Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós reforça cuidados na prevenção a Covid e confirma queda nos casos de Dengue e Chikungunya

Publicado

em

Após ter zerado o número de casos ativos de Covid-19, ainda no mês de abril, o município de Jaicós está voltando a registrar novas contaminações pela doença. Segundo a Secretaria de Saúde, o número de casos ainda é pequeno, e todos com o registro de sintomas leves.

O Estado do Piauí contabiliza um aumento no número de casos. Cidades da região, como Simões, Massapê e Patos do Piauí, também voltaram a registrar resultados positivos para a doença, após um período de controle da infecção pelo vírus.

Diante o registro dos novos casos no estado e cidades vizinhas, a secretária municipal de Saúde de Jaicós, Audeli Coutinho, está reforçando para que a população continue seguindo as medidas de prevenção.

“Devido ao aumento no estado em si, que ainda está em alerta, a gente vem pedir a compreensão da população para continuar seguindo os cuidados e medidas preventivas. Aqui em Jaicós, por enquanto estamos com poucos casos positivos, mas mesmo assim a prevenção é necessária” destacou.

Ela alertou para a importância do uso de máscara e higienização das mãos. “Pedimos que nos ambientes de saúde, ao adentrar ao hospital, nos demais ambientes fechados, procurem usar máscara, continuem com a higienização das mãos, uso do álcool. Essa é uma conscientização a nível de estado, devido a vários municípios estarem tendo um aumento nos casos, porém, casos com sintomas leves. Mas a população precisa se conscientizar de que o vírus não está extinto é que devem ter os cuidados básicos necessários”.

Vacinação

Publicidade

O município segue vacinando a população contra a Covid-19. Está sendo ministrada a segunda dose reforço (4ª dose), para todos acima de 18 anos. O intervalo é de 4 meses após a terceira dose.

Também está sendo disponibilizado o primeiro reforço (3ª dose) para adolescentes de 12 a menores de 18 anos de idade.

Segundo a Secretaria de Saúde, os acamados e residentes na zona rural, estão sendo atualizados por meio de agendamento junto a equipe. O atendimento a esse público ocorre no período da tarde.

Conforme o Painel Epidemiológico da Sesapi, Jaicós já aplicou um total de 43.697 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 17.334 correspondentes a dose 1 (90,73%); 14.934 (D2) e 253 (DU).

Para as doses de reforço, os números ainda são baixos. O município registra 9.625 doses aplicadas de reforço 1 (50,38%), e 1.551 (REF2), 8,12%.

Publicidade

Dengue e Chikungunya

Em entrevista ao Cidades Na Net, Audeli Coutinho também falou sobre os dados do município com relação a Dengue e Chikungunya. Jaicós, que no mês de maio, esteve entre os cinco municípios com maior nº de casos prováveis, está registrando uma redução nos casos.

A principal unidade de saúde da cidade, o Hospital Florisa Silva, chegou a atender 300 pacientes por dia. O número, segundo a secretária, teve uma expressiva redução.

“Nós tivemos uma redução boa. De um quantitativo de 200, 300 pessoas que eram atendidas diariamente, caiu para 180, 150 pessoas por dia. Graças a Deus está melhorando, os casos estão diminuindo. Vários pacientes é mais sequelas, devido a ser uma doença que maltrata, chegando a um período de até 6 meses. Então, os pacientes ficam retornando devido a recaídas” disse.

No total, até o momento Jaicós registra a notificação de 389 casos de Dengue e 377 de Chikungunya, entre suspeitos e confirmados.

A secretária também informou que três casos de dengue hemorrágica foram notificados na cidade. “Os pacientes já se encontram sarados, tendo apenas um caso ativo, onde o paciente se encontra internado” ressaltou.

Publicidade

Audeli informou que a Saúde Municipal segue disponibilizando a realização de testes para Covid, Dengue e Chikungunya, que são feitos no Hospital Florisa Silva, nos períodos da manhã e tarde.

Facebook

MAIS ACESSADAS