Connect with us

DESTAQUES

Missa Solene e procissão reúnem multidão e encerram festejo da padroeira de Jaicós

Publicado

em

Diferentes pessoas, vindas dos mais diversos lugares, mas com algo em comum: a fé em Deus e em Nossa Senhora das Mercês. Juntas, elas fazem suas orações, agradecem pelas graças alcançadas, e demonstram a devoção de todo um povo, a crença que perpassa gerações.

Esse é o cenário visto na centenária cidade de Jaicós todos os anos, no mês de setembro, quando é celebrada a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Mercês. Além de católicos do município, fiéis de outras cidades e estados se reúnem para a maior festividade religiosa da “Terra do Galo”.

Este ano, aconteceu a 299ª edição do festejo, que teve início no dia 15 de setembro e encerrou-se neste sábado (24), com a Missa Solene e a tradicional procissão com a imagem da venerada Virgem das Mercês pelas ruas da cidade.

Pela manhã, o adro da igreja e a praça foram tomados pelos fiéis, que mesmo sob o forte sol, estiveram presentes para celebrar a festa em honra a padroeira. A santa missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Plínio José da Luz e concelebrada pelos padres Miguel Feitosa, Francisco Pereira Borges, Claúdio Santana, Edivaldo Silva, Paulo Henrique e César Retrão.

À tarde, aconteceu a missa e em seguida a tradicional procissão com a imagem da santa padroeira. Com velas nas mãos e entoando louvores, centenas de fiéis tomaram as ruas da cidade. No retorno à Igreja Matriz, o pároco Miguel Feitosa encerrou o festejo de Nossa Senhora das Mercês com a bênção do Santíssimo Sacramento.

O jaicoense Francisco Renato Bessa Luz, de 85 anos, mora em Brasília desde 1971, mas todos os anos vem a sua cidade natal participar do festejo da padroeira. Em todas as programações, lá estava ele, sentado próximo ao coral, acompanhando as celebrações.


Ele diz que a fé e o amor por Jaicós são sua motivação para estar na cidade todos os anos para a festa. “Participo todos anos, pois além de jaicoense eu sou muito católico e dou muito valor ao festejo de Nossa Senhora, que é muito importante. O que me traz aqui é a fé, e o amor que tenho pelo povo de Jaicós. Agradeço a Deus e nossa senhora por me dar saúde pra participar. Cheguei aqui no dia 16 e participei de todas as noites de novena desde então. E essa festa solene hoje representa muita coisa pra mim, pois é uma honra a Deus e mãe de Jesus. Enquanto eu resistir venho todos os anos, com fé em Deus”.

João Bispo da Costa, 74 anos, morador da localidade Umbuzeiro das Pedras participa do festejo junto com a família. “Sempre estou aqui, não só no festejo, mas essa festa representa muita coisa pra gente, faz parte da história, no passado, no presente. Tenho dois filhos aqui que vieram de São Paulo pra participar, esse tempo eles sempre estão aqui e é uma alegria pra gente participarmos juntos”.

A esposa de seu João, Pedrina Maria de Paiva, herdou a fé e devoção da avó e tem repassado os ensinamentos para os filhos e netos. “Essa é festa é muito importante pra mim. Eu aprendi a vir pra igreja não com minha mãe e meu pai, porque eles não podiam sair, então minha vó foi que nos ensinou a vir essa missa sempre. Ela vinha com a gente, ficava aqui da primeira noite até a última e só ia embora no dia de hoje depois da procissão. Eu não posso esquecer, já passei isso pra meus filhos, estou começando a passar para os netos, e Nossa Senhora já nos agraciou com três bisnetos”.

Emocionada, ela lembrou de uma grande graça alcançada e disse que a mesma aconteceu pela intercessão da padroeira da cidade. “Temos muitas graças alcançadas, todos os dias recebemos graças. Mas o Júnior, meu filho, foi uma das maiores. Ele levou um acidente, parecia estar morto e naquela aflição eu lembrei de Nossa Senhora e disse ‘fazei meu filho voltar pra casa nem que seja de cadeira de roda, pois eu terei prazer em cuidar dele’. E Nossa Senhora foi tão boa com nós que ele me devolveu meu filho são e salvo. Ele ficou um mês sem falar, mas Deus é tão bom, que hoje ele está aqui pra provar. Eu me apeguei com ela que se ela soltasse a língua dele pra falar de novo, ele seria devoto de nossa senhora, do terço dos homens, e assim ele está e quero que ele carregue essa devoção pro resto da vida”.

Empecilhos não existem diante da tão grande fé. Maria Auxiliadora Alves, que é do Povoado Várzea Queimada, é um exemplo disso. Ela perdeu uma perna, se locomove com auxílio de um andador, mas participou ativamente da festa religiosa.

Ela diz que é grata pelos milagres alcançados e por isso se esforça para estar presente na festa e render graças por tudo. “Tenho muita fé na virgem das mercês e também essa é uma oportunidade que tenho de vir para agradecer pelos milagres que tem acontecido na minha vida. Acredito que as demais pessoas estão aqui também por esse motivo, para agradecer porque Nossa Senhora das Mercês é realmente uma mãe milagrosa. Mesmo com certa limitação, eu não ponho nenhuma dificuldade, faço o esforço possível pra vir. Estou sem minha perninha, mas vim sete noites de novena e hoje estou aqui para agradecer por tudo que ela tem feito na minha vida. Espero que no próximo eu esteja aqui também”.

Em entrevista, o Padre Miguel destacou sua alegria pelo povo que esteve presente na festa. “Celebrar essa festa com essa participação tão expressiva das pessoas me alegra em todos em sentidos. Fico feliz com a quantidade das pessoas e a qualidade de cada uma em poder nos ajudar, em termo de cada um ter a sua experiência, que por mais simples que seja, contribui para com a história dos 299 anos de devoção do povo. Agradecemos hoje do agricultor ao médico, da pessoa mais simples a mais elevada, pois nossa festa é isso, não é um espaço de um, mas de todos. Por isso agradeço a Deus pela participação de tanta gente e por essa colocação de cada um tem o seu espaço na festa de Nossa Senhora. Que o manto de maria cubra todo o povo de Deus e todos aqueles que chamam por ela”.

Publicidade

Para o Bispo Dom Plínio José da Luz, o festejo evidencia a fé e alegria do povo. “É uma alegria muita grande vir a Jaicós nesse dia 24 de setembro, já é a 18ª vez que tenho a oportunidade de participar e ver o povo de Jaicós feliz na celebração da padroeira é gratificante. É muito bonito ver essa praça cheia de gente, a linda igreja matriz, a única desse jeito e que tem na sua história a alegria do povo. Nossa Diocese celebra com felicidade esse momento em que povo demonstra sua fé em Deus e a devoção a Nossa Senhora. Vamos continuar agora nessa caminhada dos 300 anos, que vai ser uma festa não só de Jaicós, da Diocese, mas de todo o Estado do Piauí”.


Veja fotos da Missa Solene da Festa de N.S das Mercês em Jaicós


Fotos da procissão:

Facebook

MAIS ACESSADAS