Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos retrata sobre a pandemia em Desfile Cívico pela comemoração da Independência do Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, voltou a realizar o tradicional Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

Após um longo período sem ser realizado, por conta da pandemia, o evento cívico foi retomado. O Desfile aconteceu nesta sexta-feira, 06 de setembro, com a participação de 17 pelotões conduzidos pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.

Clique e veja todas as fotos!

Os pelotões foram formados com as escolas das redes municipal, estadual e particular, Igreja Católica, Igreja Evangélica e Maçonaria, além da participaram das bandas marciais de Padre Marcos, Francisco Macedo e Caridade do Piauí.

Neste ano, em que o histórico 7 de setembro de 1822 completa 200 anos, o desfile retratou o tema “Educação e suas Faces em Tempos de Pandemia”, que foi trabalhado pelas escolas de Padre Marcos e apresentado no Desfile Cívico com diversos subtemas retratando projetos educacionais que foram e estão sendo desenvolvidos durante o período pandêmico, com o objetivo de mostrar um pouco do trabalho de excelência que vem sendo realizado por todas as escolas nos últimos anos.

Publicidade

O ato cívico, que foi acompanhado por uma multidão de pessoas da cidade e munícipios vizinhos, teve início no Mercado do Produtor e percorreu as principais ruas da cidade. Uma parada foi realizada em frente à Prefeitura Municipal, onde a Banda Marcial de Padre Marcos, entoou os Hinos Nacional e Municipal.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4306-1.jpg

O Desfile em comemoração a Independência do Brasil, seguiu até a Praça do Abrigo, onde foi realizada a cerimônia de encerramento. As bandeiras do Brasil, Piauí e Padre Marcos, que vinham à frente foram entregues ao prefeito, vice-prefeito, e secretário de Educação, respectivamente.

Em seguida, os pelotões apresentaram suas temáticas ao grande público presente, com destaque para a Secretaria de Saúde, que fez uma homenagem as pessoa vítimas de Covid. O momento foi marcado por muita emoção, onde os familiares que perderem seus entes para a doença foram acolhidos com flores.

No primeiro pelotão, a Secretaria de Saúde, com veio com a temática “Covid: a Saúde na linha de frente”; a Secretaria de Assistência Social apresentou “A Assistência Social, garantindo direitos e assegurando a cidadania no município de Padre Marcos; o tema central ” Educação e suas faces em tempos de pandemia”, foi exposto pela Escola Municipal Davi Severiano de Carvalho, a unidade de ensino, que também funciona a Creche e Pré-Escola Tia Marinor, abordou “A arte dos pequenos leitores, bons matemáticos”; o Centro Educacional Padre Marcos, trouxe a temática “Transforme em centelhas de empreendedorismo suas ideias. seja empreendedor”; a Escola Estadual Francisco Luiz de Macedo sobre “Nordeste, povo forte”.

Além da Escola estadual Constâncio Carvalho, que abordou “Pensando e construindo o futuro”; a Pré-Escola Tia Guida apresentou “Educando para as emoções”; A Escola Municipal Luiz Lino da Silva e Pré-Escola Tio Zé Luiz da Silva mostrou sobre “Contos e encantos”; a Escola José Jubelino de Macedo e Macedo e Pré-Escola Tia Ana Macedo, trouxe a Literatura de Cordel: o sertão em evidência; a Creche Tio Zezito, “O reino encantado da literatura circo”; a Escola Municipal Cândida Macedo apresentou sobre “De olho no futuro, agindo no presente”.

Também fizeram suas representações, as entidades, como as Igreja Católica e evangélica Assembleia de Deus, a Loja Maçônica Acácia a Boa Esperança, a Fraternidade Feminina, a Ordem  Demolay, e da Cavalaria, além da representação da figura do vaqueiro e da participação das Bandas Marciais de Padre Marcos, Francisco Macedo e de Caridade do Piauí, que abrilhantaram o desfile.

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar Silva, prestigiou o desfile.  Sem acontecer desde 2019, o ato cívico foi comemorado pelo gestor, que enfatizou a importância de estimular e incentivar o amor e a pátria às novas gerações.

” Este momento coroa todo o trabalho feito pela Secretaria de Educação com esse desfile muito bonito, com os pais presente, a população prestigiando e nós conseguindo mostrar para nossos alunos a importância desta data, o amor à pátria, que somos patriota, brasileiros com orgulho, que amamos nossa pátria e o nosso lugar, por isso devemos sempre cultivar e comemorar a Independência do Brasil”, enfatizou Valdinar.

O gestor ainda agradeceu a todos os envolvidos da realização do evento, citando e parabenizando cada pelotão que participou abrilhantou o ato cívico.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, fez seu discurso em tom de gratidão pela retomada do Desfile Cívico. “A independência se faz com a participação de todos e é por esse motivo, que minha fala é de agradecimento”, destacou Eraldo, ao citar e agradecer a participação e colaboração de todas as pessoas no evento, enfatizando, que isso demostra o interesse e cada um exerce seu papel enquanto patriota.

“Finalizo, com o sentimento de orgulho, pois, como uma corrente, conseguimos pensar e agir juntos e demostrar a todos que somente com harmonia conseguimos bons resultados e grandes conquistas. Este é o nosso modelo humano de trabalhar, através do diálogo e da parceria, buscando sempre a solução de problemas de forma mais viável a todos. Muito obrigado”, concluiu o secretário.

Também participaram do evento, a primeira-dama, Edilene Silva, o vice-prefeito, Valdo Benedito, o secretário de Educação, Eraldo Carvalho, a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, o assessor jurídico José Benedito Neto, os cerimonialistas Antônio Lisboa e Edson Ribeiro, os vereadores Antônio Chiquinho, Iranildo Carvalho, Bonifácio Dias, Manoel Francisco de Carvalho, Neli, a engenheira civil, Williane Kelly, entre outras autoridades, além de todos os professores e funcionários das escolas e a equipe da gestão, bem como o padre Marcos Roberto e pastor Manoel Francisco, dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS