Connect with us

DESTAQUES

Governadora Regina visita Patos do Piauí e inaugura asfalto e escola com o prefeito Joaquim Neto

Publicado

em

A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), cumpriu agenda na região de Picos nesta sexta-feira, 26 de agosto. Ela percorreu três municípios – Betânia do Piauí, Paulistana e Patos do Piauí – e entregou importantes obras à população.

Na cidade de Patos, ao lado do prefeito Joaquim Neto (PSD) e de diversas lideranças políticas do município e da região, Regina inaugurou obras de mobilidade urbana.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Agronegócio e Empreendedorismo Rural e do PRO Piauí, investiu mais de R$ 1,2 milhão no primeiro projeto de pavimentação da cidade.

Ao todo, foram asfaltados mais de 18 mil metros quadrados de ruas e avenidas do centro da cidade, uma obra que melhorou a infraestrutura urbana, deixou a cidade ainda mais bonita, e, principalmente, melhorou as condições de trafegabilidade.

Da cidade, a comitiva seguiu para o povoado Cajueiro, situado a 18 km. Lá, a governadora Regina Sousa e o prefeito Joaquim Neto entregaram o prédio próprio da Unidade Escolar Martinho Vieira, um sonho antigo da comunidade.

A escola possui quatro salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, banheiros, área administrativa, sala de professores, cozinha e área aberta, e também recebeu novos equipamentos. Na obra, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, investiu mais de 927 mil reais.

Representando a família do homenageado Martinho Vieira, seu bisneto, o jornalista e professor Edivan Silva, fez um breve relato da história do povoado Cajueiro e da chegada de Martinho Vieira, vindo de Portugal com seus pais.

A história educacional foi iniciada por Martinho Vieira. Em 1970, o professor Mário Vieira, neto do homenageado, fundou a escola, que é responsável pela formação de muitas pessoas da região, principalmente do Cajueiro. “Por aqui passaram muitos que hoje são grandes profissionais, prestando importantes serviços ao nosso país, espalhados no seu vasto território e até no exterior.”, disse Edivan, que é um dos ex-alunos e que hoje atua como profissional da comunicação social e mediador tecnológico na referida escola.

A governadora compartilhou da alegria de poder retornar ao povoado e entregar a nova escola. “Essa escola era um sonho da comunidade. Muitas pessoas lutaram por ela. Quando vim aqui ainda como senadora, essa escola funcionava numa casa. A diretoria ficava na cozinha da casa. Agora temos a alegria de entregar essa grande estrutura, ampla e moderna, que com certeza vai contribuir muito com a qualidade da educação e ajudar esses jovens a crescerem na vida. Aqui tem tudo de bom para eles.”, disse.

Regina Sousa fez um apelo aos jovens. “Zelem desse bem que é de vocês. Aproveitem. O conhecimento é o único bem que a gente adquire e ninguém tira da gente, e quanto mais você tem e repassa adiante, ainda estará ajudan a melhorar a vida de outras pessoas.”, finalizou.  

Mayara Oliveira, diretora da unidade escolar, falou da satisfação de participar do ato inaugural e afirmou que este foi um dos momentos mais esperados pela população da comunidade do Cajueiro.

Publicidade

A gestora destacou a importância da Unidade Escolar Martinho Vieira para a comunidade. “Desta escola, todos os anos saem alunos aprovados no Enem, em diferentes vestibulares, não fica atrás de nenhuma escola da 17ª GRE. Nós prestamos um serviço de educação de excelência, prezamos pela formação do cidadão crítico e reflexivo diante das diferentes situações que eles possam enfrentar em suas vidas.”, disse.  

Em entrevista, o prefeito Joaquim Neto falou sobre os benefícios das obras oficialmente entregues. “Duas importantes obras para o nosso município, uma na questão de mobilidade urbana, que foi o asfalto da nossa cidade, com quase 18 mil metros quadrados de ruas e avenidas asfaltadas, e a nova escola Martinho Vieira, que vai dar mais qualidade na acomodação dos professores e alunos da região do povoado Cajueiro e, consequentemente, na qualidade do ensino e aprendizagem.”, disse.  

O gestor destacou que, além destas inauguradas, outras obras em andamento. “Também em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria do Agronegócio, está em andamento na nossa cidade o maior projeto de pavimentação, com a construção de aproximadamente 22 mil metros quadrados de calçamento. Também temos os projetos de melhoria das estradas vicinais. Vamos chegar a quase 100 km de estradas piçarradas no município, interligando aos municípios de Conceição do Canindé, Itainópolis, Caridade e Massapê do Piauí. É mais um trabalho de grande importância.”, pontuou.

Além do prefeito Joaquim Neto, ladeado da primeira-dama Auzenir Costa, também estiveram presentes os prefeitos Toninho (de Caridade), Joaquim da Farmácia (de Paulistana) e vice-prefeito Carlos de Liberato, os vereadores de Patos, Marlon Costa, Wilson Vieira, Antônio Rufino (Tonhão), Francisco Evaristo (Sarrika) e Cornélio Edmundo, os líderes políticos Adalberto Lopes e Saulino Reis, os secretários municipais Cristóvão Júnior (de Administração), Sueli Carvalho (de Educação), Rafael Silva (de Obras), dentre outros.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS