Connect with us

Belém do Piauí

Grupo de criadores de Belém do Piauí participa da Expocaboclos em busca de conhecimento

Publicado

em

Produtores rurais do município de Belém do Piauí que são assistidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através do projeto Agronordeste II de assistência técnica e gerencial, visitaram, no último sábado (19), a Expocaboclos, a feira e exposição de ovinos e caprinos de Caldeirão Grande do Piauí.

No parque exposições, o grupo foi recepcionado pelos organizadores do evento e pela equipe do SENAR Piauí, que é um dos parceiros do evento e que estava com um estande no parque.  

Os criadores visitaram o galpão onde acontecia a exposição dos ovinos e caprinos das raças Anglo Nubiana, Santa Inês, Dorper, White Dorper e Boer, conversaram com criadores locais e até de outros estados, e puderam conhecer mais sobre o melhoramento genético dos animais.

Para Sílvio Brito, gerente de assistência técnica do SENAR-PI, a visita dos criadores de Belém do Piauí ao evento é de grande importância. “São produtores do segundo ciclo de assistência, que estão iniciando as atividades dentro do Agronordeste, e que estão tendo essa oportunidade de visitar a Expocaboclos, que é uma feira de referência na cadeia da ovino e caprinocultura, e aqui poderem interagir com outros produtores, conhecer mais sobre a genética.”, disse.

Sílvio destacou que Belém é um município participativo. “Belém é um município que em todas as nossas ações, todos os nossos eventos, sempre se mostra muito presente com um bom quantitativo. E nós estamos extremamente satisfeitos em receber esse grupo de criadores de Belém do Piauí aqui no nosso espaço na Expocaboclos.”

 Jucenildo Boeiro, que é técnico de campo do SENAR nas cadeias de ovino e caprinocultura em Belém do Piauí, acompanhou o grupo de criadores na visita a Expocaboclos e afirmou que o principal objetivo é a busca por novos conhecimentos.

“A visita a Expocaboclos é uma oportunidade dos produtores adquirirem novos conhecimentos, abrirem a visão em relação ao melhoramento da genética dos animais. Aos poucos os criadores do municípios estão adquirindo reprodutores e matrizes de raça e avançando na melhoria da genética dos rebanhos.”, disse.  

O técnico acrescentou que essa é a segunda vez que grupos de criadores organizados do município visitam a Expocaboclos. “Hoje estamos com o grupo atendido pelo SENAR pelo programa Agronordeste II.”, disse.  

A Expocaboclos

Publicidade

A Expocaboclos aconteceu no Parque de Exposições Raimundo Cirilo de Carvalho, localizado na comunidade Sítio Caboclos, zona rural do município de Caldeirão Grande do Piauí, no período de 15 a 20 de novembro, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (ACOCAP) e outros órgãos.

Na sua 12ª edição, a Expocaboclos se consolidou, conforme a opinião de especialistas no assunto, como a segunda maior do Piauí, ficando atrás apenas da Expoapi, que acontece em Teresina. Este ano, o evento voltou a se destacar em vários aspectos, seja pela participação, pelo volume de negócios, e entrou para a história por sediar a Festa Brasileira da Raça Anglo Nubiana, um evento de âmbito nacional. Em seis dias, estima-se que cerca de 25 mil pessoas passaram pelo parque de exposições.

Fotos da visita

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS