Connect with us

GERAL

Banco do Nordeste estuda a abertura de novas agências no PI. Veja Municípios!

Publicado

em

De acordo com o superintendente estadual interino do Banco do Nordeste, Francisco das Chagas Araújo Silva, o BNB designou uma equipe de profissionais para avaliar a demanda por novas agências no interior do Piauí. A informação foi repassada ao deputado federal Jesus Rodrigues (PT), que solicitou a abertura de mais 21 unidades no estado.

Segundo Francisco das Chagas, o setor de marketing do BNB estuda a viabilidade da proposta. “Não considero que seja difícil. Com o objetivo de pulverizar as ações do banco, a atual diretoria tem trabalhado o conceito de uma agência mais leve, mais informatizada, de papel zero. O cliente leva o papel para a agência, ele é digitalizado e a partir daí todo o manuseio é digital. Isso reduz muitos custos e ajuda as agências a obterem um maior índice de retorno financeiro”, destacou.

No final do ano passado, Jesus Rodrigues solicitou ao presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin, a instalação de agências em Altos, Barras, Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Curimatá, Fronteiras, Gilbués, Jaicós, Monsenhor Gil, Parnaíba (mais duas agências), Pedro II, Picos (mais uma agência), Piracuruca, Regeneração, Simplício Mendes, Teresina (mais três agências) e União.

O parlamentar argumenta que Teresina, Parnaíba e Picos são grandes centros urbanos e que as demais cidades relacionadas são consideradas micropolos, pois concentram a prestação de serviços a vários municípios vizinhos, além de serem detentoras de alto potencial econômico, com importantes perspectivas para a geração de negócios.

A respeito desses aspectos, o superintendente do BNB explicou: “o banco utiliza o conceito de payback. Nada mais é do que calcular o retorno do investimento que é feito. Embora seja um banco público de fomento, não pode correr o risco de ter uma agência deficitária. Estamos analisando cada caso. Determinado município é atendido por qual agência? Quantas operações são realizadas nessa agência pela população do município em questão? Qual seria a medição dessa nova agência? Quanto cresceria o volume de negócios desses municípios se eu tivesse uma agência mais perto? Respondendo essas questões, é possível saber o provável retorno dessa unidade em relação aos custos de instalação e manutenção”.

Publicidade

O plano de expansão do banco, lançado em 2013, prevê a instalação de 120 agências na região Nordeste, mas apenas uma delas foi destinada ao Piauí. “Não podemos aceitar isso. Somos o estado que mais aplica recursos do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) proporcionalmente. O BNB tem grande importância na promoção do desenvolvimento sustentável, principalmente junto ao setor da agricultura familiar nos pequenos municípios”, frisou Jesus Rodrigues.

Atualmente, o BNB disponibiliza unidades em Água Branca, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença do Piauí, além de manter três agências em Teresina.

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS