Connect with us

GERAL

PICOS | O diferencial do IMH com a aplicação do programa socioemocional ‘Escola da Inteligência’

Publicado

em

O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), ‘Compromisso com a Fé e o Saber’ que atua na educação picoense há 76 anos, oferece uma ampla metodologia de ensino, promove interdisciplinaridade, práticas bilíngue, atividades esportivas, atua com o ‘IMH Pastorais’, além de ser pioneiro no Estado em lançar projetos e programas no município.

O IMH traz como um dos seus diferencias no seu currículo de ensino, a ‘Escola da Inteligência’ que é um programa de educação socioemocional criado pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, e foi adotado pelo Instituto em 2019, por ser um dos programas mais completos e de maior assessoria especializada na área.

A aplicadora do programa ‘Escola da Inteligência’ no Instituto, Nívea Maria explica que o IMH é uma escola que se preocupa com a formação dos educandos em todos os sentidos, tanto no cognitivo como no emocional. É a Escola da Inteligência é um programa que veio somar com a proposta educativa da Escola, que já trabalha a muito tempo os valores essenciais para uma formação emocional

“Vivemos em um mundo em que precisamos está emocionalmente saudáveis. O IMH e a Escola da Inteligência buscam ferramentas educacionais para desenvolver em todos os alunos habilidades socioemocionais que são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional”, disse.

Durante os encontros são pautadas habilidades socioemocionais que são essenciais para a formação, como o pensar antes de agir ou reagir, se colocar no lugar do outro trabalhando a empatia, a criatividade, a resiliência, a autoestima, o autocontrole e o gerenciamento das emoções.

Publicidade

As temáticas dos encontros, do material da Família e dos alunos se fundamentam em pesquisa que se fundamentam em pesquisas e estudos da área da psicologia e da pedagogia, e também da criação da teoria multifocal também criada pelo Augusto Cury.

_Didática Aplicada

O Programa Escola da Inteligência é aplicado em 1h aula por semana, fazendo assim parte do currículo do IMH. Abrangendo os alunos do 1° ano do Fundamental I a 1° Série do Ensino Médio.

A Escola da Inteligência oferece uma metodologia diversificada que além de ser trabalhada com os alunos também são voltadas às famílias, e aos funcionários cordimarianos.

Através das novas tecnologias e das necessidades de ser humano, o IMH acredita que o mundo precisa de uma educação diferenciada e completa que desenvolvam além das disciplinas tradicionais, a empatia, relações interpessoais, criatividade e habilidades emocionais.

Publicidade

Pensando nisso, os colaboradores do Instituto participam de cursos com temáticas para serem desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Os alunos além das aulas, eles participam de workshop ministrados pelos consultores, e tem acesso a aplicativos específicos para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Os pais recebem um livro com atividades para serem trabalhadas em casa com os filhos, e participam de encontros presenciais com um consultor da Escola da Inteligência que vem exclusivamente realizar o momento.

Os materiais e temáticas trabalhadas durante as atividades são exclusivas, ou seja, a cada reuniões da família são direcionados para cada segmento, ou seja, o livro da família é direcionado para cada faixa etária dos alunos.

Ao final do ano com a conclusão do curso, os alunos e as famílias recebem um certificado de acordo com o tema que foi desenvolvido e trabalhado durante o ano.

_Programação em meio à pandemia

Durante o período de quarentena a aplicadora do programa, Nívea Maria, esta enviando aos alunos as atividades semanais para serem trabalhadas em casa junto com os pais.

Publicidade

Segundo Nívea Maria, as realizações das atividades fortalecem ainda mais os vínculos familiares, e explicou que neste período de quarentena as famílias precisam de controle nas emoções.

“Estou recebendo um feedback muito grande, e eles destacam o prazer em realizar as lições em família, pois gerenciar as emoções neste período é muito importante. O período de isolamento social exige um controle emocional, então estamos trabalhando isso, para passarmos por essa situação mais fortalecidos”, explicou Nívia Maria.

Além das atividades do Instituto, todos os dias os consultores do programa realizam lives através do YouTube na conta oficial da Escola da Inteligência. Os encontros virtuais são direcionados para as famílias dos alunos e a sociedade em geral, diretamente de Ribeirão Preto, em São Paulo, das 10h30 às 11h30.

A cada live é trabalhado um tema diferente, nesta última segunda-feira (23), os consultores trabalharam o tema: ‘Como desenvolver a empatia nos dias atuais’.

Hoje, 24 de março, foi trabalhada a temática: ‘Desenvolver-se para educar: conhecendo as habilidades sociais e educativas’.

Publicidade

Amanhã, quarta-feira (25), será explanada o tema: ‘A procura da identidade: uma necessidade humana’.

No encontro da quinta-feira (26), a consultoria será voltada para: ‘A importância do autocuidado na infância’.

Concluindo a semana na sexta-feira (27), será apresentado: ‘Como potencializar a criatividade em momentos de Ócio’.

Neste ano de 2020 o livro tem como tema: ‘Família Arquitetos da Emoção’, e o primeiro encontro da família será realizado nesta quinta-feira (25), de forma online e será ministrada pela presidente da Escola da Inteligência, Camila Cury, que irá abordar o primeiro capítulo: ‘O eu na cidade da memória’, às 19h.

CLIQUE AQUI E CONFIRA: ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS