Connect with us

Caridade do Piauí

I Oficina do PMAQ capacita equipes de saúde em Caridade do Piauí

Publicado

em

A  Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, por meio a Secretaria de Saúde, realizou a I Oficina do Programa de Melhoria do acesso e da qualidade – PMAQ. Como início de uma gestão, o objetivo é capacitar os profissionais para algumas  mudanças ocorrida no Programa e preparar as equipes de saúde  para a avaliação.

O PMAQ é um programa criado pelo Ministério da Saúde, para incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos e propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O evento aconteceu nesta terça-feira,11, na Cozinha Comunitária e contou participação dos profissionais da Saúde, como dentista, médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem,  agentes de saúde e bucal, equipes  do NASF, assistente sociais e psicóloga.

A Oficina foi ministrado pelos enfermeiros,  Márcia Daniele e Rogério Xavier, que aconteceu em duas etapas, pela manhã quando os profissionais  foram capacitados, onde foram repassados algumas mudanças do Programa. E a tarde  foi distribuído um material com as principais atividades que devem ser executadas pelas equipes, sendo  discutido e apresentado o resultado.

O enfermeiro Rogério Xavier, disse que  o objetivo principal é  intensificar e  as ações que  já são  exercidas pelos profissionais no município. “São ações que a própria equipe de Saúde da Família executa, mais que visa melhorar essa assistência. Estamos em uma nova gestão e através dela vamos buscar uma boa avaliação”, disse.

Publicidade

A enfermeira Márcia Daniele, aperfeiçoadora do programa no município, disse estar à disposição dos profissionais e que juntos buscarão uma avalição positiva do PAMQ. “Temos esse ano alguns desafios, e, é preciso a colaboração e empenho de vocês para que consigamos a nota máxima que é nosso objetivo”, disse.

Daniele destacou ainda que o PMAQ não deve acontecer a cada dois, quando é avaliado, mais sim todo o tempo. “Não devemos trabalhar de modo adequado só agora, que vem os avaliadores, avaliara nosso trabalho, tem que ser uma prática contínua. Se gente trabalhar sempre de modo organizado, quando vier as avaliações não teremos  prejuízos”, enfatizou.

O Prefeito de Caridade, Antoniel  de Sousa Silva, esteve presente e se comprometeu a dar toda assistência possível para melhorar desempenho das atividades. “Essa é a I Oficina  do PMAQ em nossa gestão. e me comprometo  com vocês colaboradores da saúde para que juntos  possamos dar toda assistência possível ao profissionais e a população. Estamos buscando a regulamentação do PMAQ, objetivando melhorar a saúde de nosso município, e vamos sentar e discutir estratégias com os profissionais, já tivemos uma melhora em relação ao gentes de saúde, e queremos fortalecer todos profissionais dentro aquilo que seja possível. Então queremos a colaboração de vocês, vamos unir as forças, pensando no bem maior, que é o município e a população, fortalecendo o atendimento na área da saúde”, disse.

A Secretária de Finanças, Tatiana Danuse, também se comprometeu a colaborar e pediu ainda o empenho dos profissionais.  “Quanto ao salários, o município mantém os efetivos pagos dentro do mês, e essa proposta  o prefeito vai continuar mantendo, o  pagamento do PMAQ é repassado. A administração está sempre aberta, ao diálogo, qualquer problema  nos procure e a gente  conversa e busca resolver,  e pedimos o empenho de cada um, para que  busquem fazer sua parte da melhor forma possível”, disse.

A Secretária de Saúde agradeceu a participação dos profissionais, e o apoio do prefeito, Toninho. Segundo ela, o gestor tem prestado toda a assistência possível a saúde. “Sabemos que são muitos problemas e desafios que surgem, mas estou sempre buscando resolver, e quando não consigo, vou até o prefeito, e ele sempre se dispõe a buscar formas de resolver, e, é isso, acredito que em parceria todos nós alcançaremos significativas melhorias no atendimento à saúde de nosso município”, afirmou a Secretária.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS