas com os pais, nas três escolas contempladas.

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS