Connect with us

Jaicós

Prefeitura de Jaicós investe na estrutura das unidades de saúde para qualificar serviços

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido na melhoria da infraestrutura física das unidades básicas de saúde, fortalecendo a Rede de Atenção Básica a partir da descentralização e qualificação dos serviços que são ofertados à população, tanto na cidade, como no interior.

O objetivo é transformar as unidades básicas de saúde em espaços mais acolhedores, com condições adequadas, dentro dos padrões de qualidade preconizados pelo Ministério da Saúde, de forma que facilite a implementação das práticas das equipes de Saúde.

Na cidade, no bairro Serranópolis, a Unidade Básica de Saúde Amélia Crisanto, mais conhecida como Policlínica Municipal, um dos principais centros de saúde do município, está passando por ampla reforma. “Estamos praticamente reconstruindo a policlínica”, disse o prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite.

Na obra, estão sendo investidos mais de R$ 310 mil reais, recursos destinados pelo deputado federal Júlio César. “Nós estamos reformando, readequando e ampliando a policlínica. Queremos em setembro entregar esse prédio com nova estrutura, novos equipamentos, com boas condições para atender com qualidade a população da nossa cidade”, disse.

O gestor informou que recursos próprios também serão investidos na melhoria da sede da Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos elaborando um projeto de readequação da Secretaria de Saúde. Vamos retirar esse fluxo de veículos no interior da Secretaria e priorizar o acesso às pessoas. Vamos construir um espaço com cadeiras e refrigeração para acolher com conforto as pessoas que procuram os serviços na Secretaria de Saúde, como a marcação de exames”, disse.

Em outra área da cidade, no bairro Nova Olinda, a Prefeitura de Jaicós está investindo mais de R$ 106 mil na reforma da UBS Lurdinha Crisanto.  A obra está avançada, já em fase de acabamento. Em visita ao local, o prefeito informou que em breve estará dando início aos trabalhos na UBS da localidade Pau do Enxuí. “Essa será a nossa próxima obra na área da Saúde. Estamos com dificuldade na aquisição do material de construção”, explicou.

Publicidade

Dentro desse mesmo projeto de requalificação das unidades básicas de saúde e descentralização dos serviços de saúde, na zona rural do município, na localidade Gameleira, uma nova UBS está sendo construída. A obra, iniciada há mais de seis anos, ainda na gestão anterior, estava paralisada. Reconhecendo a importância e a necessidade da UBS para a comunidade e região, a atual gestão regularizou as pendências e retomou as obras.

“Existiam pendências no sistema. O valor de recurso liberado não é compatível com o que já foi construído. Hoje o que existe de recurso para essa obra é em torno de 80 mil reais, que não dá pra terminar. Teve essa inconsistência e faltavam outras informações como a data de início da obra. Isso tudo dificultou, mas, com muita dificuldade e esforço conseguimos retomar essa obra. Estamos em uma força tarefa com a Secretaria Municipal de Saúde pra tentar terminar essa obra que é de grande importância para o município de Jaicós, mas, principalmente, para essa região do povoado Gameleira, Jacú e Capim”, disse o prefeito. Segundo ele, para terminar a obra, o município vai precisar entrar com recursos próprios.

A UBS de Gameleira, quando concluída, vai promover o acesso da população a um leque maior de serviços de saúde e na própria comunidade, que fica situada a cerca de 22 km da cidade. Atualmente, alguns serviços já são ofertados, mas nas escolas, um ambiente considerado inadequado.

“Essa é uma UBS tipo 1, modelo padrão do Ministério da Saúde, com capacidade para acolher, no mínimo, uma equipe de Saúde da Família com todos os serviços, com atendimento médico, de enfermagem, dentista, dentre outros”, informou Neném de Edite.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS