Apresentações culturais abrem o 20º Festival de Quadrilhas em Massapê do Piauí
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 22/06/16
Comments 0

Apresentações culturais abrem o 20º Festival de Quadrilhas em Massapê do Piauí

No mês de junho, a cidade de Massapê do Piauí se movimenta em torno da fé e devoção ao padroeiro São João Batista, e da alegria das tradições culturais das festas juninas.

Na noite desta terça-feira, 21, foi oficialmente aberto Festival de Quadrilhas, que este ano chega à sua 20ª edição. O evento acontece em praça pública e é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de manter viva a cultura popular nordestina e promover entretenimento e lazer para a população.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DO 1º DIA!

Na abertura, o prefeito municipal, Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, deu as boas vindas a todos e falou da alegria de estar promovendo mais um grande Festival de Quadrilhas. “São vinte anos de tradição e alegria, e pelo quarto ano consecutivo a nossa gestão está promovendo esse grande evento, essa festa popular que engrandece a nossa terra e a nossa gente”, disse. O gestor afirmou que Massapê vive um novo tempo. “Temos feito uma gestão que valoriza as pessoas, a cultura, enfim, que investe na melhoria da qualidade de vida da população, seja com eventos como este, com ações, ou com obras que estão melhorando a infraestrutura da nossa cidade. Tudo isso reflete diretamente na autoestima do nosso povo”.

DSC_2158

O prefeito falou, ainda, sobre a programação do evento. “Estamos começando bem o nosso evento, com as apresentações culturais, com a alegria das quadrilhas juninas, com o autêntico forró pé de serra, que é símbolo das festas juninas. No segundo dia vamos receber nos palcos desta grande festa um conterrâneo, que é o Cesinha Dantas, expoente da música nordestina, ele que já percorreu o Brasil se apresentando em grandes eventos, e agora, Massapê tem a honra de ter esse grande artista se apresentando nossa terra. É um prazer poder promover esse momento, esse encontro do filho ilustre com seus familiares, amigos e conterrâneos”.

Após a abertura oficial, a Praça Matias Costa foi palco de um show de apresentações culturais. A primeira foi do Grupo de Xaxado, formado por crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

DSC_2178

Em seguida, Camila Martins, de apenas 9 anos, surpreendeu ao interpretar a música gospel “Advogado fiel”, e a quadrilha mirim “Os Pimpolhos da Creche Municipal Tia Biluca” encantou o público. Outra belíssima apresentação foi feita pelo grupo de flautistas formado por crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Em seguida, as quadrilhas juninas trouxeram mais alegria e deram um brilho especial ao evento. Foram quatro apresentações, a quadrilha formada por servidores municipais, a quadrilha da Escola Municipal João Manoel da Costa, a quadrilha JORAC, do povoado Abóbora, e uma das mais tradicionais quadrilhas juninas do Piauí, a “Arrocha o Nó”, de Jaicós, que neste ano trouxe uma apresentação comemorativa aos vinte anos de história.

DSC_2378

Após as apresentações culturais, o sanfoneiro Chiquinho do Acordeon e Banda animou o público ao ritmo do tradicional forró pé de serra.

DSC_2418

Além do prefeito Chico Carvalho, também estiveram presentes a primeira-dama Verônica Cavalcanti, vice-prefeita Luiza Cecília, secretários municipais, Zandra Morais (de Cultura), Bruna Leal (de Educação), Lucileide Carvalho (de Gestão), Maria Lúcia (de Saúde), Remédios Morais (de Assistência Social), Nivaldo Rodrigues (de Esporte), Antônio Filho (de Agricultura) e Zé Mário (de Obras), os vereadores Rivaldo Carvalho, Elder Morais, Aldeni Gilson (Nanan), Antônio Augusto (Tontonho) e Libânio Gomes; os ex-vereadores Nonato de Apolônio e Rosolândia Farias.

2º dia
O evento segue hoje, 22, com ampla programação. Às 17h, o prefeito Chico Carvalho realizará a entrega da pavimentação de várias ruas da cidade, a revitalização da Praça Matias Costa, e visitará outras obras em andamento, como a construção da Praça Isabel Coutinho.

Às 19h, na Igreja Matriz, acontece a Missa Novena dos festejos de São João Batista. Às 20h30, na Praça Matias Costa, acontece a solenidade de entrega de Títulos de Cidadania Massapense. Seis personalidades serão agraciadas com a honraria, a deputada federal Iracema Portela, a deputada estadual Belê Medeiros, a primeira dama Verônica Cavalcanti, o empresário Chico Tauá, o médico José Ariel e o odontólogo Frota Ramos.

A partir das 22h, acontecem os shows, ponto alto da programação. Três atrações se apresentarão no palco cultural, Márcio Balla e Farra na Balada, o cantor César Dantas e Fafá Santana.

DJI_0409 DSC_2411 DSC_2408 DSC_2406 DSC_2392 DSC_2401 DSC_2381 DSC_2382 DSC_2313 DSC_2279 DSC_2275 DSC_2283 DSC_2265 DSC_2243 DSC_2237 DSC_2199 DSC_2190 DSC_2161 DSC_2155 DSC_2149 DSC_2148 DSC_2146 DSC_2144 DSC_2139 DSC_2142 DSC_2135

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

POLÍCIA

Filho de prefeito é solto um dia depois de ser preso com drogas e mais de R$ 33 mil no PI

O filho do prefeito de Araioses (MA), Cristiano Gonçalves de Araújo Filho, que foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na última terça-feira (15/05), foi solto na última quarta (16). O médico e

DESTAQUES

Colisão grave entre Gol e L200 deixa um morto e quatro feridos na PI-130

Uma pessoa morreu em um grave acidente registrado na tarde desta segunda-feira (22/02) na PI-130, próximo ao povoado Cerâmica Cil. Outras duas pessoas ficaram feridas na colisão envolvendo um veículo

Simões

Dom Plínio confere sacramento da Crisma a 310 pessoas em Simões

A Paróquia de São Simão, em Simões, realizou no último sábado, (28), uma cerimônia, onde 310 jovens e adultos receberam o Sacramento da Crisma. A celebração foi presidida pelo bispo