Connect with us

GERAL

PADRE MARCOS | Prefeitura e Secretaria de Saúde realizam ação do Novembro Azul

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, governada pelo prefeito José Valdinar da Silva, através das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, realizaram na manhã deste sábado, 30, no Centro Social, o Dia D da campanha “Novembro Azul”, que tem por finalidade lembrar a importância da prevenção ao câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem.

Com o lema “Novembro Azul, sua vida é única e a prevenção é o caminho”, foram desenvolvidas diversas atividades de promoção à saúde durante toda a manhã, entre elas, vacinação contra o sarampo, avaliação auditiva, avaliação nutricional, aplicação de bandagens para analgesia, aferição da pressão arterial e testes rápidos de glicemia capilar, HIV e Sífilis. Tudo isso voltado para o público masculino.

O evento contou com a presença expressiva dos homens da cidade que, na ocasião, assistiram uma palestra ministrada pelo fisioterapeuta Darlan Alencar, que salientou sobre a conscientização e prevenção do câncer de próstata e abordou sobre os sintomas, diagnóstico, tratamento.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia, falou sobre a relevância da campanha e as ações desenvolvidas.
“É muito importante realizar essa campanha do Novembro Azul, principalmente porque ela é direcionada aos homens, que na maioria são mais descuidados com a saúde. Estamos disponibilizando profissionais das diversas áreas da saúde que estão realizando os testes rápidos, vacinação contra o sarampo, avaliação nutricional e entre outras ações. Parabenizo o prefeito Valdinar pela preocupação e pelo empenho de sempre está buscando uma saúde de qualidade para o município”, disse.

O senhor Basílio José de Carvalho, 52 anos, morador da comunidade Jatobá, zona rural de Padre Marcos, foi um dos diversos homens que participaram do evento. “Recebi o convite e vim participar, assistir a palestra que ensinou mais a gente sobre a doença e vou fazer os testes, porque a gente tem que cuidar sempre da nossa saúde”, falou.

Publicidade

Ao final do evento, foi servido um coffee break aos participantes.

Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, os órgãos de saúde seguem a orientação do Inca e da Fundação Saúde e criam campanhas especiais para a data, com a ideia de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS