Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Saúde participa do mutirão e 19 pacientes são contemplados com cirurgia de catarata

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde levou pacientes para serem atendidos pelo Mutirão de Catarata que é realizado na cidade de Picos desde o dia 07 de janeiro.

O Mutirão de Catarata é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde e acontece na sede do antigo Espaço Cidadão, em Picos. Encaminhados pelos municípios, os pacientes são submetidos a triagem e consultas com o oftalmologista para a avaliação do quadro de saúde e a necessidade da cirurgia.

Segundo informou a secretária de Saúde, Anna Carla, dos 24 pacientes avaliados, 19 foram selecionados para realizarem a cirurgia. “Através da triagem, 11 pessoas tiveram indicação cirúrgica, que aconteceu nesta última sexta-feira (28). Oito pacientes foram avaliados no dia da consulta e foram encaminhados para raspagem, alguns já nos procuraram na SMS para encaminhamento pelo SUS”, explica a secretária.

Hoje, 29 de janeiro, os pacientes foram encaminhados novamente para Picos, para o retorno pós-cirúrgico.

Secretária de Saúde, Anna Carla

“Para realizarem a cirurgia, os pacientes foram testados e todos tiveram resultado negativo para Covid-19. Nós estamos bastante satisfeitos com o quantitativo do município, com a ajuda da equipe, e dos agentes de saúde que fizeram o levantamento em dezembro de 2021, mas por conta do recesso foi adiado para janeiro de 2022”, disse a gestora.

Durante todo o processo, foram disponibilizados transportes pela gestão municipal para levar os pacientes à cidade de Picos e trazer de volta à Alegrete do Piauí. Além de ofertar no translado o acompanhamento de profissionais da Saúde, para ajudá-los, identificá-los e orientá-los, oferecendo toda a assistência necessária.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS