Culminância do projeto ‘As Faces da Era de Digital’ é realizada pelo CESS em Belém do Piauí
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 21/11/19

Culminância do projeto ‘As Faces da Era de Digital’ é realizada pelo CESS em Belém do Piauí

O uso da tecnologia  pode trazer pontos positivos e negativos, a qual, os resultados dependem da forma de utilização das ferramentas tecnológicas. Com esse propósito, o Centro Educacional Sebastião de Sousa-CESS, escola da rede estadual de ensino em Belém do Piauí, desenvolveu o Projeto “As faces da era digital”.

O projeto foi  trabalhando por mais de duas semanas com os alunos das turmas de 1º ao 3º ano do ensino médio e EJA.  A culminância do projeto aconteceu na tarde desta quarta-feira (20),  em que além de apresentações sobre a temática, foram expostos todo o material  produzido em  sala de aula.

Dentro do tema geral, foram trabalhados outros cinco subtemas, expostos, simultaneamente, em salas separadas, durante a culminância, que teve como objetivo mostrar a evolução tecnológica, bem como, os resultados positivos e negativos que esses avanços têm provocado na sociedade.

Foram eles, Rede social: aprecie sem moderação”, “O mercado de trabalho e as profissões da era digital”, “Hardware”, “As faces da era digital: os smartphones e seus impactos na sociedade contemporânea” e “O avanço tecnológico e seus efeitos na sociedade”.

A exposição recebeu a visitação de dezenas de alunos das escolas Monte Sinai, Creche Tia Joaninha, Jeude José Dias e José de Moura Leal, da rede municipal de ensino, além da população em geral.

Para a diretora do CESS, Maria Auxiliadora Bento de Assis,  o projeto é de grande relevância  no processo educacional. “Os projetos são práticas pedagógicas que dinamizam o ensino, atraem e envolvem mais o aluno, e os incentivam a pesquisar e consequentemente, adquirir novos conhecimentos. Principalmente diante de um tema que muito dizem a respeito sobre a realidade que os mesmos vivenciam hoje”, disse.

A gestora afirmou que o foco, foi mostrar os pontos positivos e negativos  da era digital. “É necessário que nossos alunos saibam lidar com essa tecnologia toda, porque a era digital é parte de nossa vida, porém é preciso saber lidar com ela, para não sofrer os prejuízos que essa  tecnologia toda pode trazer. Sabemos que o acesso a redes sociais trazem muitos benefícios, mas também prejuízos, especialmente, para nossos jovens. Inclusive, uma das turmas  trouxe um aplicativo, que diz quantas horas por dia a pessoa passa na internet, algo muito interessante e que serve de alerta”, explicou.

Por fim, ela fez uma avaliação positiva do projeto. “Muito rico, trouxe novas descobertas para nossos estudantes,  e também  proporcionou a eles adquirirem maturidade para lidar com a tecnologia, então o resultado foi  muito positivo”, finalizou.

Veja fotos:

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Série Orgulho do Meu Piauí: “Quer passar em concurso público? Mate um piauiense”

“Quer passar em um concurso público? Mate um piauiense”. Essa expressão é bastante conhecida por quem costuma fazer cursinhos preparatórios para concursos públicos em todo o País. Surgiu a partir

NOTÍCIA DESTAQUE

Patos do PI assina termo de adesão ao projeto ‘Consultórios Itinerantes’, e vai levar atendimento oftalmológico à alunos da rede municipal

A Prefeitura Municipal de Patos assinou o convênio com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em adesão ao  projeto “Consultórios Itinerantes”, que  integra  o Programa Saúde na

NOTÍCIA DESTAQUE

Audiência debaterá medidas para evitar acidentes na rotatória do bairro Junco em Picos

Só nos quinze primeiros dias do mês de abril dois acadêmicos na Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes em Picos, foram vítimas de graves acidentes de trânsito no