Connect with us

DESTAQUES

Secretária de Educação de Fronteiras faz balanço e aponta avanços em 2018

Publicado

em

A Educação da cidade de Fronteiras encerrou o ano letivo de 2018 com motivos para comemorar os resultados obtidos ao longo da gestão Mudança com Compromisso. Em entrevista exclusiva ao Cidadesnanaet.com, a secretária municipal de Educação, Verônica Maria Pereira Ribeiro, elencou muitas conquistas alcançadas ao longo dos dois anos da administração da prefeita, Maria José Ayres, juntamente com a equipe que compõe a Secretaria de Educação.

O trabalho e o comprometimento em prol de melhorias trouxeram resultados positivos para uma Educação de qualidade. De certo é que para o alcance dos resultados exitosos foi necessário muitas mudanças acontecerem.

As primeiras mudanças

As primeiras mudanças que aconteceram na educação no início da gestão, foi a necessidade de reforma das escolas do campo que estavam com as estruturas físicas comprometidas.

Ana Lúcia e Dóres Lene – coordenadoras da Educação na zona rural

As Unidades Escolares Corinto Machado Matos na localidade Lagoa Seca, Joaquim Clementino Fialho no povoado Barreira da Serra, José Ribeiro Bezerra no povoado Alecrim e Antônio Miranda na localidade Lagoa Comprida, situadas na zona rural, passaram por algumas reformas tendo como finalidade proporcionar maior conforto aos alunos e professores.

Publicidade

Nesse elenco de avanços, é importante ressaltar que alguns projetos que foram desenvolvidos por alunos sempre com o apoio e acompanhamento profissional por parte do corpo docente, resultaram em reconhecimento tanto a nível de estado como também a nível nacional. A Unidade Escolar José Aquiles de Sousa foi umas das escolas que registrou essa marca para Fronteiras na elaboração do projeto de beneficiamento e preservação do Meio Ambiente, denominado Sou Guardião da Água.

Projeto Sou Guardião da Água

No mês de junho de 2018, entre os dias 15 e 19, em Sumaré, no Estado de São Paulo, representantes de Fronteiras participaram da  5ª Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. Ao todo, dezesseis, estudantes, delegados do Piauí participaram da conferência.

A delegada Isabelly Maria, da cidade de Fronteiras apresentou o projeto Sou Guardião da Água, no qual foi testado e aprovado, estando o mesmo em funcionamento na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, o Sousão, localizada na sede do município de fronteirense.

O projeto Sou Guardião da Água, concorreu com aproximadamente 600 escolas em todo Piauí. Entre os 50 projetos apresentados na 3ª Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente em Teresina. O Sou Guardião da Água, coordenado pela professora Inácia Ribeiro, foi escolhido para representar o Piauí, na 5ª Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente em São Paulo. A relevância do projeto rendeu elogios e solicitações pelo Estado de Minas Gerais e também pela Universidade Federal do Piauí.

Publicidade

Com esse resultado a educação municipal fronteirense ganhou mais notoriedade culminando com avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Avanços no IDEB

Após três meses do sucesso da apresentação do projeto Sou Guardião da Água, o mês de outubro de 2018 trouxe mais motivos de alegria e comemoração para o município. Trata-se da nota de 5.8 alcançada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No tocante a avaliação, as turmas de 5º e 9º  das escolas Hermínio José Ribeiro, José Aquiles de Sousa e da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima foram avaliadas pelo Ideb.

“Foi uma alegria muito grande porque nós saltamos no Ideb de 4.8 para  5.8 e hoje estamos num lugar privilegiado em todo o Estado. Isso deu muita visibilidade para o município de Fronteiras porque é um resultado alcançado através de muito compromisso com a educação. É a partir da educação que os outros problema diminuem. O povo educado é povo saudável, é feliz, é um povo consciente” pontuou a secretária de Educação, Verônica Ribeiro.

 O Transporte Escolar

Publicidade

No mês de novembro, a Prefeitura Municipal em parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Fronteiras (SEME) foram contempladas com novo transporte escolar. O micro-ônibus dispõe de elevador, recurso que proporciona aos portadores de necessidades especiais, maior acessibilidade ao transporte e à escola como forma de inclusão social.

Secretária Verônica Ribeiro recebendo da prefeita Maria José as chaves do micro-ônibus

A secretária salientou que não só o transporte, mas também a segurança dos alunos é prioridade, pois cada veículo escolar dispõe de um monitor responsável por acompanhar os estudantes no trajeto entre as unidades de ensino até a residência dos mesmos. O objetivo da monitoria é resguardar pela segurança do ocupantes do transporte, tendo em vista o alunado do ensino infantil.

“Em cada um dos veículos que fazem transporte dos alunos existe um monitor que serve para acompanha-los até o destino para fazer a segurança das crianças. Hoje o município de Fronteiras possui monitores em cada transporte escolar para alunos da educação infantil” pontuou a administradora da Educação.

Verônica Ribeiro menciona com muita satisfação o trabalho em conjunto desenvolvido por toda equipe que compõe a Secretaria de Educação e também ressalta a importância do trabalho de articulação do Selo Unicef.

A secretária destaca que graças ao comprometimento da supervisão escolar juntamente com professores, coordenadores, diretores, colaboradores e demais membros, a Educação do município ao longo desses dois anos tem avançado de maneira significante colocando a cidade de Fronteiras em níveis de reconhecimento a nível nacional. Uma dessas realizações, ressalta, foi a conquista da medalha na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa.

A Conquista da Medalha na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicidade

No encerramento do ano, no mês de dezembro, a educação do município foi agraciada  com  mais uma conquista.  A aluna, Alice Jamille, do nono ano da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, conquistou medalha de bronze na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa.

O certame foi dividido nas seguintes categorias: Artigo de Opinião, Poemas e Crônicas. Na olimpíada participaram escolas estaduais e municipais da rede pública de duzentos e vinte e quatro municípios do Piauí.  Alice Jamille, conquistou medalha de bronze com a crônica Uma Viagem ao Sertão orientada pela professora Geórgia de Castro. A solenidade de entrega de medalha aconteceu no dia 12 de dezembro e foi realizada no Teatro 4 de Setembro em Teresina.

Em companhia da aluna medalhista, estava a supervisora da Rede Municipal de Ensino, Hidelgárdia Bezerra, a secretária de Educação, Verônica Ribeiro, juntamente com a diretora da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, Joaquina Girlúcia.

Programas

É importante ressaltar que dentro desse ciclo de evolução, há programas como o Novo Mais Educação, cujo o mesmo contribuiu em larga escala para os avanços e índices alcançados no Ideb. Entre outros programas que contempla o município, existe também o Novo Mais Alfabetização que abrange escolas da sede e também a escola Corinto Machado Matos, na zona rural, contemplando em 2018, duzentos e dezenove alunos.

Publicidade

A merenda escolar

A alimentação escolar é outra que merce total atenção. Entre os destaques quando o assunto é melhorias na educação fronteirense, a merenda escolar é um fator de grande relevância incluso no elenco de avanços. A alimentação fornecida para os discentes tem todo um acompanhamento e controle de qualidade supervisionada pela nutricionista Kassandra Bezerra. Verônica destaca que o acompanhamento se faz necessário por um profissional capacitado e responsável.

“Nós fornecemos alimentação de primeira qualidade para os nossos alunos. Toda merenda é acompanhada pela nutricionista Kassandra Bezerra. A nossa nutricionista tem comprometimento em acompanhar o andamento da alimentação e verificação do cardápio escolar em todas as escolas” ressaltou a secretária.

Projetos para 2019

Indagada sobre quais planos e projetos para o decorrente ano de 2019, a secretária Municipal de Educação afirmou que pretende trabalhar mais ainda na qualificação do ensino e aprendizagem, tanto dos alunos quanto dos professores da Rede Municipal de Educação, e, já estão nos preparativos para a avaliação tendo em vista a Prova Brasil que será aplicada pelo Ideb/Inep ainda neste ano.

Publicidade

“Já estamos desde o ano passado trabalhando nos preparativos para a Prova Brasil que será aplicada neste ano como forma de avaliação do Ideb. Com relação a formação, é necessário sempre estarmos em treinamento e capacitação dos professores e toda  à  equipe da educação. Sabemos que nesse processo é importantíssimo a formação continuada dos professores. Esse é o diferencial, pois o professor tem que estar habilitado e qualificado para trabalhar e atuar no ensino.

Ao final da entrevista quando tratado sobre a participação de membros da Secretaria Municipal de Educação de Fronteiras em diversos eventos, Verônica Ribeiro declarou de  maneira veemente que é prioritária a participação em seminários, treinamentos, reuniões, conferências, encontros, bem como em simpósios, encontros do Conselho Municipal de Educação entre outros eventos de cunho educacional promovidos pela Undime e/ou Seduc, e até mesmo em outros estados, pois é uma particularidade que a gestão municipal prima visando sempre implantar melhorias adquiridas no sistema de ensino do município.

“Participamos de todos os tipos de eventos que se referem à Educação. Sempre com o apoio da Prefeitura, a Secretaria de Educação não faltou ainda nenhum evento relacionado a área de educação porque são vivências adquiridas que servem de modelo para ser praticadas dentro da Educação de Fronteiras. A prefeita Maria José tem nos incentivado muito quando o assunto é educação” concluiu a secretária Verônica Ribeiro.

A Rede Municipal de Educação da cidade de Fronteiras é composta por nove escolas situadas na sede e também na zona rural. As escolas da zona urbana são:  Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima,  Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, Centro de Educação Infantil e Unidade Escolar José Aquiles Filho. As escolas localizadas na zona rural são: Unidade Escolar Corinto Machado Matos, Unidade Escolar Joaquim Clementino Fialho,  Unidade Escolar José Ribeiro Bezerra e Unidade Escolar Antônio Miranda.

Matérias Relacionadas: Representantes de Fronteiras participam da V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente em São Paulo

Educação de Fronteiras inaugura instalações de projeto de reaproveitamento de água na escola

Publicidade

Educação de Fronteiras avança no IDEB e atinge média histórica de 5,8 “o professor é a fórmula” diz secretária

Prefeita de Fronteiras entrega ônibus escolar para Educação Municipal; veja fotos

FRONTEIRAS | Aluna da Rede Municipal de Educação conquista medalha na 3ª Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

FRONTEIRAS | Aluna da Escola Nossa Senhora de Fátima recebe medalha em Teresina

Em busca de melhorias, Secretária de Educação de Fronteiras participa de Seminário Educacional em Sobral-CE

Publicidade

Secretária de Educação de Fronteiras participa de etapa estadual da Conferência Nacional “debatendo melhorias para a educação” disse

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS