Connect with us

DESTAQUES

Francisco Macedo está entre os 11 municípios sem casos de Covid-19. Veja ações de combate!

Publicado

em

Em todo o estado Piauí que é composto por 224 municípios, Francisco Macedo, localizado na Região Sudeste Piauiense, a 400 quilômetros de Teresina, está na lista dos 11 municípios que não registra nenhum caso de coronavírus (COVID-19).

Desde o início da pandemia em meados do mês de março, diversas medidas de combate, prevenção e enfrentamento foram tomadas pela gestão municipal envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

As ações de enfrentamento consistem em suspensão de eventos, aulas, conscientização de comerciantes e população em geral, uso de máscaras, entre outras.

Confira abaixo as medidas preventivas adotadas!

Suspensão de aulas, eventos e feira livre

Publicidade

A primeira ação foi de acordo com o Decreto nº 005, de 17 de março de 2020, que determinou a suspensão no prazo de 15 dias da realização de atividades coletivas ou evento realizados pelos órgãos da administração pública direta e indireta, em locais fechados com aglomeração acima de cinquenta pessoas e/ou em espaços públicos que concentrem acima de cem pessoas, bem como da suspensão das aulas da rede pública municipal pelo mesmo prazo.

Posteriormente, no dia 20 de março, foi decretado suspensão da feira livre e a realização de qualquer tipo de evento de massa.

No dia 1º de abril, a Prefeitura de Francisco Macedo, expediu decreto com novas determinações diante do enfrentamento do Coronavírus, prorrogando o prazo de suspensão das aulas da rede pública municipal concedendo férias coletivas aos servidores da Educação, magistério e aos que se afastaram do serviço público por pertencerem ao grupo de risco, compreendendo do dia 1º, data de sua publicação até o dia 30, último dia de abril.

Trabalho de conscientização para comerciantes

O Grupamento de Polícia Militar de Francisco Macedo integrado pelos policiais, comandante cabo Gildemar Alencar, cabo Gustavo e o soldado Carvalho em ação conjunta com os agentes de endemias do município, fizeram o trabalho de conscientização para toda população sobre o Decreto nº 18.901 expedido pelo Governador Estado do Piauí que alerta os riscos de contágio do COVID-19.

Publicidade

Na oportunidade foi esclarecido aos donos de estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes, sobre suas limitações e eventuais medidas tomadas no caso de descumprimento do decreto supracitado, bem como foi interceptado qualquer aglomeração de pessoas e suspensos os passeios e deslocamentos de visitantes a pontos turísticos da circunscrição.

Ações de higienização em combate à Covid e ao mosquito da dengue

Foram higienizadas vias públicas e locais de concentração e aglomeração de pessoas. A higienização foi feita com o produto à base de água sanitária para prevenir o novo coronavírus e minimizar os riscos e a exposição da população nas vias públicas, em locais que concentram maior número de pessoas como casa lotérica, farmácias e comércios de gêneros alimentícios.

A Prefeitura de Francisco Macedo, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária com apoio da Polícia Militar, realizou a pulverização de ruas e via públicas nesta terça-feira (07), em toda a zona urbana do município.

O trabalho iniciou ao final da tarde com carro fumacê utilizando produto à base de K-Othrine e óleo mineral e perdurou parte da noite, visando combater o mosquito Aedes Aegypti que é um agente transmissor da dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya.

Em virtude da pandemia da Covid-19, foi reconhecido também o decreto de calamidade pública.

Barreira Sanitária

Publicidade

O Comitê de Combate e Enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), da cidade de Francisco Macedo, realizou barreira sanitária, na entrada que dá acesso à barragem do Estreito.

O objetivo da ação composta por membros do Comitê de Combate e Enfrentamento ao COVID-19, Vigilância Sanitária, juntamente com policiais do Grupamento de Policia Militar de Francisco Macedo foi restringir o fluxo de pessoas tanto do município, e também vindas de outras cidades para observar a represa que estava a poucos centímetros de transbordar, tendo em vista a prevenção contra o contágio do novo coronavírus que possui alto poder de contaminação e proliferação. A medida foi tomada após reunião entre autoridades e autorizada pelo prefeito Nonato Alencar.

Em Francisco Macedo, Comitê de Combate ao COVID-19 realiza barreira sanitária

A ação se repetiu novamente após o transbordo da barragem do Estreito, através do Comitê de Combate e Enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) formado por membros da Prefeitura e a sociedade civil que despertou a curiosidade de muitas pessoas que queriam prestigiar o fenômeno natural.

Endurecimento de medidas

Dois novos decretos foram expedidos prorrogando as medidas preventivas e de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19). Os Decretos n° 012/2020 e n° 013/2020 instituiu medidas complementares aos Decretos Municipais n° 005, 006, e 010/2020 que prorrogam a suspensão das aulas na rede pública municipal de ensino, e dispõe sobre a suspensão das atividades comerciais, em todo território do município, para enfrentamento a Covid-19, bem como das atividades coletivas ou eventos sejam eles culturais, religiosos, esportivos, artísticos e shows ou de qualquer natureza que ocasionem aglomeração de pessoas, e, suspensão de banho em barragens, visitas a locais turísticos e a feira livre.

Publicidade

Uso obrigatório de máscaras

Foi estabelecido o uso obrigatório de máscaras em todo o município, como forma de enfrentamento ao avanço da pandemia do coronavírus, que se faz necessário ao sair de casa, deslocar-se por vias públicas ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas e no uso de qualquer meio de transporte compartilhado.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O DECRETO N° 014/2020

A medida ainda destacou a responsabilidade dos estabelecimentos bancários, comerciais, e demais prestadores de serviços liberados, o fornecimento obrigatório de máscaras e álcool 70% aos funcionários, bem como aos clientes. Além do reforço na higienização dos ambientes comerciais, veículos e assessórios utilizados.

Sobre a determinação, a Secretaria Municipal de Saúde ficou responsável pela distribuição de máscaras a todos os servidores que estejam desempenhando suas atividades, como também, às famílias de baixa renda, pessoas carentes em estado de vulnerabilidade, inscritas no CadÚnico, e que os Servidores Municipais ACS, Vigilância Epidemiológica, CRAS e outros, façam a entrega destes objetos.

Publicidade

A equipe de Vigilância Epidemiológica e Sanitária e a Policia Militar continuaram com a fiscalização rigorosa no comércio, bem como, sobre viajantes, vendedores, representantes, fornecedores e comerciantes autônomos locais ou de outros municípios, para dar cumprimento aos requisitos deste Decreto.

Rigidez de medidas

Membros do Comitê de Combate e Enfrentamento ao novo coronavírus, representado pela presidente Milena Alencar e o comandante do Grupamento de Polícia Militar, cabo Gildemar Alencar, da cidade de Francisco Macedo, estiveram reunidos com comandante do GPM de Padre Marcos com o objetivo de tratar com a Promotoria de Justiça em Padre Marcos sobre endurecimento das medidas cabíveis a serem tomadas em caso de descumprimento dos decretos.

Videoconferência para adoção de protocolo

Autoridades do município juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma videoconferência com representantes da Saúde de Floriano e profissionais de vários estados para discutirem assuntos relacionados à eficácia dos procedimentos e medicamentos utilizados pelos profissionais da saúde de Floriano no combate a Covid-19, tendo em vista que o protocolo vem sendo referência em todo o país.

Publicidade

No decorrer da reunião, foi aberto momentos para perguntas, e na oportunidade muitas dúvidas foram tiradas pelos profissionais.

Abordagem de veículos 

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo coronavírus do município de Francisco Macedo em trabalho conjunto com Vigilância em Saúde de Alegrete do Piauí, fizeram abordagem a uma van com passageiros que vieram do Estado de Mato Grosso. As equipes fizeram acompanhamento e monitoramento do veículo fretado com passageiros que vinham com destino a Alegrete, Francisco Macedo e Marcolândia.

A ação teve como objetivo evitar a proliferação do novo coronavírus nos municípios. O trabalho contou com a participação dos policiais militares cabo Gildemar, comandante do (GPM) Grupamento de Polícia Militar de Francisco Macedo e do cabo Osmaildo que é comandante do GPM de Alegrete.

Inovação no uso da aplicação das medidas de prevenção 

Publicidade

Outra ocasião que adotou todas as medidas preventivas foi formação sobre reflexos da saúde mental no ensino educacional durante e pós-pandemia do novo coronavírus (COVID-19), ocorrida nos dias 18 e 19 de junho.

No encontro dos profissionais por meio de controle, ao terem acesso a sede da secretaria houve higienização dos calçados com solução de água sanitária, entrega de máscaras, luvas, aplicação de álcool gel para mãos também disponível no local, além da aferição de temperatura dos participantes com termômetro infravermelho.

O evento aconteceu com número reduzido de pessoas, mantendo o distanciamento. Para isso adotaram a metodologia de participação através de grupos seguindo todas as recomendações da saúde. Os participantes foram divididos em sete grupos com horários diferentes.

Último decreto

No último dia 23 de junho, foi expedido Decreto Municipal nº 023/2020 que determina a prorrogação das medidas de isolamento social até o dia 06 de julho. O documento emitido  prorroga os Decretos nº 005/2020 de 17 de março de 2020, o Decreto nº 006/2020 de 23 de março de 2020, o Decreto n° 008/2020 de 30 de março de 2020, bem como o Decreto nº 013/2020 de 30 de abril de 2020, permanecendo em vigor até o dia 06 de julho de 2020 a suspensão as aulas, realização de eventos e atividades coletivas e, funcionamento do comércio.

Municípios sem casos de Covid-19

Publicidade

Além de Francisco Macedo, dez municípios estão na lista sem casos de Covid-19: Guaribas, Arraial, Canavieira, Cristalândia do Piauí, Eliseu Martins, Jardim do Mulato, João Costa, Nova Santa Rita, Porto Alegre do Piauí e Riacho Frio.

Transparência com gastos aplicados no combate à Covid-19

Recentemente, no último dia 19 de junho, o município francisco-macedense que possui 3.113 habitantes administrado pelo prefeito Nonato Alencar foi classificado como cidade que tem transparência e consta informações sobre gastos aplicados referentes a prevenção e enfrentamento contra o novo coronavírus (COVID-19).

Apresentação foi feita por levantamento do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção de Defesa do Patrimônio Público (CACOP). O órgão do Ministério Público elaborou painel com o panorama dos municípios piauienses no tocante a transparência das ações de combate e enfrentamento a Covid-19. Toda apresentação com gastos consta no painel, bem como as notas fiscais de compra e aquisição de materiais.


Veja abaixo todas as matérias relacionadas ao combate e prevenção contra o coronavírus

Publicidade

FRANCISCO MACEDO | Prefeito Nonato prorroga medidas de isolamento até 06 de julho

Educação de Francisco Macedo promove formação sobre reflexos da saúde mental em tempos de pandemia

Prefeitura de Francisco Macedo emite novo decreto e mantém suspensão de atividades até dia 22

Em ação conjunta, equipes de Alegrete e Francisco Macedo abordam van de Mato Grosso

Prefeitura de Francisco Macedo prorroga suspensão de aulas, atividades e eventos; veja decreto!

Publicidade

Em videoconferência, gestores de Francisco Macedo discutem protocolo adotado em Floriano

Membros do Comitê de Combate à Covid-19 de Francisco Macedo discutem rigidez de medidas preventivas

COVID-19 | Prefeitura de Francisco Macedo higieniza vias públicas e pontos de aglomeração

Prefeitura de Francisco Macedo institui o uso obrigatório de máscara, segue isolamento e mantém suspensão de atividades

Em novos decretos, prefeitura de Francisco Macedo prorroga suspensão de aulas e eventos e mantém fechamento do comércio

Publicidade

COVID – 19 | Saúde e GPM de Francisco Macedo restringem acesso de pessoas a Barragem do Estreito

Em Francisco Macedo, Comitê de Combate ao COVID-19 realiza barreira sanitária

COVID-19 | Câmara de Francisco Macedo aprova decreto de calamidade pública

FRANCISCO MACEDO | Prefeitura realiza pulverização de ruas em combate à dengue; fotos

Prefeitura de Francisco Macedo suspende aulas e adota medidas para servidores da Educação

Publicidade

Policiais e agentes de endemias de Francisco Macedo fazem alerta a comerciantes sobre decreto

Feira Livre de Francisco Macedo está suspensa por prevenção ao Coronavírus

Por 15 dias, Prefeitura de Francisco Macedo suspende aulas e eventos com aglomerações de pessoas

FRANCISCO MACEDO | Prefeito Nonato destaca transparência e presta contas de gastos com a Covid-19


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS