Connect with us

POLÍTICA

Marcelo Castro promove encontro para elaborar plano de governo

Publicado

em

A primeira edição dos “Encontros Regionais Ouvindo o Piauí” foi realizada nesse sábado em São Raimundo Nonato. Com a presença de aproximadamente 1.000 pessoas, o pré-candidato ao governo do Estado, Marcelo Castro, o pré-candidato a vice Silvio Mendes, o deputado estadual Edson Ferreira e demais lideranças políticas de 20 municípios, discutiram questões ligadas a Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico-Social e Segurança Pública. O objetivo do encontro é reunir informações para elaborar o Plano de Governo da campanha de Marcelo Castro ao governo do Estado.
Logo no início, Marcelo explicou a necessidade de ouvir a população para elaborar um plano de governo que consiga atender as demandas da sociedade nos mais diversos segmentos. Ele informou que a meta é realizar o encontro em 16 regiões do Piauí e a partir das informações coletadas, elaborar um Plano de Governo com viabilidade de execução durante o mandato. A região de São Raimundo Nonato foi escolhida para sediar o primeiro encontro por ser a terra natal de Marcelo, além de ter um potencial econômico em diversos setores. Logo após a explanação inicial, os presentes se dividiram em quatro oficinas temáticas: Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico-Social e Segurança Pública.
Educação
Na educação, o professor e cientista político Washington Bonfim ouviu de educadores os avanços conseguidos na área nos últimos quatro anos e idéias para melhorar a escola pública na região. Para a professora da rede estadual Antônia Lima, “A proposta de reunir técnicos e pessoas que atuam na educação é interessante, pois nos dá a oportunidade de contribuir com nossa experiência em sala de aula. Reconhecemos a melhoria da educação, mas também reivindicamos aperfeiçoamento no processo de formação dos professores. O Encontro Regional Ouvindo o Piauí mostra que é possível a sociedade participar da construção de um governo e de uma sociedade melhor. Tenho esperança que nossas reivindicações serão executadas”.
Saúde
A plenária sobre saúde foi coordenada pelo ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes. Ele discutiu e coletou informações sobre o atendimento a saúde na região de São Raimundo Nonato. Criticou o modelo atual de gestão dos recursos da saúde, em que segundo ele, sobrecarrega os estados e municípios. Representantes dos municípios apontaram soluções pontuais e defenderam que os indicados para gerenciar os hospitais regionais tenham conhecimento técnico e de gestão.
Segurança Pública
Durante mais de uma hora, o Cel. Sidney e o delegado João Marcelo coordenaram a oficina temática sobre segurança pública. Juntamente com gestores públicos e representantes da sociedade, eles coletaram informações e elaboraram um documento que será integrado ao Plano de Governo da campanha de Marcelo Castro.
Desenvolvimento Econômico-Social
O desenvolvimento econômico-social foi a oficina mais procurada pelos prefeitos presentes no evento. O ex-diretor da Codevasf, Guilherme Almeida, explicou a importância de despertar na população o reconhecimento do potencial econômico de cada município. Ele também ouviu dos presentes a necessidade de alcançar formas para incentivar a produção e comercialização de bens que possibilitem impulsionar a geração de renda da população.
O deputado estadual Edson Ferreira, anfitrião do encontro, informou que a escolha do município de São Raimundo Nonato simboliza a oportunidade que a região tem de eleger um futuro governador. Ele destacou a presença de lideranças de mais de 20 cidades da região e o entusiasmo de Marcelo Castro e Silvio Mendes em convidar a população para discutir formas de melhorar a qualidade de vida do povo.
Ao final, Marcelo Castro comemorou o sucesso do encontro. Para ele “a presença de mil pessoas em um evento em dia de chuva, mostra que a população acredita em sua pré-candidatura e se interessa em contribuir para a construção do Plano de Governo. Ele acrescentou que a ideia é integrar a sociedade na construção de um Plano de Governo democrático, que seja capaz de ouvir os anseios da sociedade, diagnosticar os problemas de cada região, para juntos, discutirem estratégias que possam contribuir com o desenvolvimento de todo o Piauí”.
O coordenador geral do evento, Silvio Mendes, agradeceu a presença das lideranças e explicou que ainda serão realizados 16 Encontros Regionais. Ele ressaltou que a participação da sociedade dá legitimidade a construção do Plano de Governo e que o essencial é construir idéias com condições de serem executadas.
Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS