Connect with us

Vila Nova do Piauí

Educação de Vila Nova promove Mostra Cultural sobre Afrobrasilidades. Confira!

Publicado

em

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Educação de Vila Nova do Piauí, através da U. E. Sabino Gomes de Lima, promoveu na última quinta-feira (18) uma Mostra Cultural com o tema: “Afrobrasilidades em Imagens”.

O referido evento foi realizado em parceria com a Escola Luiz Ubiraci de Carvalho – Ensino Médio – onde a professora Maria Cândida, que também é professora de história na referida escola, orientadou todas as pesquisas sobre o assunto. Os alunos além da pesquisa, produziram cartazes, expuseram e apresentaram na Mostra Cultural, participaram de todo o momento.

Para a realização da Mostra Cultural, a idealizadora do projeto professora Maria Cândida trabalhou incansavelmente com as turmas para que esse momento fosse possível e uma vasta programação foi preparada.

Inicialmente houve a execução do Hino do Brasil e da África do Sul, seguido da formação da mesa de honra.

Iniciando os pronunciamentos, a professora e ativista cultural Marli Veloso, explicou que o mês de novembro é apenas um período simbólico, pois a luta contra o racismo tem que acontecer todos os dias, falou sobre a representatividade, força e importância do Zumbi dos Palmares. Abordou sobre a data Consciência Negra, resistência e movimento negro.

Marli Veloso ainda falou sobre a maior biblioteca localizada no Egito, a Biblioteca de Alexandria, que representava o centro de conhecimento mais importante da história da humanidade e da luta pela educação. Além de expressar a felicidade em ver a união das escolas com os demais órgãos, como Secretaria de Cultura e a Biblioteca Patativa do Assaré.

Sobre o evento, Marli Veloso, destacou: “Fico muito feliz porque é importante a gente unir esforços que a gente se propõe a construir uma sociedade mais justa, que valoriza a educação e a cultura. A escola está linda, organizada e ornamentada, e isso é recompensador, gratificante. Esse encontro é mais uma semente plantada, uma luta contra as injustiças e o racismo”.

A diretora da U. E. Sabino Gomes de Lima, Evinha Lima, agradeceu a todos pela presença em nome da professora Maria Cândida que teve a iniciativa de expor uma parte do trabalho e atividades realizadas em sala de aula, e destacou: “Uma aula como essa é riquíssima, é um momento de conscientização e novos aprendizados, e vocês irão sair daqui com a mente mais diferente sobre o assunto, principalmente em relação ao respeito e a valorização. Parabéns a todos os profissionais e alunos envolvidos!”, disse.

Publicidade

O secretário de Cultura, Miqueias Carvalho, que esteve também representando a gestão municipal, parabenizou a escola pela iniciativa e reforçou o compromisso da pasta em contribuir com as ações da Educação.

“É com grande satisfação que participo deste evento. Parabenizo a direção das escolas e os professores envolvidos na realização da Mostra Cultural. A cultura africana é um legado muito forte no nosso país e nos trouxe muitos benefícios, e principalmente na luta pela igualdade social e que fomenta também a nossa cultura. Quero dizer também que a Secretaria de Cultura está a disposição e iremos contribuir com o que estiver ao nosso alcance. Muito obrigado!”, finaliza.

A diretora da U. E.  Zacarias Manoel da Silva, Luzia Eremita, em sua fala agradeceu pelo convite recebido, destacou que a família do Zacarias está a disposição para contribuir com o que preciso for, e incentivou os alunos e demais presentes para participarem do evento em busca de novos conhecimentos.

“Este é um momento de agradecimento, pois estamos reunidos e com saúde. Depois agradeço ao convite das minhas colegas do Sabino Gomes, e isso significa parceria, união, respeito e também muito conhecimento para os nossos alunos. Aproveitem, leiam, prestem bastante atenção porque um momento como este é ímpar. Vamos em busca de novos aprendizados. Que Deus nos abençoe nos abençoe. Parabéns todos os organizadores pela dedicação e organização”, pontuou.  

Em entrevista com a redação do Cidades na Net, a secretaria de Educação, Antônia Maria, ressaltou a importância da atividade e de relembrar a data.

“O Dia da Consciência Negra é uma data instituída nacionalmente para relembrar a história e comemorar as conquistas. A data tem uma importância muita grande, pois com isso, reforçarmos a questão de que queremos viver em uma sociedade sem preconceito e que valoriza a cultura. O trabalho na escola foi intenso, com o empenho e o enorme esforço de todos os envolvidos na construção do projeto. por isso, parabenizo toda a equipe: A direção da escola, a coordenação, os professores, os alunos e demais pela organização, em especial a idealizadora Maria Cândida. Gostaria de agradecer a participação da comunidade escolar e todos as pessoas que prestigiaram o evento” disse.

Secretária Josele e a professora idealizadora Maria Cândida

As salas de aulas receberam decoração, cartazes e fotografias alusivas ao tema. Na sala 01, houve a “Oficina de Fotografia: Beleza Negra”, exposição de paradidáticos afro brasileiro e cartazes sobre artistas negros e o Dia da Consciência Negra, sob responsabilidade de Mauricio Delfin e Alice Julia.

A sala 02, com exposição da U. E. Luiz Ubiraci de Carvalho trouxe cartazes com os temas: Diversidade (3° Ano); Mil Artes Negras (7º ano); Em movimento (2º Ano); Mídias e Negritude (7°ano) e Bonecas Negras.

Além da exposição sobre a Biblioteca Patativa do Assaré que teve como expositores a equipe da Biblioteca.

Cartazes sobre Meninas e Mulheres Garra e Beleza (8º ano); Meu cabelo é tudo de bom (8⁰ ano). Apresentação do Livro: Meu Crespo de Rainha da escritora Bell Hooks, com apresentação da Ana Clarisse, integraram a sala 03.

Sob coordenação da U. E. Luiz Ubiraci de Carvalho, a sala 04, apresentou cartazes sobre Áfricas (1º ano); Resistência e Reesistências (9º ano) e Saber Ciência (9º ano).

Oficina de dança integrou a programação da sala 05, que teve como professora Thalya Oliveira.

Aula de dança ministrada pela professora Eliane.

O pátio da escola ainda foi palco de exposições de alunos do 6º ano sobre comidas afro-brasileiras; palavras de origem africanas e artesanato.

Encerrando a Mostra Cultural, houve as Apresentações Culturais: Livro da Bell Hooks; desfile sobre Estética, Diversidade, Beleza e Respeito; poema o Brasil que não está no Retrato (Hyarla, Evelin e Keylane); Performance – A mão da limpeza (Thiago e Luiz Fernando); apresentação dos Grupos de Dança das professoras Thalya e Eliane.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS