Connect with us

Fronteiras

Lojas Maçônicas de Fronteiras promovem palestra com mastologista de Teresina sobre prevenção ao câncer

Publicado

em

Na noite desta última segunda-feira (31/10), foi realizada em Fronteiras uma palestra alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização da importância da prevenção do câncer de mama e câncer do colo de útero, no auditório Dona Quinó, localizado na Secretaria de Saúde .

O encontro foi promovido pela Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Estrelas Fronteirenses, que tem como presidente Marta Lúcia Arcoverde Ramos Carvalho; e o Clube das Samaritanas Francisca Silvia Bezerra, na pessoa da presidente Raquel Teixeira de Sousa.

A palestra foi ministrada pelo renomado mastologista Dr. Luis Ayrton, de Teresina. Na ocasião, ele falou sobre o objetivo da campanha e fez alertas importantes sobre a prevenção do câncer de mama, em especial para mulheres, se disponibilizando para sanar qualquer dúvida sobre o assunto.

“Nosso objetivo é sensibilizar as mulheres, sensibilizar os gestores na problemática do câncer de mama. Quando nós diagnosticamos as mulheres no começo a doença sempre tem cura. e tirar a dúvida da população. Que ela tiver sobre dúvidas, sobre o câncer, o câncer de mama, estou aqui disponível pra poder colaborar com todo mundo”, declarou.

O médico destacou também sobre a importância dos exercício físico e da alimentação saudável, que são cuidados indispensáveis a serem tomados para evitar o câncer.

“Nós temos algumas atividades que nos protegem de um câncer. O exercício físico é um deles, é barato, todo mundo pode fazer. Então, caminhar praticar esportes, correr, nadar, andar de bicicleta. São atividades que diminui a chance de um câncer voltar quando você tem e também de evitar um câncer mesmo. Então a prática do esporte é sempre muito saudável. E o cuidado da dieta também, comer pouco, comer diversificado e comer sempre todos os dias. Isso é importante pra gente ter qualidade de vida. O que faz com que a gente diminua a chance de ter um câncer”, disse.

Durante a palestra, Dr. Luis Ayrton também alertou para o cuidado ao utilizar objetos de plástico, pois é um dos materiais que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer. Outro ponto debatido foi a respeito da radiação, onde as pessoas devem evitar a exposição solar (utilizar protetor solar), diminuir o uso do celular, bem como diminuir a frequência na realização de exames sem prescrição ou orientação médica.

Ao decorrer do evento, depoimentos de mulheres que sofreram com o câncer foram apresentados, e um deles foi a história da Maria do Socorro Alves, a Dadá, que relatou que ao saber do diagnóstico, ficou muito triste e sem chão., mas foi em busca do tratamento e com a sua fé e perseverança conseguiu alcançar a cura.

Publicidade
Maria do Socorro Alves – Dadá

Zeli Ribeiro também conta que logo após o diagnóstico do câncer, ela procurou o tratamento e alcançou a cura.

Zeli Ribeiro

“Na segunda semana eu já cuidei e fui fazer o tratamento em Teresina. O Dr. Sales que é o meu mastologista e a Dra. Cristiane que é a minha oncologista. Graças a Deus, à ciência e a eles que cuidam de mim. Faço esse acompanhamento há mais de quatro anos e me sinto curada.”, relatou.

Para o evento, foram convidados órgãos, entre eles: Prefeitura e órgãos da administração municipal como representantes das secretarias de Saúde, Agricultura, Assistência Social, Educação e Cultura; entidades religiosas como igrejas católica e evangélica; grupo de ciclistas Serra do Gavião e Câmara de Vereadores. Aproximadamente 100 pessoas estiveram presentes.

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O evento teve o apoio da Loja Maçônica Mestre Chico Abílio e a Loja Maçônica Thomé da Frota.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS