Connect with us

Jaicós

Palestra sobre o ‘uso de tecnologias e saúde mental’ abre a campanha Setembro Amarelo em Jaicós

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do município de Jaicós lançou nesta sexta-feira, 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Campanha Setembro Amarelo.

A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

O lançamento oficial da campanha no município, aconteceu do Centro de Referência dos idosos-CCI e contou com a participação de profissionais de saúde e pacientes do CAPS,  suas famílias e toda a rede de suporte.  

Na abertura do evento, a coordenadora do Caps, Mikaella Teixeira, após acolher os participantes, enfatizou sobre a importância da campanha. “Estamos realizando a campanha Setembro Amarelo, cujo tema é ‘Valorização a vida’. Decidimos iniciar nesta data porque é o dia oficial da campanha, onde preparamos esse evento com muito carinho para vocês, por isso fiquem a vontade e aproveitem bastante esse momento. Desejo que Deus se faça presente e o que a gente aprender aqui, que consigamos colocar em prática e levar para a vida de uma forma diferente e especial e principalmente que possamos tomar consciência do valor que a nossa vida tem”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0139-3-1024x678.jpg

A secretária de Saúde, Audeli Continho, enfatizou sobre a saúde mental e disse que ansiedade depressão não é frescura, mas é tratável, por isso a importância de procurar ajuda profissional.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0346-1-1024x678.jpg

Ela inda agradeceu a participação de todos e pediu que os pacientes continuem participando das atividades do CAPS. “Continuem participando das atividades, é gratificante para vocês e para nós da gestão, que estamos sempre com profissionais capacitados para melhor atendê-los”, disse.

O ponto alto da programação, foi a palestra ministrada pela médica psiquiátrica Dr. Gioconda Leal Cronemberger, que abortou sobre o “Uso das tecnologias e Saúde Mental”.

Segundo a médica, a proposta é conscientizar a população e promover um reflexão sobre o uso adequado das tecnologias, para não desenvolver patologias. “O uso excessivo faz com que as pessoas desenvolvam dependências, assim como uma pessoa é dependente de álcool, de drogas, ela poder se tornar depende do aparelho, das redes socais e jogos, então nosso objetivo é conscientizar as pessoas a cuidar da saúde mental”, disse.

Dr. Gioconda frisou que a campanha setembro amarelo é muito importante porque é despertado nas pessoas a necessidade de buscar ajuda, quando estão em sofrimento mental, buscando sensibilizar a procurar os serviços de ajuda. “Hoje as maiores doenças que afetam a sociedade é a ansiedade e a depressão e muitas vezes quando as pessoas vem buscar ajuda já estão em situação crítica. E a campanha vem para isso, como uma forma de prevenção, para as pessoas se cuidarem antes de ultrapassar o sofrimento e venham até tentar suicídio, pois na maioria desses casos são pessoas que não buscam ajuda e não fazem tratamento”, afirmou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0267-4-1024x678.jpg

A pandemia com o isolamento social, veio a aumentar significamente os transtornos de ansiedade e transtornos depressivos. Então devemos tratar a nossa saúde mental com muito carinho, principalmente, com ênfase na prevenção, é preciso se cuidar antes de adoecer. Tem que dormir e se alimentar bem, ter mais convívio com família, evitar o uso das tecnologias. A grande sacada é cuidar de nossa saúde mental nos aspectos preventivos”, finalizou.

Na ocasião, o nutricionista, Rodrigo Rocha, ministrou uma palestra sobre alimentação saudável e de que forma ela pode impactar na saúde metal. Ele destacou pontos como a importância de ingerir alimentos com baixas calorias e alta nutrição, bem como evitar o consumo alimentos que contém muito açúcar e gorduras, que podem provocar problemas cardiovasculares.

O nutricionista ainda destacou sobre a necessidade de priorizar alimentação e não fazer o uso de tecnologias durante as refeiçoes.

Na oportunidade, a educadora social do Caps, Raíssa Maryse, promoveu com os participantes uma dinâmica reflexiva sobre a valorização da vida. Em seguida foi apresentado um vídeo gravado pela fisioterapeuta Izonia, que não pode estar presente, onde falou sobre a importância de praticar atividades físicas.

Durante o evento, houve depoimentos de pessoas que sofrem de depressão ou que tem pessoas depressivas na família. Como por exemplo, a paciente do Caps, Maria de Fátima, que contou sua história, os problemas, medos e transtornos enfrentados e como seu tratamento e com a ajuda da equipe do Caps de Jaicós tem lhe ajudado a superar sua doença.

Publicidade

Em entrevista, Mikaela Teixeira, frisou que a campanha segue durante o mês. “Diversas ações serão realizadas durante todo o mês de setembro para conscientizar a população sobre questões que promovem a valorização da vida”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0194-4-1024x678.jpg

“Sem dúvidas essa campanha é de extrema importância e vem com o objetivo de combater, alertar, prevenir e conscientizar as famílias e a sociedade de um modo geral sobre as causas e consequências que a falta de saúde mental pode causar na vida de um ser humano”, concluiu.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS