Connect with us

POLÍCIA

PM antecipa reforço policial para municípios com conflito

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral normalmente atende as solicitações dos juízes eleitorais para reforçarem a segurança nas zonas eleitorais que apresentam histórico de conflito nas eleições. Geralmente são entre 40 e 60 municípios que têm histórico de tensão nas eleições. Na última eleição municipal, em 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu reforço na segurança pública para garantir a normalidade do processo eleitoral em 53 municípios do Piauí.

Segundo o TRE-PI, os pedidos foram feitos pelos juízes de cada localidade, que observaram problemas de segurança nos municípios. De acordo com os dados do tribunal, o principal motivo para os pedidos de segurança é evitar violência causada por disputas políticas entre famílias no interior do estado. O comandante geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), coronel Carlos Augusto, informou que este ano vai antecipar o envio de tropas para os municípios que têm conflitos.

Essas cidades foram mapeadas pela PM-PI e devem receber reforço a partir da próxima semana, quando se inicia a campanha eleitoral. Em Guaribas, uma cidade de 4.500 habitantes, sendo 3.800 eleitores, que fica a 662 quilômetros ao sul de Teresina, o prefeito Claudinê Maia (PP), pediu reforço policial para a cidade e a segurança de vida, alegando que foi ameaçado. Ele comunicou ainda que houve um atentado político à bala no município.
No relato à polícia, ele disse que na terça-feira Jhony Batista da Silva e sua esposa, Edna Rodrigues, sofreram tentativa de homicídio na cidade, que tinha natureza política.

As vítimas são assessores do prefeito. Eles foram baleados – a mulher com um tiro no braço e em um dos seios, e Jhony Batista levou um tiro na mão, no ombro e na barriga. Eles estão internados no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, a 240 quilômetros ao sul de Teresina.

“Jhony me contava que outro grupo político o ameaçava através de mensagens e ligações telefônicas. Eles cumpriram o que prometeram. E eu temo morrer, porque também sofro ameaças por meio de palavras, intimidações”, informou o prefeito. Claudinê disse que o clima político em Guaribas é assustador. “Todos nós estamos com medo, desesperados.

Publicidade

A família de Jhony está muito apreensiva”. Depois do registro do Boletim de Ocorrência, a Polícia Civil está apurando os fatos e realizando diligências para identificar e prender os autores do atentado. Para isso, foi pedido o reforço policial ao Comando de Policiamento Regional de São Raimundo Nonato.

Diário do Povo

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS