MEC divulga primeira chamada de aprovados no Sisutec; veja aqui
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 27/03/14

MEC divulga primeira chamada de aprovados no Sisutec; veja aqui

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (25) a relação dos aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A lista dos aprovados pode ser consultada no site do programa. O candidato pode consultar seu resultado na opção “ver meu boletim”, ou acessar as listas de aprovados nos 122 cursos disponíveis pelo filtro por instituição, local de oferta, curso e turno.

A matrícula dos convocados nesta primeira chamada começa nesta quarta (26) e termina na sexta-feira (28) na instituição de ensino onde o estudante foi aprovado. A segunda chamada será realizada no dia 1º de abril.

No total, 527.730 estudantes se inscreveram. Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o total de inscrições ultrapassou a faixa de 1 milhão (foram 1.016.211 inscrições).

No total, 291.338 vagas foram disponibilizadas em 122 cursos técnicos de 937 instituições de ensino públicas e privadas, além das escolas do Senai e do Senac. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.

Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.

Distribuição
Nesta edição, 937 instituições estão habilitadas para participar. Do total, 246.228 vagas, ou 85%, estão em instituições de ensino superior ou escolas técnicas de nível médio particulares; 8.040 estão na rede federal de ensino e 37.070 são oferecidas pelo Sistema S de ensino. De acordo com o ministro Henrique Paim, o governo decidiu “utilizar essa infraestrutura [das instituições privadas] e, a partir dessa infraestrutura, garantir maior acesso dos estudantes brasileiros [aos cursos de ensino técnico”.

A maioria das vagas é oferecida na Região Sudeste do Brasil, que responde por 55,72% delas. O Nordeste vem na segunda posição, com 14,45% das vagas, seguido do Sul (13,92%), Centro-Oeste (11,63%) e Norte (4,28%). Segundo o ministro da educação, esta é uma distribuição “natural” para o panorama atual da oferta de ensino técnico e profissionalizante no país.

 

Fonte: G1

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Inscrições Para O Concurso Do TCE São Prorrogadas Até O Dia 18

CompartilheA Fundação Carlos Chagas (FCC) prorrogou a inscrições para o concurso para preenchimento de vagas e cadastro de reserva do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Piauí. O prazo

GERAL

Sem chuvas, produtores de soja ‘comemoram’ perda 10% na safra

Compartilhe Com perdas que chegam aos 80% da safra de no Cerrado piauiense, produtores de soja de Palmeiras, a 108 km de Teresina, comemoram perdas que chegaram a “apenas 10%”

GERAL

TJ nega pedido de liberdade a ex-prefeito indiciado por matar mulher no Piauí

CompartilheO ex-prefeito de Lagoa do Sítio, José de Arimateas Rabelo, teve o pedido de liberdade provisória negado na quarta-feira (16) pela 2ª Câmara Especializada Criminal, do Tribunal de Justiça do

GERAL

Ciclista morre atropelada em rodovia do Piauí após colisão

Compartilhe Uma mulher identificada com o nome de Alcioneide, mais conhecida como ‘Mulher Aranha’, foi atropelada por volta de 20h desta sexta-feira (04/11), na altura do KM 16 da BR-343,

GERAL

Aneel aprova modalidade pré-paga de conta de energia a partir de 2015

CompartilheA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (1º) a possibilidade de as distribuidoras oferecerem energia pré-paga aos consumidores. A tarifa do pré-pagamento será igual à da pós-paga, mas

GERAL

Petroleira começa pesquisa em busca de petróleo e gás no Piauí

CompartilheA Ouro Preto Óleo e Gás S.A, uma das empresas que adquiriu lotes para pesquisa e prospecção de gás natural na Bacia do Parnaíba, que inclui o Piauí e o