Connect with us

Belém do Piauí

Ação em Saúde promove atendimentos para diabéticos e hipertensos em Belém do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (29), uma ação direcionada aos usuários diabéticos e hipertensos do município.

A Ação em Saúde aconteceu na quadra poliesportiva da escola José de Moura Leal, sendo disponilizados diversos atendimentos ao público alvo, pelos profissionais do NASF – Nutricionista, Fonoaudióloga e fisioterapeuta, e os profissionais das Equipes de Saúde – Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicas de Enfermagem.

 Na abertura, o secretário de Saúde, Nil Boeiro, falou sobre o evento. “Essa é uma ação muito importante de prevenção e promoção à saúde, onde através de nossos profissionais estamos levando informações e orientações sobre os cuidados que os pacientes diabéticos e hipertensos devem ter, lhes proporcionando uma melhoria na qualidade de vida”, afirmou.

Além do gestor da pasta e dos profissionais de saúde, também, participaram do evento, o prefeito Ademar Carvalho, o secretário de Administração, Cherlyn Oliveira, o coordenador da Atenção Básica, Jairo Dias, dentre outros.   

Foram disponibilizados serviços como aferição de pressão arterial, peso e avaliação do pé diabético, além de atendimentos de enfermagem, nutricionista, fonoaudióloga e fisioterapeuta.  

Inicialmente os profissionais repassaram orientações e informações sobre prevenção e cuidados para os usuários diabéticos e hipertensos, em seguida aconteceu os atendimentos individuais.

A nutricionista Jailma Cecília, repassou orientações nutricionais, enfatizando a importância da reeducação alimentar para controlar e prevenir o avanço das doenças. Na oportunidade, a nutricionista citou os tipos de alimentos e a quantidade que os pacientes devem consumir.

O enfermeiro João Neto, abordou sobre os cuidados com o pé diabético, quando orientou sobre a higienização adequada do pé, o uso de calçados apropriados, além dos cuidados necessários para não machucar o pé, principalmente, porque o diabético perde a sensibilidade no decorrer do tempo, e as vezes, o paciente pode estar sofrendo um trauma e nem sente.     

 

A fonoaudióloga Hérica Samara, explanou sobre os cuidados que os pacientes devem ter com os ouvidos, principalmente, referente a higienização, quando citou por exemplo, o cotonete que não dever utilizado para limpeza do ouvido, uma vez que ele prejudica a audição. Ela ainda fez a triagem dos pacientes.

A fisioterapeuta Gabriela Bezerra, abordou sobre a importância da prática regular de atividades físicas, quando discorreu sobre vários benefícios que os exercícios físicos, como a caminhada, por exemplo, poder trazer para o pacientes. Na ocasião, ela realizou alguns tipos de alongamentos com os usuários.

Durante o evento foi servido um café da manhã nutritivo para os pacientes passado pela nutricionista Jailma.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS