Connect with us

POLÍTICA

O que a visita de Dilma representa para o Piauí? Oposição e governo respondem

Publicado

em

A presidente Dilma Rousseff (PT) irá desembarcar no Piauí nesta sexta-feira (11/09) por volta das 11 horas para cumprir uma agenda de atividades que inclui vistoria em obras e encontro com empresários. A visita ao Estado ocorre em um momento de grave crise e adoção de medidas impopulares na economia que fazem parte do chamado ajuste fiscal.

A passagem pelo Piauí tem recebido críticas nas redes sociais, dividido a opinião dos piauienses e dos políticos locais. A reportagem do O Olho ouviu deputados do governo e da oposição sobre o significado da visita da presidente no momento de crise e as repercussões para o Estado.

“SERÁ DECEPÇÃO”
Na oposição, a visita da petista é vista como uma tentativa de criar factoides. Os deputados contrários ao governo avaliam que Dilma fará apenas a repetição das outras visitas. Eles afirmam que nada de concreto para o Estado deve sair do encontro.

Para o deputado Marden Menezes, Dilma poderá se decepcionar ao constatar queda na popularidade no Piauí. “Essa história da Transnordestina é a mesma coisa que o ocorrer com as obras da transposição do rio São Francisco: não sai do papel. Ela pensa que ainda tem popularidade no Piauí, mas está enganada.  Terá uma triste constatação”, comentou.

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Robert Rios, convoca a população para protestar contra a presidente Dilma. Robert pediu para que manifestantes esperem a petista com faixas e cartazes no aeroporto da capital.

Publicidade

Rios acusou a presidente Dilma de mandar um orçamento com déficit para cobrir roubos no governo. “A mesma quadrilha que roubou o país tem estudado como fazer para aumentar a carga tributária, para tampar o dinheiro arrancado do trabalhador. Querem elevar o imposto sobre os combustíveis, toda vez que for abastecer o seu carro. São R$ 30 bilhões e meio a serem tampados com aumento de impostos”.

Dilma irá dialogar com empresários Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

“COMPROMISSO COM O POVO”
No governo, a vinda da presidente representa a confirmação do compromisso da presidente com o Piauí. Na disputa eleitoral de 2014, os eleitores piauienses deram a petista mais de 70% dos votos do Estado. Apesar de reconhecer as dificuldades causadas pela crise política e econômica, o governador Wellington Dias destaca a importância da parceria com o Governo Federal.

Wellington destaca que no momento de crise Dilma tem demonstrado o interesse de dialogar e ouvir a opinião de setores da sociedade. “A presidente me ligou e disse do interesse de visitar Teresina e realizar o evento chamado de “Dialoga Brasil”. É uma conversa franco onde ela fala e escuta os empresários e movimentos sociais”, comentou.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado João de Deus (PT), prefere destacar as conquistas do governo do PT. “Apesar da crise não podemos esquecer que foi com o governo do ex-presidente Lula e agora com Dilma que milhares de pessoas no Piauí e no Brasil saíram da pobreza. A crise é mundial, não só do Brasil. O problema é que tem gente torcendo pelo quanto pior melhor”, destacou.

Movimentos sociais e grupos ligados ao governo organizam caravanas com simpatizantes e filiados aos partidos que apoiam a presidente. A ideia é mostrar que o Piauí ainda apoia Dilma apesar da crise que o país vive.

VISITA
A primeira atividade da presidente no Estado será, às 11h30, em Paulistana, onde ela visita as obras da Ferrovia Transnordestina, lotes seis e sete, do trecho Eliseu Martins(PI)- Trindade (PE). A Ferrovia possui extensão total de 1.753 km, abrangendo os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

Publicidade

À tarde, Dilma já em Teresina, a presidenta realiza o sexto encontro do Dialoga Brasil, para discutir com movimentos sociais convidados a proposição de políticas públicas. Às 18h, no salão de eventos do Espaço Coco Bambu, está prevista reunião da presidenta Dilma com empresários do Piauí, para discutir assuntos ligados ao setor produtivo – infraestrutura, logística e produção agrícola. Participam do encontro os ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

AGENDA
Visita às obras da Ferrovia Transnordestina, lotes 6 e7 do trecho Eliseu Martins/PI – Trindade/PE
Horário previsto: 11h30
Endereço: Canteiro de obras do Lote 6, BR 407, Km 510, Paulistana/PI

Dialoga Piauí
Horário previsto: 15h30
Endereço: TheresinaHall, Av. Raul Lopes, nº 2727, Bairro Ininga. Teresina/PI

Reunião com Empresários
Horário previsto: 18h
Endereço: Salão de eventos do Espaço Coco Bambu, Rua Professor Joca Vieira, nº 1227, Bairro Jockey. Teresina/PI

 

Publicidade

O Olho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS