Connect with us

POLÍTICA

TRE-PI marca diplomação de Rafael Fonteles e Themístocles Filho para 16 de dezembro

Publicado

em

A diplomação do governador eleito Rafael Fonteles (PT) e do vice-governador Themístocles Filho (MDB) foi marcada para o dia 16 de dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

A cerimônia acontecerá às 19h no auditório do Tribunal de Justiça (TJ-PI), na Praça Edgard Nogueira, Centro de Teresina.

Além do governador e vice-governador, serão diplomados os candidatos eleitos para senador, deputado federal, deputado estadual e os seus suplentes. Ao todo, serão 69 suplentes diplomados.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do tribunal eleitoral competente.

Eleições 2022: resultados

Publicidade

Rafael Fonteles (PT) foi eleito governador do Piauí no primeiro turno das eleições com 57,17% dos votos válidos, totalizando 1.114.768 votos. Pela primeira vez, Rafael Fonteles vai assumir o governo do estado.

Wellington Dias (PT) foi eleito senador do Piauí. Ele recebeu 961.855 votos, o que corresponde a 51,34% dos votos válidos. Esse será o segundo mandato de Wellington Dias como senador. O petista foi eleito ao Senado pela primeira vez em 2010.

Os piauienses também elegeram 30 deputados estaduais (veja lista aqui) e 10 deputados federais (veja lista aqui).

Na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), dos 30, 20 deputados foram reeleitos. A renovação é de cerca de 30%. O PT é o partido que ocupa o maior número de cadeiras, com 12 representantes. O MDB e o Progressistas ocupam a segunda e terceira posição respectivamente como partidos com maior número de candidatos eleitos, nove e oito, seguidos pelo Solidariedade com um.

Já na Câmara Federal, dos 10, quatro deputados federais foram reeleitos. O PT é o partido que ocupa o maior número de cadeiras, com quatro representantes.

Publicidade

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS