Connect with us

Marcolândia

Profissionais da Saúde de Marcolândia participam de formação sobre doenças raras

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Marcolândia através da Secretaria de Sáude promoveu nesta terça-feira (22), uma formação com os profissionais da saúde sobre doenças raras. O momento aconteceu no auditório da escola municipal Valdir Tintiliano.

A capacitação teve como público-alvo os profissinais da Atenção Primária de Saúde e do hospital local, sendo eles, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, médicos, odontólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, auxiliares de serviço bucal e recepicionistas.

A formação foi conduzida pelo representante do laboratório farmacêutico BioMarim, Frank Monteiro e pela enfermeira e coordenadora da Secretaria Estadual de Atenção Básica, Regilane que chegaram à Marcolândia após iniciativa do prefeito Dr. Corinto Matos em entender a necessidade e importância da temática.

Em suas falas, os palestrantes abordaram todos os aspectos que envolvem as doenças raras, em especial, as mucopolissacaridose, que são são doenças hereditárias raras do metabolismo.

Foi discutido as causa, tratamento, quantidade de casos notificados no estado do Piauí, expectativa de vida dos acometidos por estas doenças e os agentes patológicos. Os presente puderam participar fazendo perguntas e tirando suas dúvidas.

A secretária de saúde, Domitilia Alencar esteve presente, em sua fala ela parabenizou a formação, agradeceu a participação dos profissionais e destacou a importância do momento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0030-2-scaled.jpg

“Hoje estou vendo aqui três médicos do município na formação, isso é ótimo porque estas reuniões que parecem pequenas, na verdade se tornam grandes quando há a participação de todos. Que agradecer a presença de todos e parabenizar os palestrantes pelo conteúdo da formação que foi muito bom porque precisamos nos informar sobre doenças raras para quando acontecer um caso desses, a gente saiba como proceder”.

Além da secretária, participaram da formação, os médicos, Dra. Enanda (ESF zona rural), Dra. Fabiana (da equipe 4) e Dr. Carlos (ESF Novo Milênio); as enfermeiras Mônica Rodrigues, Waneska, Ítala Nathalia e Vera Dias; agentes comunitários de saúde e de endemias; os odontólogos, Dra. Raquel, Dra, Leontina, Dr. José Roberto, Dra. Carol; a assitente social Bruna e o nutricionista Severiano.

Confira mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS