Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Sessão fúnebre homenageia o ex-prefeito de Padre Marcos Afonso Moura

Publicado

em

A Câmara Municipal de Padre Marcos realizou na tarde desta quarta-feira (02) uma Sessão Solene Fúnebre, em homenagem ao ex-prefeito do município, Afonso Moura Macedo, que faleceu na madrugada da terça-feira, 1º de janeiro, às 4h55, em Teresina.

 Aos 70 anos de idade, Afonso foi vítima de um câncer no pulmão.  Ele era filho do também saudoso e ex-prefeito de Padre Marcos, José de Moura Leal, o Zezito Moura. Foi vice-prefeito do município 1983 a 1988 e prefeito de 1989 a 1992.

Anteriormente, integrantes do Capítulo José de Moura Leal – nº 818, da Ordem DeMolay, Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança, prestaram uma homenagem a Afonso, onde foram lidas mensagens ressaltando sua contribuição para o capítulo e exemplo de vida, sendo também entregues flores.

“Apesar da voz dele estar silenciosa pela morte, ele permanecerá na terna lembrança, ele permanecerá em toda palavra de alegria e de incentivo que falava, em torno dos gestos amáveis que praticava, no afeto fraternal irradiado de seus olhos e no ardente aperto de mão. Ele permanecerá no exemplo de sua vida leal, pura, filial e patriótica” dizia uma das mensagens.

Em seguida, o vereador e presidente da Câmara, Adão José, o Irmão Adão, realizou a abertura da sessão. O primeiro secretário José Bonifácio da Silva, fez a leitura do Decreto Nº 001/2019, que instalou luto no município por três dias. Logo após, a secretária de Administração do município, Thuanny Mikaela, fez a leitura da mensagem do Legislativo.

O prefeito José Valdinar da Silva, em sua fala, disse que Afonso foi um grande cidadão. “Além de ter sido um grande político, foi um grande homem. […] De 15 filhos, ele era um filho apaixonado pelo seu pai e queria seguir a carreira profissional como farmacêutico, onde prestou um grande trabalho, sendo que várias pessoas comentam que era seu farmacêutico preferido, quanto na política, seguir os passos políticos do pai. Pude ver a pessoa maravilhosa e querida que era Afonso Moura. Queria dizer que vocês tiveram um grande pai, um grande irmão, que foi um grande cidadão que Padre Marcos sempre acolheu e irá acolher em memória” disse.

Ele ainda deixou um palavra de conforto, ressaltando que Afonso ganhará o reino dos céus. “A vida é isso, é um caminho que todos vamos seguir, aqui é passagem, a vida verdadeira que vamos viver, eterna, é a que Deus tem preparado para a gente. Os planos de Deus para nós são maiores que os nossos. Que Deus coloque ele em um bom lugar, dê o reino dos céus. O que a gente leva é o que fazemos aqui na terra e tenho certeza que Afonso fez muitas coisas boas e assim irá ganhar o reino dos céus, confortando a família, os filhos” concluiu.

Publicidade

A filha do ex-prefeito, Lara Bezerra Moura Macedo, em lágrimas, agradeceu o apoio de todos e falou do amor do pai por Padre Marcos. “É muito difícil falar, mas eu tinha que vir aqui agradecer a vocês pela presença e falar do tamanho amor que ele tinha por essa terra e por cada um de vocês. […] Ele disse que seu desejo era voltar para sua terra natal, estar com seus pais, e nós decidimos respeitar, porque sabemos do amor dele por esse terra” disse.

Ela inda falou que ele foi o melhor pai e uma pessoa humana e cuidadosa. “Como pai não há o que discutir, ele foi o melhor pai, tanto eu como meus irmãos temos muito orgulho da pessoa humana, do cuidado que ele sempre teve para com o próximo. Não havia uma ligação que ele não atendesse, não importasse o horário, para passar uma medicação, abrir a farmácia. Como político, eu era apena uma criança, mas tenho muitas memórias e voltando a essa Casa hoje revivo a posse do meu pai.  Fiquei muito honrada ao saber da possibilidade dele vir para cá, porque sei como ele ficaria feliz. Agradeço ao prefeito, a todos os vereadores, à Maçonaria, por todas essas homenagens. Obrigada a cada um de vocês” disse.

O presidente da Câmara, irmão Adão, falou do serviço prestado por Afonso como farmacêutico. “Não tive a oportunidade de ter o senhor Afonso Moura como amigo, uma vida próxima, mas morando na zona rural do município, no povoado Riacho do Padre, sempre houve dificuldade na saúde e quando as pessoas, principalmente as mais pobres, adoeciam lá o médico da nossa cidade era o senhor Afonso Moura. Ouvia as pessoas dizendo “O Afonso passou um remédio para mim e foi o mesmo que Deus pôr a mão.  Ele foi um cidadão de coração grande, um homem que tinha amizade e respeito pelas pessoas, principalmente as mais humildes, que mais precisavam” falou.

Após todos os pronunciamentos e encerramento da sessão, foi realizado o cortejo até o Cemitério Municipal, onde ocorreu o sepultamento.

Afonso foi casado por 42 anos com Antônia Dayse Bezerra Moura Macedo, com quem teve três filhos – Wdiard Moura Bezerra Macedo, Ana Ingridi Bezerra Moura Macedo e Lara Bezerra Moura Macedo, e os netos Lorenzo Bezerra Moura Leão e Ivyna Veloso Moura Bezerra. Atualmente, residida em Pio IX, onde era comerciante e casado com a professora Soraya Maria de Alencar Bezerra, com quem viveu os últimos anos da sua vida.

Publicidade

Matéria relacionada: PADRE MARCOS | Morre o ex-prefeito Afonso Moura; Luto oficial é decretado no município

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS