Connect with us

GERAL

Prefeitura de Vila Nova inicia reforma e ampliação da Fábrica de Farinha para incentivo a agricultura familiar

Publicado

em

O período da produção agrícola da goma e da farinha de mandioca se aproxima, e a Prefeitura de Vila Nova do Piauí na gestão ‘Trabalho e Compromisso’ do prefeito Edilson Brito, iniciou a reforma da Fábrica de Farinha do município para que os produtores iniciem os seus trabalhos.

Durante os meses de Junho, Julho e Agosto as cargas de mandiocas chegam as Casas de Farinhas da região, e os trabalhos são iniciados e passam por um longo processo artesanal até chegarem aos produtos finais.

Em Vila Nova do Piauí, a Casa de Farinha é um local publico, todos os produtores podem utilizar, basta preencher o cadastro na Secretaria de Assistência Social, administrada pela secretária e primeira-dama Ana Carolina. Os proprietários da produção informam a quantidade de mandioca e o período em média que irão levar para realizar todos os processos, e assim, o agendamento é realizado.

O prefeito Edílson Brito que realiza a reforma da Casa de Farinha e a manutenção das maquinas anualmente, ainda esta atendendo um requerimento da Câmara Municipal que solicita a ampliação e construção de novos espaços com intuito de incentivar ainda mais a produção agrícola e garantir que as pessoas mantenham o distanciamento social.

Na manhã desta segunda-feira (01), o prefeito Edilson Brito, visitou a obra e frisou a importância da Fábrica para os produtores do município, bem como para criação de emprego e movimentação na economia local. “Estamos trabalhando diariamente em busca do desenvolvimento do nosso município, e a cultura da mandioca sempre foi preservada na região, a mandiocultura gera renda para muitas famílias”, disse o gestor.

Prefeito Edilson Brito

Edílson Brito, ainda falou sobre as melhorias e ampliações no local: “Estamos construindo novas gamelas e giraus para facilitar o trabalho destas pessoas e assim garantir que mesmo em meio à pandemia, elas tenham como realizarem os seus trabalhos, garantirem a sua renda e manterem o distanciamento social”.

Publicidade

O ex-prefeito Arinaldo Leal que é um dos incentivadores da atividade no município visitou a obra junto ao prefeito Edilson Brito, e destacou: “A mandiocultura faz parte da cultura nordestina, gera renda e movimenta a economia, então agradeço a gestão pela iniciativa e ampliação do espaço que irá beneficiar muitas pessoas”.

Ex-prefeito Arinaldo Leal

Edílson Brito e Arinaldo Leal ainda aproveitaram a ocasião para solicitar ao deputado estadual, Georgiano Neto, duas novas maquinas para agilizar o processo e contribuir para que os trabalhadores mantenham o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, evitando assim aglomerações.

Vale lembrar que durante os serviços, os trabalhadores envolvidos na obra estão utilizando as máscara, mantendo o distanciamento social e seguindo as normas recomendadas pelas autoridades de saúde.

A manutenção nos equipamentos, a construção das novas gamelas e secadores, bem como a aquisição de um lavador atende a solicitação do vereador e presidente da Casa Legislativa, Flávio Adão de Sousa, tendo em vista a cultura local ao cultivo da mandioca, e a necessidade de melhorar a fábrica para todos os profissionais que a utilizam.

Confira as imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS