Connect with us

Alagoinha do Piauí

Sítio Arqueológico Rancho Neneia de Alagoinha tem território reconhecido pelo IPHAN

Publicado

em

O município de Alagoinha do Piauí recebeu na tarde desta segunda-feira, 08 de novembro, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, a visita do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgão do Ministério do Turismo.

A visita foi realizada com o objetivo de registro e fiscalização do Sítio Arqueológico Rancho Neneia, localizado na zona rural do município.

A localidade Rancho Neneia, na zona rural, está situada a 30 km da sede do município de Alagoinha do Piauí, e guarda registros históricos da vida do homem pré-histórico americano em território piauiense.

Em junho de 2017 foi comprovado pelos estudiosos, arqueólogos pesquisadores do Crato no Ceará, que visitaram o local, que as pinturas retratam as antigas civilizações.


CONTEÚDO RELACIONADO

Pinturas rupestres registram a existência de civilizações antigas em Alagoinha do Piauí; fotos e vídeo

Publicidade

Conforme ressaltou a arqueóloga Luzia Leal, representante do IPHAN no processo de registros e fiscalização no Estado do Piauí, a partir de agora o município de Alagoinha do Piauí passa a possuir oficialmente em seu território um Patrimônio Histórico Nacional: O Sítio Arqueológico Rancho Neneia.

A equipe do IPHAN foi recepcionada no município pelo escritor Samuel Nascimento (representante da Secretaria de Cultura) e pelos proprietários da terra onde está o Sítio Arqueológico, seu Adão Neném e Dona Graziela.

O registro pelo IPHAN é um passo extremamente importante no processo de proteção e conservação da riqueza arqueológica que o município de Alagoinha do Piauí possui.

Com informações da Secretaria de Cultura de Alagoinha

Facebook

MAIS ACESSADAS